Eficácia das atividades pedagógicas realizadas com crianças de três anos, na promoção da sensibilização dos cuidados a ter com animais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filipa Isabel Canadas da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/16797
Resumo: A área do conhecimento do mundo faz parte das orientações curriculares da educação pré-escolar fazendo-se referência à importância de abordagens que incluam a exploração do meio natural envolvente e dos seres vivos, com vista ao desenvolvimento harmonioso da criança. Um educador em sintonia com estas orientações, proporciona à criança momentos de observação e de contacto com a Natureza, ou seja, cria momentos adequados ao desenvolvimento de competências com a participação ativa da criança. O trabalho descrito neste relatório enquadra-se na área de conhecimento do mundo e teve como principal objetivo sensibilizar as crianças para as necessidades e bem-estar dos seres vivos, recorrendo-se a estratégias pedagógicas que incluíram o contacto direto com um coelho e a realização de atividades de reconhecimento de imagens e associação e puzzles. O estudo foi realizado com 24 crianças de 3 anos, numa amostra por conveniência. Seguiu-se uma metodologia qualitativa, valorizando mais o processo do que o produto, tendo-se enquadrado o trabalho na metodologia IBSE (Inquiry-Based Science Education), que valoriza a construção do conhecimento através das observações e reflexões que as crianças fazem durante a realização de atividades. Após contacto físico com um coelho, observou-se que as crianças têm mais facilidade em selecionar imagens que representam partes do coelho, do que a colocá-las corretamente numa imagem representativa do animal. Destaca-se que após contacto com o animal, a maioria das crianças foi sensível às suas necessidades primárias, como a alimentação, afeto e abrigo, tendo escolhido corretamente imagens demonstrativas destes aspetos. A realização das tarefas alusivas ao coelho parece ter sido facilitadora da construção de conhecimento que as crianças aplicaram a uma nova situação. Quando desafiadas para construir puzzles alusivos à imagem de um pato e aos cuidados a ter com o pato, todas as crianças realizaram a tarefa com sucesso
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