Música brasileira para trompa solo: os limites da prática de investigação partilhada entre compositor e performer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Tiago Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32609
Resumo: A investigação partilhada entre compositor e performer é objeto de diversos estudos, sendo esta intrinsicamente ligada à construção de repertórios, desenvolvimento técnico instrumental, além da sua importância na música contemporânea. Este trabalho tem como objetivo principal a criação de uma obra para trompa solo a partir de um processo colaborativo entre compositor e performer. A colaboração realizada com o compositor Liduino Pitombeira, demonstra de forma detalhada o processo criativo da obra Centauri, desde sua forma estrutural, poética, timbres utilizados e questões de cunho técnico interpretativo que contribuíram para a sua criação. Propõe-se demonstrar como a partilha, experiências e produção de um novo saber produzido em conjunto durante a investigação, podem influenciar e incorporar-se à performance proporcionando transformação na obra e indivíduos inseridos na pesquisa. De forma a embasar a investigação pretendida, foi elaborada uma revisão de literatura sobre a trompa no Brasil, colaboração compositor-performer, e considerações sobre o levantamento de obras para trompa na música brasileira. As sessões de experimentação entre compositor e performer foram registradas em formato audiovisual, além da utilização cotidiana de um diário de campo, de forma a registrar o desenvolvimento da pesquisa. Para além da criação da composição e performance da obra Centauri, ao longo do processo debruçou-se sobre a preparação da performance, exercícios utilizados na preparação técnicas e modificações surgidas ao longo da criação. A aplicação da investigação partilhada aqui apresentada pretende contribuir para a fomentação de novas obras e busca incentivar novos trabalhos colaborativos entre compositores e performers. E procura mostrar, também, que a aplicação destas práticas pode, em alguns casos, estar limitada por um processo histórico que coloca no compositor o ônus da obra e da sua autoria, baseado numa lógica de separação entre compositor e intérprete.
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