A construção dos problemas públicos. Elementos para uma análise do caso Timor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/923 |
Resumo: | Tanto na linguagem corrente como na linguagem sociológica fala-se sobretudo de problemas sociais mais do que de problemas públicos. Segundo Gusfield (1981), uma situação torna-se num problema público quando adquire uma dimensão “societal”: é assunto de conflitos, de controvérsia, de debate de opiniões no espaço público, requerendo ser tratada pela acção colectiva dos poderes públicos, das instituições ou dos movimentos sociais. Assim sendo, determinados aspectos são fundamentais na construção dos problemas públicos: a determinação das causas da situação problemática e a questão da “ownership”, ou seja quem tem o poder para definir o problema e a quem pertence resolvê-lo. O objectivo do presente artigo é o de saber o que podemos entender por uma “cultura dos problemas públicos” e analisar de que modo o caso de Timor-Leste se tornou num problema público internacional, que mobilizou a acção colectiva. |
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A construção dos problemas públicos. Elementos para uma análise do caso TimorA construção dos problemas públicos. Elementos para uma análise do caso TimorA construção dos problemas públicos. Elementos para uma análise do caso TimorA construção dos problemas públicos. Elementos para uma análise do caso TimorArtigo breveTanto na linguagem corrente como na linguagem sociológica fala-se sobretudo de problemas sociais mais do que de problemas públicos. Segundo Gusfield (1981), uma situação torna-se num problema público quando adquire uma dimensão “societal”: é assunto de conflitos, de controvérsia, de debate de opiniões no espaço público, requerendo ser tratada pela acção colectiva dos poderes públicos, das instituições ou dos movimentos sociais. Assim sendo, determinados aspectos são fundamentais na construção dos problemas públicos: a determinação das causas da situação problemática e a questão da “ownership”, ou seja quem tem o poder para definir o problema e a quem pertence resolvê-lo. O objectivo do presente artigo é o de saber o que podemos entender por uma “cultura dos problemas públicos” e analisar de que modo o caso de Timor-Leste se tornou num problema público internacional, que mobilizou a acção colectiva.Social problems, instead of public problems, are mostly spoken of in both everyday language as well as in sociological language. According to Gusfield (1981), when a situation acquires a social dimension it becomes a public problem: the situation is a matter of controversy and of conflict in the arena of public action. In so doing, it is dealt with by the collective action of public power, of institutions or a social movement. Therefore, specific aspects are fundamental in the construction of public problems: defining the causes of the problematic situation andthe question of ownership i.e. who has the power to define the problem and who should solve it. The objective of this article entails knowing what can be understood by a culture of public problems as well as an analysis of the way inwhich the East Timor case became an international public problem which mobilized a collective action.Tanto na linguagem corrente como na linguagem sociológica fala-se sobretudo de problemas sociais mais do que de problemas públicos. Segundo Gusfield (1981), uma situação torna-se num problema público quando adquire uma dimensão “societal”: é assunto de conflitos, de controvérsia, de debate de opiniões no espaço público, requerendo ser tratada pela acção colectiva dos poderes públicos, das instituições ou dos movimentos sociais. Assim sendo, determinados aspectos são fundamentais na construção dos problemas públicos: a determinação das causas da situação problemática e a questão da “ownership”, ou seja quem tem o poder para definir o problema e a quem pertence resolvê-lo. O objectivo do presente artigo é o de saber o que podemos entender por uma “cultura dos problemas públicos” e analisar de que modo o caso de Timor-Leste se tornou num problema público internacional, que mobilizou a acção colectiva.Social problems, instead of public problems, are mostly spoken of in both everyday language as well as in sociological language. According to Gusfield (1981), when a situation acquires a social dimension it becomes a public problem: the situation is a matter of controversy and of conflict in the arena of public action. In so doing, it is dealt with by the collective action of public power, of institutions or a social movement. Therefore, specific aspects are fundamental in the construction of public problems: defining the causes of the problematic situation andthe question of ownership i.e. who has the power to define the problem and who should solve it. The objective of this article entails knowing what can be understood by a culture of public problems as well as an analysis of the way inwhich the East Timor case became an international public problem which mobilized a collective action.Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa2012-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/923por2182-29130873-819XBabo Lança, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:34:57Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:19.719523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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