Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botequim, Ana Rita Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7081
Resumo: O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo abordar duas grandes partes complementares no meu percurso profissional: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, que contempla uma dimensão reflexiva, realizase uma viagem pelas principais aprendizagens e pelos desafios mais significativos em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB e Português, História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Nesse sentido, ao longo desta secção, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens e progressos, que possibilitaram um desenvolvimento ao nível profissional e pessoal, enquanto futura professora. Na segunda parte do relatório, que congrega a dimensão investigativa, desenvolve-se um ensaio investigativo sobre a Pedagogia Diferenciada, no âmbito do Português, em concreto no domínio da escrita e da gramática. Centra-se este trabalho na utilização de diversas estratégias diferenciadas para a obtenção de resultados positivos face à competência ortográfica e a alguns conteúdos gramaticais estudados numa turma do 6.º ano de escolaridade. Os resultados indicam que as estratégias diferenciadas contribuíram para os resultados positivos no domínio da escrita, mostrando que os alunos evidenciaram progresso ao nível da ortografia. No que concerne à gramática, com a estratégia diferenciada utilizada, em termos gerais, os alunos evidenciaram algumas dificuldades em colmatar as suas dificuldades.
id RCAP_3ee9fa0cf9b452bbca4046ab1d10ea0c
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino BásicoEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloHistória de PortugalEnsino da Língua PortuguesaEscritaGramáticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo abordar duas grandes partes complementares no meu percurso profissional: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, que contempla uma dimensão reflexiva, realizase uma viagem pelas principais aprendizagens e pelos desafios mais significativos em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB e Português, História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Nesse sentido, ao longo desta secção, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens e progressos, que possibilitaram um desenvolvimento ao nível profissional e pessoal, enquanto futura professora. Na segunda parte do relatório, que congrega a dimensão investigativa, desenvolve-se um ensaio investigativo sobre a Pedagogia Diferenciada, no âmbito do Português, em concreto no domínio da escrita e da gramática. Centra-se este trabalho na utilização de diversas estratégias diferenciadas para a obtenção de resultados positivos face à competência ortográfica e a alguns conteúdos gramaticais estudados numa turma do 6.º ano de escolaridade. Os resultados indicam que as estratégias diferenciadas contribuíram para os resultados positivos no domínio da escrita, mostrando que os alunos evidenciaram progresso ao nível da ortografia. No que concerne à gramática, com a estratégia diferenciada utilizada, em termos gerais, os alunos evidenciaram algumas dificuldades em colmatar as suas dificuldades.Marques, Maria Gorete CostaIC-OnlineBotequim, Ana Rita Gomes2022-04-27T13:53:13Z2022-02-082022-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7081TID:202995496porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:09.766173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Botequim, Ana Rita Gomes
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
História de Portugal
Ensino da Língua Portuguesa
Escrita
Gramática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Botequim, Ana Rita Gomes
author_facet Botequim, Ana Rita Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Maria Gorete Costa
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Botequim, Ana Rita Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
História de Portugal
Ensino da Língua Portuguesa
Escrita
Gramática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
História de Portugal
Ensino da Língua Portuguesa
Escrita
Gramática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo abordar duas grandes partes complementares no meu percurso profissional: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, que contempla uma dimensão reflexiva, realizase uma viagem pelas principais aprendizagens e pelos desafios mais significativos em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB e Português, História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Nesse sentido, ao longo desta secção, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens e progressos, que possibilitaram um desenvolvimento ao nível profissional e pessoal, enquanto futura professora. Na segunda parte do relatório, que congrega a dimensão investigativa, desenvolve-se um ensaio investigativo sobre a Pedagogia Diferenciada, no âmbito do Português, em concreto no domínio da escrita e da gramática. Centra-se este trabalho na utilização de diversas estratégias diferenciadas para a obtenção de resultados positivos face à competência ortográfica e a alguns conteúdos gramaticais estudados numa turma do 6.º ano de escolaridade. Os resultados indicam que as estratégias diferenciadas contribuíram para os resultados positivos no domínio da escrita, mostrando que os alunos evidenciaram progresso ao nível da ortografia. No que concerne à gramática, com a estratégia diferenciada utilizada, em termos gerais, os alunos evidenciaram algumas dificuldades em colmatar as suas dificuldades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-27T13:53:13Z
2022-02-08
2022-02-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7081
TID:202995496
url http://hdl.handle.net/10400.8/7081
identifier_str_mv TID:202995496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136993954758656