Sincronização de alto desempenho para um ambiente de co-simulação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15644 |
Resumo: | A Co-Simulação oferece grandes benefícios na integração de sistemas ciber-físicos e na análise de comportamento de código, permite que os vários subsistemas e a sua cooperação sejam testados durante o desenvolvimento através de um processo controlado de simulação. No entanto, ainda existem desafios com ambientes de co-simulação, como a obtenção de resultados de simulação de forma expedita e a eficaz sincronização dos referidos sub-sistemas. Geralmente existe um compromisso entre os dois. De forma geral, é possível distinguir dois métodos de sincronização, sendo eles sincronização por tempo ou por eventos, tendo cada um deles as suas vantagens e desvantagens para cenários de simulação diferentes. A Co-Simulação pode ser considerada uma simulação distribuída e, por essa razão, herda problemas inerentes ao campo de computação distribuída, entre os quais a sincronização de relógios. A empresa que se propôs a desenvolver o presente tema em parceria com o ISEP, Critical TechWorks, possui uma implementação funcional de um ambiente de co-simulação com um método de sincronização baseado em tempo. O desafio principal desta tese consiste em explorar a implementação outros métodos com vista a compreender e comparar as suas vantagens e desvantagens, e se possível obter um desempenho melhor do que o atual em termos de tempo de computação e produção de resultados. Os trabalhos de Leslie Lamport ampliaram a visão de como o conceito de eventos pode ser útil para sincronizar relógios em ambientes distribuídos. Ainda assim esses trabalhos não oferecem por si só uma solução para capturar causalidade. Para solucionar esse problema surgiram relógios de vetor, que usam como base os trabalhos de Lamport e que permitem de facto capturar causalidade entre eventos. Aproveitando esse conhecimento científico, a presente tese propõe uma solução de sincronização baseada em eventos para um ambiente de simulação. A solução apresentada reduz a sobrecarga gerada pelo método de sincronização atual. Nos cenários de teste realizados a solução implementada tende a produzir resultados em menor tempo para os mesmos cenários, comparativamente com a solução existente. |
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Sincronização de alto desempenho para um ambiente de co-simulaçãoCo-SimulaçãoSincronizaçãoSincronização por TempoSincronização por EventosDesempenhoCo-SimulationSynchronizationTime-DrivenEvent-DrivenPerformanceA Co-Simulação oferece grandes benefícios na integração de sistemas ciber-físicos e na análise de comportamento de código, permite que os vários subsistemas e a sua cooperação sejam testados durante o desenvolvimento através de um processo controlado de simulação. No entanto, ainda existem desafios com ambientes de co-simulação, como a obtenção de resultados de simulação de forma expedita e a eficaz sincronização dos referidos sub-sistemas. Geralmente existe um compromisso entre os dois. De forma geral, é possível distinguir dois métodos de sincronização, sendo eles sincronização por tempo ou por eventos, tendo cada um deles as suas vantagens e desvantagens para cenários de simulação diferentes. A Co-Simulação pode ser considerada uma simulação distribuída e, por essa razão, herda problemas inerentes ao campo de computação distribuída, entre os quais a sincronização de relógios. A empresa que se propôs a desenvolver o presente tema em parceria com o ISEP, Critical TechWorks, possui uma implementação funcional de um ambiente de co-simulação com um método de sincronização baseado em tempo. O desafio principal desta tese consiste em explorar a implementação outros métodos com vista a compreender e comparar as suas vantagens e desvantagens, e se possível obter um desempenho melhor do que o atual em termos de tempo de computação e produção de resultados. Os trabalhos de Leslie Lamport ampliaram a visão de como o conceito de eventos pode ser útil para sincronizar relógios em ambientes distribuídos. Ainda assim esses trabalhos não oferecem por si só uma solução para capturar causalidade. Para solucionar esse problema surgiram relógios de vetor, que usam como base os trabalhos de Lamport e que permitem de facto capturar causalidade entre eventos. Aproveitando esse conhecimento científico, a presente tese propõe uma solução de sincronização baseada em eventos para um ambiente de simulação. A solução apresentada reduz a sobrecarga gerada pelo método de sincronização atual. Nos cenários de teste realizados a solução implementada tende a produzir resultados em menor tempo para os mesmos cenários, comparativamente com a solução existente.Co-Simulation offers great benefits in the integration of cyber-physical systems and code behavior analysis, allowing the various subsystems and their cooperation to be tested during development through a controlled simulation process. However, challenges still exist with cosimulation environments, such as obtaining simulation results expeditiously and synchronizing said subsystems. There is usually a compromise between the two. In general, it is possible to distinguish two synchronization methods, either time or event synchronization, each having its advantages and disadvantages for different simulation scenarios. Co-Simulation can be considered a distributed simulation and, therefore, inherits problems inherent in the field of distributed computing, including clock synchronization. The company that proposed the development of this theme in partnership with ISEP, Critical TechWorks, has a functional implementation of a co-simulation environment with a time-based synchronization method. The main challenge of this thesis is to explore the implementation of other methods in order to understand and compare their advantages and disadvantages, and if possible, to achieve better than current performance in terms of computing time and results. Leslie Lamport's work has broadened the vision of how the concept of events can be useful for synchronizing clocks in distributed environments. Still, these jobs do not in themselves provide a solution for capturing causality. To solve this problem arose vector clocks, which are based on Lamport's works and that allow in fact to capture the causality between events. Building on this scientific knowledge, this thesis proposes an event-based synchronization solution for a simulation environment. The solution presented reduces the overhead generated by the current synchronization method. In the test scenarios performed, the implemented solution tends to produce results in less time for the same scenarios, compared to the existing solution.Nogueira, Luís Miguel PinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Nuno Filipe da Silva2022-11-06T01:30:58Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15644TID:202343375enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:21.422878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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