Estudo do absentismo: sector de educação do Cuangar (Escala EFAL)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/8660 |
Resumo: | Este trabalho investiga o absentismo no SECTOR DE EDUCAÇÃO DO CUANGAR (província do Cuando Cubango – República de Angola), uma divisão do governo municipal, que faz a gestão das estruturas e do sector de educação.Para o fazer usou-se a Escala de Factores de Absenteísmo Laboral (EFAL), cujos os quatro factores são: Interpessoais e do ambiente de trabalho; Psicossomáticos e de condições de trabalho; Administrativo-laborais; Gestão do tempo e da carreira, são compostos por dezanove questões, avaliadas numa escala Likert (0 a 6). A análise dos dados permitiu concluir 44% dos respondentes valorizaram os factores EFAL como potenciadores do absentismo em contraponto só 19% dos respondentes consideram que os factores EFAL não eram condicionantes, com opinião mediana puderam ser computadas 37%. Foi também testada a existência de associações estatisticamente significativas entre os factores, contudo revelaram-se associações predominantemente fracas, por fim também se testou a hipótese das varáveis sociodemográficas estarem relacionadas com a avaliação que os respondentes faziam em cada uma das questões, depois de testadas as respostas não foi possível encontrar evidência estatisticamente significativa para suportar essas hipóteses. |
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Estudo do absentismo: sector de educação do Cuangar (Escala EFAL)AbsentismoFatores de Absentismo no Trabalho (EFAL)Factor administrativo e fatores de trabalhoFatores de tempo e administração de carreiraInterpessoal e trabalha fatores de ambienteFatores psicossomáticos e condições de trabalhoSetor de Educação de CuangarAbsenteeismScale of Absenteeism Factors at Work (EFAL)Administrative and labor factorsFactors of time and career managementInterpersonal and work environment factorsPsychosomatic factors and working conditionsCuangar's Education SectorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEste trabalho investiga o absentismo no SECTOR DE EDUCAÇÃO DO CUANGAR (província do Cuando Cubango – República de Angola), uma divisão do governo municipal, que faz a gestão das estruturas e do sector de educação.Para o fazer usou-se a Escala de Factores de Absenteísmo Laboral (EFAL), cujos os quatro factores são: Interpessoais e do ambiente de trabalho; Psicossomáticos e de condições de trabalho; Administrativo-laborais; Gestão do tempo e da carreira, são compostos por dezanove questões, avaliadas numa escala Likert (0 a 6). A análise dos dados permitiu concluir 44% dos respondentes valorizaram os factores EFAL como potenciadores do absentismo em contraponto só 19% dos respondentes consideram que os factores EFAL não eram condicionantes, com opinião mediana puderam ser computadas 37%. Foi também testada a existência de associações estatisticamente significativas entre os factores, contudo revelaram-se associações predominantemente fracas, por fim também se testou a hipótese das varáveis sociodemográficas estarem relacionadas com a avaliação que os respondentes faziam em cada uma das questões, depois de testadas as respostas não foi possível encontrar evidência estatisticamente significativa para suportar essas hipóteses.This paper investigates absenteeism in the CUANGAR EDUCATION SECTOR (Cuando Cubango province –Angola), a division of the municipal government, which manages the education sector. To do this, the Occupational Absenteeism Factors Scale (EFAL) was used, whose four factors are: Interpersonal and work environment; Psychosomatic and working conditions; Administrative-labor; Management of time and career, are composed of nineteen questions, evaluated on a Likert scale (0 to 6). The analysis of the data allowed to conclude that 44% of the respondents valued the factors as potentiators of absenteeism in counterpoint only 19% of the respondents considered that the factors were not conditioning, with median opinion could be computed 37% of the answers. It was also tested the existence of statistically significant associations between the factors, however they showed predominantly weak associations, finally the hypothesis of sociodemographic variables relation to the evaluation that the respondents did in each of the questions, were also tested after testing the responses we could not find statistically significant evidence to support these hypotheses.Bandeira, FernandoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAugusto, Gabriel2020-03-10T13:17:19Z2020-03-062020-03-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8660TID:202723046pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-20T02:01:35Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:32.118061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho investiga o absentismo no SECTOR DE EDUCAÇÃO DO CUANGAR (província do Cuando Cubango – República de Angola), uma divisão do governo municipal, que faz a gestão das estruturas e do sector de educação.Para o fazer usou-se a Escala de Factores de Absenteísmo Laboral (EFAL), cujos os quatro factores são: Interpessoais e do ambiente de trabalho; Psicossomáticos e de condições de trabalho; Administrativo-laborais; Gestão do tempo e da carreira, são compostos por dezanove questões, avaliadas numa escala Likert (0 a 6). A análise dos dados permitiu concluir 44% dos respondentes valorizaram os factores EFAL como potenciadores do absentismo em contraponto só 19% dos respondentes consideram que os factores EFAL não eram condicionantes, com opinião mediana puderam ser computadas 37%. Foi também testada a existência de associações estatisticamente significativas entre os factores, contudo revelaram-se associações predominantemente fracas, por fim também se testou a hipótese das varáveis sociodemográficas estarem relacionadas com a avaliação que os respondentes faziam em cada uma das questões, depois de testadas as respostas não foi possível encontrar evidência estatisticamente significativa para suportar essas hipóteses. |
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