Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Paulo Ângelo Sousa da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1890
Resumo: O presente trabalho, direcionado especificamente aos estudantes do Iº ano do curso de Economia da Faculdade de Economia de Benguela da Universidade Katyavala Bwila, procura estudar os fenómenos económicos e sociais ocorridos ao longo da história de Angola, desde o período pré-colonial ao pós-independência, analisar as competências formativas da disciplina de História Económica e Social de Angola (instrutivas e educativas) e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da disciplina em referência através de uma proposta didático-metodológica capaz de potenciar uma base sólida de conhecimentos para a vida académica e profissional dos estudantes. Para tal, fez-se um diagnóstico ao programa de História Económica e Social de Angola que, confrontando com as opiniões dos estudantes e professores, através da aplicação de um inquérito, leva a concluir da necessidade de se implentar uma revisão periódica do mesmo, por parte do corpo docente da Faculdade, de modo a uma atualização permanente dos conteúdos da unidade curricular.
id RCAP_3f3ecc605a3082a3a09fb4a14ec37614
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1890
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricularAngolaHistória económica e socialEnsino superiorColonialismoAngolaEconomic and social historyHigher educationColonialismFinancesO presente trabalho, direcionado especificamente aos estudantes do Iº ano do curso de Economia da Faculdade de Economia de Benguela da Universidade Katyavala Bwila, procura estudar os fenómenos económicos e sociais ocorridos ao longo da história de Angola, desde o período pré-colonial ao pós-independência, analisar as competências formativas da disciplina de História Económica e Social de Angola (instrutivas e educativas) e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da disciplina em referência através de uma proposta didático-metodológica capaz de potenciar uma base sólida de conhecimentos para a vida académica e profissional dos estudantes. Para tal, fez-se um diagnóstico ao programa de História Económica e Social de Angola que, confrontando com as opiniões dos estudantes e professores, através da aplicação de um inquérito, leva a concluir da necessidade de se implentar uma revisão periódica do mesmo, por parte do corpo docente da Faculdade, de modo a uma atualização permanente dos conteúdos da unidade curricular.The present dissertation, directed specifically to the 1st year students of the Economics course of the Benguela School of Economics of Katyavala Bwila University, seeks to study the economic and social phenomena that have occurred throughout Angola's history, from the pre-colonial period to the post-independence, analyze the formative competences (instructive and educational) of the curricular unit of Economic and Social History of Angola and enrich the teaching-learning process of that curricular unit in reference through a didactic-methodological proposal capable of fostering a solid base of knowledge for the academic and professional development of students. To this end, a diagnosis was made of the program of Economic and Social History of Angola, which, through the application of an inquiry, confronted the opinions of students and teachers, leading to the conclusion of the need for a periodic revision of the contents of the curricular unit, so as to permanently update them.2017-07-10T11:34:31Z2017-07-102017-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCosta, P.A.S. (2017). Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1890http://hdl.handle.net/11328/1890Costa, P.A.S. (2017). Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1890http://hdl.handle.net/11328/1890TID:201711087porCosta, Paulo Ângelo Sousa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:14:56Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:02.373888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular
title Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular
spellingShingle Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular
Costa, Paulo Ângelo Sousa da
Angola
História económica e social
Ensino superior
Colonialismo
Angola
Economic and social history
Higher education
Colonialism
Finances
title_short Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular
title_full Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular
title_fullStr Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular
title_full_unstemmed Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular
title_sort Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular
author Costa, Paulo Ângelo Sousa da
author_facet Costa, Paulo Ângelo Sousa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Paulo Ângelo Sousa da
dc.subject.por.fl_str_mv Angola
História económica e social
Ensino superior
Colonialismo
Angola
Economic and social history
Higher education
Colonialism
Finances
topic Angola
História económica e social
Ensino superior
Colonialismo
Angola
Economic and social history
Higher education
Colonialism
Finances
description O presente trabalho, direcionado especificamente aos estudantes do Iº ano do curso de Economia da Faculdade de Economia de Benguela da Universidade Katyavala Bwila, procura estudar os fenómenos económicos e sociais ocorridos ao longo da história de Angola, desde o período pré-colonial ao pós-independência, analisar as competências formativas da disciplina de História Económica e Social de Angola (instrutivas e educativas) e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da disciplina em referência através de uma proposta didático-metodológica capaz de potenciar uma base sólida de conhecimentos para a vida académica e profissional dos estudantes. Para tal, fez-se um diagnóstico ao programa de História Económica e Social de Angola que, confrontando com as opiniões dos estudantes e professores, através da aplicação de um inquérito, leva a concluir da necessidade de se implentar uma revisão periódica do mesmo, por parte do corpo docente da Faculdade, de modo a uma atualização permanente dos conteúdos da unidade curricular.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-10T11:34:31Z
2017-07-10
2017-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Costa, P.A.S. (2017). Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1890
http://hdl.handle.net/11328/1890
Costa, P.A.S. (2017). Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1890
http://hdl.handle.net/11328/1890
TID:201711087
identifier_str_mv Costa, P.A.S. (2017). Ensino da história económica de Angola: Uma proposta de programa curricular. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1890
TID:201711087
url http://hdl.handle.net/11328/1890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134985099149312