Os efeitos da desmaterialização das relações bancárias devido ao uso do Internet «Banking» e do marketing relacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença,João F.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva,Marta Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642008000100010
Resumo: A constante evolução das novas tecnologias de informação e comunicação introduz no mercado empresarial a necessidade de desenvolver métodos de gestão que permitam às empresas adaptar-se às formas emergentes de interacção com clientes. O caso do sector bancário é uma área que exemplifica essa situação. A desmaterialização das relações resultante das inúmeras novas tecnologias disponíveis no mercado, entre as quais o Internet «Banking» (IB), permite a satisfação de quase todas as necessidades do cliente com intervenção humana mínima. Este trabalho analisa o impacto da utilização do IB na relação entre os bancos e os seus clientes particulares. A investigação foi realizada em Portugal e identifica três factores da utilização do IB que reforçam a relação entre as partes: a intensidade de uso do IB, a diversidade de locais de acesso e a diversidade de operações realizadas via IB.
id RCAP_3ee3cf4ee3a1ebdea85407125cd7293b
oai_identifier_str oai:scielo:S1645-44642008000100010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os efeitos da desmaterialização das relações bancárias devido ao uso do Internet «Banking» e do marketing relacionalInternet BankingMarketing RelacionalTecnologias Self-serviceBancaA constante evolução das novas tecnologias de informação e comunicação introduz no mercado empresarial a necessidade de desenvolver métodos de gestão que permitam às empresas adaptar-se às formas emergentes de interacção com clientes. O caso do sector bancário é uma área que exemplifica essa situação. A desmaterialização das relações resultante das inúmeras novas tecnologias disponíveis no mercado, entre as quais o Internet «Banking» (IB), permite a satisfação de quase todas as necessidades do cliente com intervenção humana mínima. Este trabalho analisa o impacto da utilização do IB na relação entre os bancos e os seus clientes particulares. A investigação foi realizada em Portugal e identifica três factores da utilização do IB que reforçam a relação entre as partes: a intensidade de uso do IB, a diversidade de locais de acesso e a diversidade de operações realizadas via IB.INDEG-IUL - ISCTE Executive Education2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642008000100010Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.7 n.1 2008reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642008000100010Proença,João F.Silva,Marta Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:17:06Zoai:scielo:S1645-44642008000100010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:49.921033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da desmaterialização das relações bancárias devido ao uso do Internet «Banking» e do marketing relacional
title Os efeitos da desmaterialização das relações bancárias devido ao uso do Internet «Banking» e do marketing relacional
spellingShingle Os efeitos da desmaterialização das relações bancárias devido ao uso do Internet «Banking» e do marketing relacional
Proença,João F.
Internet Banking
Marketing Relacional
Tecnologias Self-service
Banca
title_short Os efeitos da desmaterialização das relações bancárias devido ao uso do Internet «Banking» e do marketing relacional
title_full Os efeitos da desmaterialização das relações bancárias devido ao uso do Internet «Banking» e do marketing relacional
title_fullStr Os efeitos da desmaterialização das relações bancárias devido ao uso do Internet «Banking» e do marketing relacional
title_full_unstemmed Os efeitos da desmaterialização das relações bancárias devido ao uso do Internet «Banking» e do marketing relacional
title_sort Os efeitos da desmaterialização das relações bancárias devido ao uso do Internet «Banking» e do marketing relacional
author Proença,João F.
author_facet Proença,João F.
Silva,Marta Martins
author_role author
author2 Silva,Marta Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Proença,João F.
Silva,Marta Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Internet Banking
Marketing Relacional
Tecnologias Self-service
Banca
topic Internet Banking
Marketing Relacional
Tecnologias Self-service
Banca
description A constante evolução das novas tecnologias de informação e comunicação introduz no mercado empresarial a necessidade de desenvolver métodos de gestão que permitam às empresas adaptar-se às formas emergentes de interacção com clientes. O caso do sector bancário é uma área que exemplifica essa situação. A desmaterialização das relações resultante das inúmeras novas tecnologias disponíveis no mercado, entre as quais o Internet «Banking» (IB), permite a satisfação de quase todas as necessidades do cliente com intervenção humana mínima. Este trabalho analisa o impacto da utilização do IB na relação entre os bancos e os seus clientes particulares. A investigação foi realizada em Portugal e identifica três factores da utilização do IB que reforçam a relação entre as partes: a intensidade de uso do IB, a diversidade de locais de acesso e a diversidade de operações realizadas via IB.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642008000100010
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642008000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642008000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv INDEG-IUL - ISCTE Executive Education
publisher.none.fl_str_mv INDEG-IUL - ISCTE Executive Education
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.7 n.1 2008
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137333413412864