O mau trato infantil na formação de professores do 1º Ciclo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/197 |
Resumo: | Este trabalho exibe o resultado de uma reflexão elaborada a partir de uma investigação feita junto de duas instituições, o Agrupamento Vertical de Escolas de Alfena e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Valongo. Toda esta pesquisa teve como objectivo verificar a preparação e formação do pessoal docente do 1º Ciclo para detectarem e encaminharem crianças em risco. Na Parte I podemos encontrar dois capítulos de fundamentação teórica. No primeiro capítulo deixamos algumas definições importantes sobre maus tratos, descrevemos os principais tipos de maus tratos: a negligência, os maus tratos físicos, o abuso sexual e o abuso emocional e um pequeno suporte jurídico onde assentam os direitos da criança. No segundo capítulo falamos sobre o papel do professor e da sua formação, inicial e contínua. A Parte II é constituída pelo capítulo três e consiste na análise dos resultados de toda a documentação dissecada e uma reflexão sobre os questionários e entrevistas que foram realizadas. Aqui também deixamos o cruzamento dos resultados com toda a parte teórica apresentada na Parte I. |
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