Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36071 |
Resumo: | Este Relatório descreve o percurso de aprendizagem desenvolvido no Estágio, inserido no plano de estudos do Curso mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Realizado na Delegação do Porto do Instituto Nacional de Emergência Médica durante o período compreendido de 26 de abril e de 23 junho do ano de 2012 e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Braga que decorreu entre 1 de outubro e 23 de novembro de 2012. O trabalho encontra-se estruturado segundo os domínios de competência do enfermeiro especialista defendidos pela Ordem dos Enfermeiros e adotou-se a metodologia crítico-reflexiva sobre as atividades realizadas, de forma a permitir a melhor compreensão dos objetivos planeados e competências adquiridas para o desenvolvimento pessoal e profissional. No domínio da Responsabilidade Profissional, Ética e Legal, aprofundou-se conhecimentos sobre técnicas de vigilância e atuação intensiva, comunicação e sistemas de informação em Enfermagem. Sistematizamos competências na atuação em situações de catástrofe. No domínio da Gestão da Qualidade, ampliou-se conhecimentos sobre conceção e monitorização da qualidade dos cuidados, e colaborou-se em auditorias. No domínio da Gestão de Cuidados, adquiriu-se saberes na gestão de cuidados e monitorização da carga de trabalho em unidades de cuidados intensivos. E por fim no domínio do Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais, desenvolveu-se aprendizagens em pesquisa de conhecimentos em bases de dados e síntese. Propôs-se fazer a divulgação desses conhecimentos, quer a pares como à população. Foram adquiridas e/ou desenvolvidas determinadas competências, tendo sido necessário para tal, adquirir outros saberes, que permitiram fazer a ligação entre a teoria e a prática, de forma a desenvolver um espírito crítico-reflexivo. As atividades desenvolvidas abrangeram as áreas da prestação de cuidados, gestão, formação e investigação. Em suma, o Relatório acompanhou a evolução nas áreas do saber-saber, saber-fazer e saber-estar, permitindo a aquisição de competência clínica de elevada diferenciação na área da Enfermagem Médico-Cirúrgica. |
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Relatório de estágioDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeEste Relatório descreve o percurso de aprendizagem desenvolvido no Estágio, inserido no plano de estudos do Curso mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Realizado na Delegação do Porto do Instituto Nacional de Emergência Médica durante o período compreendido de 26 de abril e de 23 junho do ano de 2012 e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Braga que decorreu entre 1 de outubro e 23 de novembro de 2012. O trabalho encontra-se estruturado segundo os domínios de competência do enfermeiro especialista defendidos pela Ordem dos Enfermeiros e adotou-se a metodologia crítico-reflexiva sobre as atividades realizadas, de forma a permitir a melhor compreensão dos objetivos planeados e competências adquiridas para o desenvolvimento pessoal e profissional. No domínio da Responsabilidade Profissional, Ética e Legal, aprofundou-se conhecimentos sobre técnicas de vigilância e atuação intensiva, comunicação e sistemas de informação em Enfermagem. Sistematizamos competências na atuação em situações de catástrofe. No domínio da Gestão da Qualidade, ampliou-se conhecimentos sobre conceção e monitorização da qualidade dos cuidados, e colaborou-se em auditorias. No domínio da Gestão de Cuidados, adquiriu-se saberes na gestão de cuidados e monitorização da carga de trabalho em unidades de cuidados intensivos. E por fim no domínio do Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais, desenvolveu-se aprendizagens em pesquisa de conhecimentos em bases de dados e síntese. Propôs-se fazer a divulgação desses conhecimentos, quer a pares como à população. Foram adquiridas e/ou desenvolvidas determinadas competências, tendo sido necessário para tal, adquirir outros saberes, que permitiram fazer a ligação entre a teoria e a prática, de forma a desenvolver um espírito crítico-reflexivo. As atividades desenvolvidas abrangeram as áreas da prestação de cuidados, gestão, formação e investigação. Em suma, o Relatório acompanhou a evolução nas áreas do saber-saber, saber-fazer e saber-estar, permitindo a aquisição de competência clínica de elevada diferenciação na área da Enfermagem Médico-Cirúrgica.This report describes the journey of learning developed in Stage inserted into the curriculum of the Master Specialist in Medical-Surgical Nursing. Held at Port Delegation of the National Institute of Medical Emergency during the period of April 26 to June 23 of the year 2012 and in the Intensive Care Unit of the Hospital de Braga between October 1 and November 23 of the same year. The work is structured according to the areas of competence of the nurse specialist defended by Ordem dos Enfermeiros and adopt a critical and reflective methodology of trow about the activities that we developed. In order to provide a better understanding of the objectives planned and acquired skills for our personal and professional development. In the field of Professional, Ethics and Legal Responsibility, it deep knowledge about surveillance techniques and intensive work, communication and information systems in nursing. Also systematized in acting skills in disaster situations. In the field of Quality Management, it expand knowledge about conception and monitoring of quality of care, and collaborate on audits. In the field of Care Management, acquired knowledge on care management and monitoring of workload in intensive care units. And finally in the field of Development of Professional Learning, it developed in research knowledge in databases and synthesis. It set out to make the dissemination of knowledge, either as pairs to the population. It acquired and developed certain important skills to acquire other knowledge, which allowed us to bridge the gap between theory and practice in order to develop a critical and reflective mentality. The activities covered the areas of care, management, training and research. In short, the report accompanying our progress in the areas of know-know, know-how and know-being, allowing the acquisition of clinical competence of high differentiation in the area of Medical-Surgical Nursing.Oliveira, Irene Maria SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFaria, Davide Jorge Dias Ferreira de2021-11-26T16:13:22Z2014-10-312013-042014-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36071TID:201494906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:17.543717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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