Literacia em saúde e autocuidados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Ana Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Baptista, Gorete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25788
Resumo: Na atualidade é frequente ouvirmos o termo Literacia em Saúde (LS). Somos de 20 opinião que este termo é utilizado indistintamente, referindo-se a conhecimentos, 21 informações, a atitudes, ou à capacitação. Pelo que esta temática tem suscitado a 22 nossa atenção ao longo da última década e, fruto desta reflexão, resultou a obra 23 Literacia em Saúde e Autocuidados: evidências que projetam a prática clínica 24 (Galvão et al., 2021). O conceito de LS, é multidimensional, encontramos uma gama 25 de definições as quais agregam aspetos específicos da LS. 26 Neste artigo científico de opinião selecionámos definições e conceitos sobre LS e 27 autocuidados, identificámos as dimensões da LS e métodos de avaliação. 28 Identificámos também documentos disponíveis em Portugal que visam a promoção 29 da mesma. Baseados nas evidências, constatámos que a promoção da LS na 30 população portuguesa é efetivamente uma prioridade ao longo das diversas etapas 31 da trajetória da vida, tanto ao nível da promoção da saúde e dos autocuidados em 32 qualquer faixa etária, como consequentemente ao nível da prevenção das doenças: 33 obesidade; doenças cerebrovasculares; diabetes tipo II; perturbações mentais; 34 demências; doenças oncológicas; etc. A capacitação em LS assenta em mudanças 35 comportamentais, pelo que as estratégias terão de ser focadas em ferramentas que 36 potenciem o funcionamento humano, alcançado através da melhoria da 37 autorregulação cognitiva, emocional e/ou comportamental.
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