Estudo do absentismo: sector de educação do Cuangar (Escala EFAL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Gabriel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8660
Resumo: Este trabalho investiga o absentismo no SECTOR DE EDUCAÇÃO DO CUANGAR (província do Cuando Cubango – República de Angola), uma divisão do governo municipal, que faz a gestão das estruturas e do sector de educação.Para o fazer usou-se a Escala de Factores de Absenteísmo Laboral (EFAL), cujos os quatro factores são: Interpessoais e do ambiente de trabalho; Psicossomáticos e de condições de trabalho; Administrativo-laborais; Gestão do tempo e da carreira, são compostos por dezanove questões, avaliadas numa escala Likert (0 a 6). A análise dos dados permitiu concluir 44% dos respondentes valorizaram os factores EFAL como potenciadores do absentismo em contraponto só 19% dos respondentes consideram que os factores EFAL não eram condicionantes, com opinião mediana puderam ser computadas 37%. Foi também testada a existência de associações estatisticamente significativas entre os factores, contudo revelaram-se associações predominantemente fracas, por fim também se testou a hipótese das varáveis sociodemográficas estarem relacionadas com a avaliação que os respondentes faziam em cada uma das questões, depois de testadas as respostas não foi possível encontrar evidência estatisticamente significativa para suportar essas hipóteses.
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