Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Carlos Dias da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5649
Resumo: Capítulo 1 (Estágio Pedagógico) Neste capítulo é feita uma exposição do trabalho por mim desenvolvido ao longo do ano letivo 2013/2014, na função de professor estagiário da disciplina de educação física na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, compondo-a com uma reflexão acerca da experiência aqui vivenciada. Este estágio encontra-se inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e tem como objetivo a aquisição de competências práticas ao nível do desempenho como professor, nas várias faculdades para que ele deve estar preparado a intervir. Concerne os meus objetivos enquanto estagiário, os da escola e do grupo disciplinar. Já na metodologia faz referência à caracterização da escola e contempla a minha experiência acerca da lecionação da disciplina às várias turmas (8ºA e B, 10ºC e 12ºD), expondo a sua caracterização, assim como o planeamento e a reflexão desta lecionação. Ainda faz referência ao trabalho desenvolvido na organização e operacionalização de atividades não letivas, do desporto escolar e do acompanhamento à direção de turma. Este capítulo é findado com uma reflexão acerca do estágio e respetivas considerações finais, onde realço a importância da concretização do mesmo na minha aprendizagem, proporcionando-me ferramentas e faculdades que me fizeram evoluir e estar preparado para o desempenho da profissão. Capítulo 2 (Seminário de Investigação em Ciências do Desporto) Este estudo tem como objetivo geral investigar as atitudes dos alunos de uma escola, do concelho da Covilhã, no ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação física (EF) e de acordo com o género, reconhecendo ainda o efeito do nível de atividade física (AF), do Vaivém e do índice de massa corporal (IMC) nas respostas obtidas. Participaram neste estudo 555 alunos, 282 alunos do género feminino e 273 do género masculino. Para analisar as atitudes e expectativas dos alunos face à disciplina de EF recorreu-se ao questionário proposto por Tannehill, Romar & O´Sullivan, (1994). O nível de atividade física de cada aluno foi estimado de acordo com a proposta de Telama, Yang, Laakso & Viikari (1997). Já para a avaliação do nível da capacidade aeróbia e da composição corporal dos alunos, recorreu-se aos testes do vaivém e IMC derivados da bateria de testes do fitnessGram, de acordo com as recomendações de Sardinha (2008). Para análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS, versão 21. Com o estudo verificámos que os alunos tendem a referir que as aulas de EF devem estar mais direcionadas para a prática dos desportos coletivos e que contribuem para melhorar a condição física. Os fatores que parecem contribuir mais para maior agrado dos alunos são as aulas serem diversificadas e gostar do professor. Já no sentido inverso observou-se que o tempo de aula ser muito escasso é o que mais desagrada os alunos. Constatou-se que os alunos referiram que a disciplina era importante para a sua formação e que a escolheriam caso esta fosse opcional. Por fim, quando comparada a disciplina com as restantes verifica-se que os alunos atribuem maior importância às outras disciplinas, contudo, preferem a EF. Este estudo permitiu-nos verificar que os resultados são favoráveis à disciplina de EF mas é necessário direcionar a atenção principalmente para o ensino secundário, onde se verificaram resultados inferiores aos do outro ciclo de estudo.
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Já na metodologia faz referência à caracterização da escola e contempla a minha experiência acerca da lecionação da disciplina às várias turmas (8ºA e B, 10ºC e 12ºD), expondo a sua caracterização, assim como o planeamento e a reflexão desta lecionação. Ainda faz referência ao trabalho desenvolvido na organização e operacionalização de atividades não letivas, do desporto escolar e do acompanhamento à direção de turma. Este capítulo é findado com uma reflexão acerca do estágio e respetivas considerações finais, onde realço a importância da concretização do mesmo na minha aprendizagem, proporcionando-me ferramentas e faculdades que me fizeram evoluir e estar preparado para o desempenho da profissão. Capítulo 2 (Seminário de Investigação em Ciências do Desporto) Este estudo tem como objetivo geral investigar as atitudes dos alunos de uma escola, do concelho da Covilhã, no ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação física (EF) e de acordo com o género, reconhecendo ainda o efeito do nível de atividade física (AF), do Vaivém e do índice de massa corporal (IMC) nas respostas obtidas. Participaram neste estudo 555 alunos, 282 alunos do género feminino e 273 do género masculino. Para analisar as atitudes e expectativas dos alunos face à disciplina de EF recorreu-se ao questionário proposto por Tannehill, Romar & O´Sullivan, (1994). O nível de atividade física de cada aluno foi estimado de acordo com a proposta de Telama, Yang, Laakso & Viikari (1997). Já para a avaliação do nível da capacidade aeróbia e da composição corporal dos alunos, recorreu-se aos testes do vaivém e IMC derivados da bateria de testes do fitnessGram, de acordo com as recomendações de Sardinha (2008). Para análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS, versão 21. Com o estudo verificámos que os alunos tendem a referir que as aulas de EF devem estar mais direcionadas para a prática dos desportos coletivos e que contribuem para melhorar a condição física. Os fatores que parecem contribuir mais para maior agrado dos alunos são as aulas serem diversificadas e gostar do professor. Já no sentido inverso observou-se que o tempo de aula ser muito escasso é o que mais desagrada os alunos. Constatou-se que os alunos referiram que a disciplina era importante para a sua formação e que a escolheriam caso esta fosse opcional. Por fim, quando comparada a disciplina com as restantes verifica-se que os alunos atribuem maior importância às outras disciplinas, contudo, preferem a EF. Este estudo permitiu-nos verificar que os resultados são favoráveis à disciplina de EF mas é necessário direcionar a atenção principalmente para o ensino secundário, onde se verificaram resultados inferiores aos do outro ciclo de estudo.Chapter 1 This chapter is an exhibition of the work developed by me throughout the school year 2013/2014, in the role of trainee teachers in the discipline of physical education at the Escola Secundária Quinta das Palmeiras, composing it with a reflection on the experience i had there. This stage is inserted in the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education and aims at the acquisition of practical performance skills as a teacher level, the various skills to which he must be prepared to intervene. Concerning my goals as an intern, the school and the disciplinary group. Have methodology refers to the characterization of the school and includes my experience about teaching discipline to the various classes (8ºA and B, 10ºC and 12ºD), exposing its characterization , as well as planning and reflection this teaching. Also refers to the work done in the organization and operation of non-school activities, school sports and follow the direction of the class. This chapter is finalized with a reflection on the respective stage and closing remarks, where I highlight the importance of achieving the same in my learning, giving me tools and skills that made me evolve and be prepared for the performance of the profession. Chapter 2 The main objective of this study is to investigate the attitudes of the students from a Covilhã’s school, with both high school and elementary school, concerning the discipline of physical education (PE), according to the gender, and also recognizing the effect of physical activity’s level, Come and Go Test and Body Mass Index on the results obtained. 555 students participated in this study, being 282 female students and 273 male students. To analyze the students attitudes and expectations concerning physical education a questionnaire proposed by Tannehill, Romar & O´Sullivan, (1994) was applied. The level of physical activity of each student was estimated according to the proposal of Telama, Yang, Laakso & Viikari (1997). To evaluate the aerobic and body composition, according to the recommendations of Sardinha (2008), were used two tests from fitnessGram: Come and Go Test and the Body Mass Index. To analyze the statistic results, SPSS v.21 was used. With this study we verified that students tend to refer PE classes should be more about collective sports and that they contribute to improve physical condition. The factors that appear to contribute more to the student’s satisfaction are the diversity of the classes and the empathy with the teacher. In the opposite way, the results show that what students like the less is the fact that each class’s duration is very short. Student’s also mentioned that PE was important to their formation and they would choose it if it was optional. For last, when compared with the other classes, we verified that students attribute more importance to the remaining classes but they still prefer PE. This study allowed us to conclude that the results are favorable to the PE but it’s necessary to point the attention to high school, where the results are inferior when compared to elementary school.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumSilva, João Carlos Dias da2018-08-03T13:33:51Z2014-6-192014-07-172014-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5649TID:201638657porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:31.178702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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