Compra impulsiva nos centros comerciais portugueses: influência das características ambientais e pessoais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Margarida dos Santos Conchinha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3474
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_3f3c7405caa4ba71c8f8e6e66742009e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compra impulsiva nos centros comerciais portugueses: influência das características ambientais e pessoaiscomportamento do consumidorcompra por impulsocentros comerciaismodelo Estímulo-Organismo-Respostaestado de espírito do consumidormodelos de regressãoconsumer behaviorimpulse buyingshopping centerS-O-R modelmoodregression modelsMestrado em MarketingA compra por impulso é uma área de investigação que se enquadra no comportamento do consumidor. Conhecer os seus factores determinantes é crítico para os retalhistas, uma vez que a maior parte das decisões de compra efectuadas pelo consumidor não são tomadas até este se encontrar dentro da loja (Lee e Johnson, 2010). Definiu-se compra por impulso como sendo uma compra não planeada, que ocorre quando o desejo se sobrepõe ao autocontrolo, possuindo uma forte influência emocional e baixo controlo cognitivo. É uma compra rápida, espontânea, comandada por um estímulo e com pouca ponderação das consequências. Esta pesquisa baseou-se no modelo de Mehrabian e Russel (1974): modelo E-O-R (Estímulo-Organismo-Resposta), que explica que um ambiente de loja agradável (E) causa um estado emocional positivo no consumidor (O), que por sua vez, faz com que este queira permanecer dentro da loja e explorar as ofertas existentes (R). Aplicou-se este modelo à temática relacionada com a compra por impulso em centros comerciais portugueses e investigou-se em que medida o ambiente de loja (E) influencia o estado de espírito do consumidor (O), que, por sua vez, influencia a compra por impulso (R). Também se colocou a hipótese do funcionário e o ambiente loja (E) influenciarem directamente a compra por impulso (R). Para se testar este modelo desenvolveu-se um estudo quantitativo. Os resultados obtidos revelaram que apesar do ambiente de loja influenciar o estado de espírito do consumidor, este não influencia a compra por impulso, neste particular contexto. Também o ambiente de loja e o funcionário não influenciam a compra por impulso.Impulse buying is a significant aspect of consumer behavior, but also a critical concept for retailers, since most of buying decisions made by consumers are not taken until they're inside the store (Lee e Johnson, 2010). This type of purchase was defined as an unplanned purchase, which occurs when desire overlaps self-control and has a strong emotional influence and low cognitive control. It's a quick and spontaneous purchase, driven by a stimulus and little consideration of the consequences. The model of Mehrabian and Russel (1974) was followed: S-O-R model (Stimulus-Organism-Response), which explains why a pleasant store environment (S) causes shoppers' positive emotional state (O) and this in turn, make him wanting to stay inside the store and explore the existing offers (R). This model was applied to impulse buying in Portuguese shopping centers and it was considered that the store's environment (S) influences costumer's mood (O) which, in turn, influences impulse buying (R). It was also considered that the employee and store's environment (S) directly influence impulse buying (R). To test this model, a quantitative research methodology was used. The results revealed that besides the store's environment influences costumer's mood, this in turn, doesn't influence impulse buying, in this particular context. The same happens with store's environment and the employee.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRousseau, José AntónioRepositório da Universidade de LisboaCorreia, Margarida dos Santos Conchinha2011-07-29T11:18:43Z2011-072011-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3474porCorreia, Margarida dos Santos Conchinha. 2011. "Compra impulsiva nos centros comerciais portugueses: influência das características ambientais e pessoais". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:19.866759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compra impulsiva nos centros comerciais portugueses: influência das características ambientais e pessoais
title Compra impulsiva nos centros comerciais portugueses: influência das características ambientais e pessoais
spellingShingle Compra impulsiva nos centros comerciais portugueses: influência das características ambientais e pessoais
Correia, Margarida dos Santos Conchinha
comportamento do consumidor
compra por impulso
centros comerciais
modelo Estímulo-Organismo-Resposta
estado de espírito do consumidor
modelos de regressão
consumer behavior
impulse buying
shopping center
S-O-R model
mood
regression models
title_short Compra impulsiva nos centros comerciais portugueses: influência das características ambientais e pessoais
title_full Compra impulsiva nos centros comerciais portugueses: influência das características ambientais e pessoais
title_fullStr Compra impulsiva nos centros comerciais portugueses: influência das características ambientais e pessoais
title_full_unstemmed Compra impulsiva nos centros comerciais portugueses: influência das características ambientais e pessoais
title_sort Compra impulsiva nos centros comerciais portugueses: influência das características ambientais e pessoais
author Correia, Margarida dos Santos Conchinha
author_facet Correia, Margarida dos Santos Conchinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena Martins
Rousseau, José António
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Margarida dos Santos Conchinha
dc.subject.por.fl_str_mv comportamento do consumidor
compra por impulso
centros comerciais
modelo Estímulo-Organismo-Resposta
estado de espírito do consumidor
modelos de regressão
consumer behavior
impulse buying
shopping center
S-O-R model
mood
regression models
topic comportamento do consumidor
compra por impulso
centros comerciais
modelo Estímulo-Organismo-Resposta
estado de espírito do consumidor
modelos de regressão
consumer behavior
impulse buying
shopping center
S-O-R model
mood
regression models
description Mestrado em Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-29T11:18:43Z
2011-07
2011-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3474
url http://hdl.handle.net/10400.5/3474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, Margarida dos Santos Conchinha. 2011. "Compra impulsiva nos centros comerciais portugueses: influência das características ambientais e pessoais". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553286677397504