Fundamentos construcionistas sociais e críticos para o estudo do género
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/3954 |
Resumo: | Os estudos de género têm sido assumidos através de diferentes discursos na Psicologia (e nas Ciências Sociais em geral), reflectindo o desenvolvimento e os debates epistemológicos internos na disciplina. Não é por isso indiferente a perspectiva teórica, epistemológica e metodológica que se adopte ao estudar o género. Por esta razão, neste trabalho privilegiamos a apresentação do que poderá ser considerado um posicionamento crítico, mas também construcionista social, pós-moderno, não-radical e por isso não relativista na psicologia e nos estudos de género e feminista em particular. Esta apresentação permite compreender a adopção de uma reflexão sobre o género, perspectivado como prática – fazer o género – distinto do ser – ter género –, ao mesmo tempo que se assume uma posição de Psicologia Feminista crítica comprometida com um projecto científico/político de igualdade e justiça social. |
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