Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7081 |
Resumo: | O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo abordar duas grandes partes complementares no meu percurso profissional: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, que contempla uma dimensão reflexiva, realizase uma viagem pelas principais aprendizagens e pelos desafios mais significativos em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB e Português, História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Nesse sentido, ao longo desta secção, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens e progressos, que possibilitaram um desenvolvimento ao nível profissional e pessoal, enquanto futura professora. Na segunda parte do relatório, que congrega a dimensão investigativa, desenvolve-se um ensaio investigativo sobre a Pedagogia Diferenciada, no âmbito do Português, em concreto no domínio da escrita e da gramática. Centra-se este trabalho na utilização de diversas estratégias diferenciadas para a obtenção de resultados positivos face à competência ortográfica e a alguns conteúdos gramaticais estudados numa turma do 6.º ano de escolaridade. Os resultados indicam que as estratégias diferenciadas contribuíram para os resultados positivos no domínio da escrita, mostrando que os alunos evidenciaram progresso ao nível da ortografia. No que concerne à gramática, com a estratégia diferenciada utilizada, em termos gerais, os alunos evidenciaram algumas dificuldades em colmatar as suas dificuldades. |
id |
RCAP_3ee9fa0cf9b452bbca4046ab1d10ea0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7081 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino BásicoEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloHistória de PortugalEnsino da Língua PortuguesaEscritaGramáticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo abordar duas grandes partes complementares no meu percurso profissional: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, que contempla uma dimensão reflexiva, realizase uma viagem pelas principais aprendizagens e pelos desafios mais significativos em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB e Português, História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Nesse sentido, ao longo desta secção, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens e progressos, que possibilitaram um desenvolvimento ao nível profissional e pessoal, enquanto futura professora. Na segunda parte do relatório, que congrega a dimensão investigativa, desenvolve-se um ensaio investigativo sobre a Pedagogia Diferenciada, no âmbito do Português, em concreto no domínio da escrita e da gramática. Centra-se este trabalho na utilização de diversas estratégias diferenciadas para a obtenção de resultados positivos face à competência ortográfica e a alguns conteúdos gramaticais estudados numa turma do 6.º ano de escolaridade. Os resultados indicam que as estratégias diferenciadas contribuíram para os resultados positivos no domínio da escrita, mostrando que os alunos evidenciaram progresso ao nível da ortografia. No que concerne à gramática, com a estratégia diferenciada utilizada, em termos gerais, os alunos evidenciaram algumas dificuldades em colmatar as suas dificuldades.Marques, Maria Gorete CostaIC-OnlineBotequim, Ana Rita Gomes2022-04-27T13:53:13Z2022-02-082022-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7081TID:202995496porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:09.766173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico Botequim, Ana Rita Gomes Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo História de Portugal Ensino da Língua Portuguesa Escrita Gramática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Botequim, Ana Rita Gomes |
author_facet |
Botequim, Ana Rita Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Maria Gorete Costa IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botequim, Ana Rita Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo História de Portugal Ensino da Língua Portuguesa Escrita Gramática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo História de Portugal Ensino da Língua Portuguesa Escrita Gramática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo abordar duas grandes partes complementares no meu percurso profissional: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, que contempla uma dimensão reflexiva, realizase uma viagem pelas principais aprendizagens e pelos desafios mais significativos em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB e Português, História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Nesse sentido, ao longo desta secção, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens e progressos, que possibilitaram um desenvolvimento ao nível profissional e pessoal, enquanto futura professora. Na segunda parte do relatório, que congrega a dimensão investigativa, desenvolve-se um ensaio investigativo sobre a Pedagogia Diferenciada, no âmbito do Português, em concreto no domínio da escrita e da gramática. Centra-se este trabalho na utilização de diversas estratégias diferenciadas para a obtenção de resultados positivos face à competência ortográfica e a alguns conteúdos gramaticais estudados numa turma do 6.º ano de escolaridade. Os resultados indicam que as estratégias diferenciadas contribuíram para os resultados positivos no domínio da escrita, mostrando que os alunos evidenciaram progresso ao nível da ortografia. No que concerne à gramática, com a estratégia diferenciada utilizada, em termos gerais, os alunos evidenciaram algumas dificuldades em colmatar as suas dificuldades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-27T13:53:13Z 2022-02-08 2022-02-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7081 TID:202995496 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7081 |
identifier_str_mv |
TID:202995496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136993954758656 |