Projeto. Estudo de caso. Comunicação de segurança na construção: identificação de facilitadores e barreiras no processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cipriano Cabral Rebeca dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19694
Resumo: O presente estudo tem como tema geral a Comunicação de Segurança na Construção e a Identificação de Facilitadores e Barreiras. É objetivo geral, caraterizar o fluxo da comunicação de segurança e avaliar qual a perceção dos trabalhadores quanto aos fatores Facilitadores e Barreiras na comunicação de segurança e propor medidas de melhoria no processo, numa empresa de construção civil. Para o efeito, aplicou-se uma metodologia mista: qualitativa, uma análise documental da Comunicação de Segurança disponibilizada pela empresa, e quantitativa, (Estudo 1), tendo sido realizado um estudo de campo correlacional através de questionários para explorar as barreiras e facilitadores (Estudo 2, N = 180). A análise documental permite ilustrar um fluxograma da Comunicação de Segurança em dois níveis: Gestão e Estaleiro de Obra. Verifica-se que a comunicação centralizada na Gestão tem um papel de suporte no planeamento das atividades e concretiza a sua monitorização através dos Relatórios Mensais de Segurança. A comunicação com os operários, ocorre no Estaleiro de Obra entre os técnicos de segurança em obra, os encarregados e chefes de equipa. Os “Diálogos de Saúde e Segurança” e os “Diálogos Comportamentais”, são os canais de comunicação mais privilegiados. Ambos são formais e orais/verbais, sendo o primeiro programado, envolvendo todo o Estaleiro, e o segundo pontual, direcionado para um ou mais indivíduos, associado(s) a um desvio de segurança. Os resultados do estudo de campo, efetuado no Estaleiro de Obra, permitem ilustrar a frequência e qualidade dos diferentes tipos de comunicação identificados no Estudo 1. As principais barreiras à comunicação de segurança indicadas foram: fraca participação das lideranças, ausência de feedback, e de pouca abertura por parte dos encarregados, na medida comunicação de segurança com a supervisão. Uma análise de correlação simples suporta que a perceção de barreiras se associa a uma menor abertura de comunicação de segurança com a supervisão. Este estudo permite identificar fatores relevantes nos processos de comunicação de segurança, contribuindo para a melhoria da comunicação de segurança, e consequentemente, para a diminuição da probabilidade de ocorrência de acidentes de trabalho.
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Para o efeito, aplicou-se uma metodologia mista: qualitativa, uma análise documental da Comunicação de Segurança disponibilizada pela empresa, e quantitativa, (Estudo 1), tendo sido realizado um estudo de campo correlacional através de questionários para explorar as barreiras e facilitadores (Estudo 2, N = 180). A análise documental permite ilustrar um fluxograma da Comunicação de Segurança em dois níveis: Gestão e Estaleiro de Obra. Verifica-se que a comunicação centralizada na Gestão tem um papel de suporte no planeamento das atividades e concretiza a sua monitorização através dos Relatórios Mensais de Segurança. A comunicação com os operários, ocorre no Estaleiro de Obra entre os técnicos de segurança em obra, os encarregados e chefes de equipa. Os “Diálogos de Saúde e Segurança” e os “Diálogos Comportamentais”, são os canais de comunicação mais privilegiados. Ambos são formais e orais/verbais, sendo o primeiro programado, envolvendo todo o Estaleiro, e o segundo pontual, direcionado para um ou mais indivíduos, associado(s) a um desvio de segurança. Os resultados do estudo de campo, efetuado no Estaleiro de Obra, permitem ilustrar a frequência e qualidade dos diferentes tipos de comunicação identificados no Estudo 1. As principais barreiras à comunicação de segurança indicadas foram: fraca participação das lideranças, ausência de feedback, e de pouca abertura por parte dos encarregados, na medida comunicação de segurança com a supervisão. Uma análise de correlação simples suporta que a perceção de barreiras se associa a uma menor abertura de comunicação de segurança com a supervisão. Este estudo permite identificar fatores relevantes nos processos de comunicação de segurança, contribuindo para a melhoria da comunicação de segurança, e consequentemente, para a diminuição da probabilidade de ocorrência de acidentes de trabalho.This study focuses on safety communication in construction and on the identification of facilitators and barriers. The goal is to characterize the flow of safety communication and assess workers' perceptions of facilitators and barriers to safety communication in order to propose measures to improve the process in a construction company. For this purpose, a mixed methodology was applied: qualitative, through document analysis of the safety communication provided by the company (Study 1), and quantitative, a correlational field study that was carried out through questionnaires to explore the barriers and facilitators (Study 2, N = 180). The document analysis allows us to illustrate a flowchart of safety communication at two levels: Management and Construction Site. It can be seen that centralized communication in Management has a supportive role in planning activities and monitoring them through the Monthly Safety Reports, The Health and Safety Dialogues and the Behavioral Dialogues. These are the most privileged communication channels, both formal and oral/verbal, the first programmed, involving the whole site, and the second punctual, directed to one or more individuals, associated with a safety deviation. The results of the field study, carried out at Construction Site, illustrate, the frequency and quality of the different types of communication identified in Study 1. The main barriers to safety communication indicated were poor leadership participation, lack of feedback, and little openness on the part of foremen. A simple correlation analysis supports that perceived barriers are associated with less openness of safety communication with supervision. This study allows us to identify relevant factors in the safety communication processes, contributing to the improvement of safety communication, and consequently, to the reduction of the probability of occurrence of occupational accidents.Sousa, António Manuel Coelho Oliveira eLuís, SílviaSapientiaSantos, Cipriano Cabral Rebeca dos2023-06-14T12:03:52Z2023-03-232023-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19694TID:203267770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:32:11Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:16.844882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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