Suspensão da descrença : entre a realidade e a ficção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Carlos Filipe Abrantes Antunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13773
Resumo: Cada vez mais nos dias de hoje a tecnologia assume um papel crucial, quer no trabalho, quer na nossa vida social. A evolução da tecnologia e a forma como esta tem “invadido” as nossas vidas poderá ter muitas desvantagens, mas no mundo académico e na investigação científica, especialmente no ramo das ciências da vida, as plataformas digitais, os novos dispositivos tecnológicos, assim como a maior acessibilidade do software e a cada vez maior potência do hardware, tem permitido uma enorme evolução não só ao nível da investigação científica mas também nas componentes terapêuticas de intervenção. A possibilidade de simular cenários reais utilizando plataformas digitais tem sido cada vez mais preponderante nos últimos anos não só através das tecnologias imersivas (Realidade Virtual) mas também nas não imersivas, onde facilmente se consegue simular cenários reais num mundo virtual. No entanto, um mundo virtual não é um mundo real, onde experienciamos estímulos completamente distintos, apesar disso a política continua a ser de simular situações do mundo real num mundo virtual e a interpretar esses resultados como se tivessem correspondência com a realidade. Esta dissertação pretende explorar a possibilidade de introduzir neste tipo de aplicações aquilo que é já usado em obras de ficção, como filmes, teatro, literatura e videojogos. A suspensão da descrença é um conceito introduzido por Samuel Taylor Coleridge em 1817, evoluindo desde então até à sua actual definição mais comum como: a suspensão temporária e voluntária do pensamento crítico e do raciocínio lógico para efeitos de entretenimento para disfrutar de uma obra de ficção (Oxford English Dictionary) Aqueles momentos nos levam a acreditar em situações completamente impossíveis e a viver estas experiências, estando imersos em mundos fictícios; havendo a possibilidade de integração no mundo académico deste tipo de aplicações, onde podemos criar novos mundos e experiências que consigam levar os participantes a suspender a descrença, que impacto poderá isso ter na investigação científica? É esta relação entre o virtual e o real que se pretende explorar nesta dissertação, numa primeira fase tentando compreendermo-nos a nós e a enquadrar o papel da tecnologia tanto na nossa evolução como nos nossos dias. E, numa segunda fase, com a desconstrução estrutural de teorias da conspiração e desinformação, como essas estruturas se aplicam também às obras de ficção e, dessa forma, compreender e identificar os elementos narrativos essenciais para a construção de uma história que possa levar um participante neste tipo de aplicações a suspender a descrença durante a sua experiência no mundo virtual. Palavras – Chave: Suspensão da descrença - Narrativas - Ficção - Tecnologias - Teorias da conspiração
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A possibilidade de simular cenários reais utilizando plataformas digitais tem sido cada vez mais preponderante nos últimos anos não só através das tecnologias imersivas (Realidade Virtual) mas também nas não imersivas, onde facilmente se consegue simular cenários reais num mundo virtual. No entanto, um mundo virtual não é um mundo real, onde experienciamos estímulos completamente distintos, apesar disso a política continua a ser de simular situações do mundo real num mundo virtual e a interpretar esses resultados como se tivessem correspondência com a realidade. Esta dissertação pretende explorar a possibilidade de introduzir neste tipo de aplicações aquilo que é já usado em obras de ficção, como filmes, teatro, literatura e videojogos. A suspensão da descrença é um conceito introduzido por Samuel Taylor Coleridge em 1817, evoluindo desde então até à sua actual definição mais comum como: a suspensão temporária e voluntária do pensamento crítico e do raciocínio lógico para efeitos de entretenimento para disfrutar de uma obra de ficção (Oxford English Dictionary) Aqueles momentos nos levam a acreditar em situações completamente impossíveis e a viver estas experiências, estando imersos em mundos fictícios; havendo a possibilidade de integração no mundo académico deste tipo de aplicações, onde podemos criar novos mundos e experiências que consigam levar os participantes a suspender a descrença, que impacto poderá isso ter na investigação científica? É esta relação entre o virtual e o real que se pretende explorar nesta dissertação, numa primeira fase tentando compreendermo-nos a nós e a enquadrar o papel da tecnologia tanto na nossa evolução como nos nossos dias. E, numa segunda fase, com a desconstrução estrutural de teorias da conspiração e desinformação, como essas estruturas se aplicam também às obras de ficção e, dessa forma, compreender e identificar os elementos narrativos essenciais para a construção de uma história que possa levar um participante neste tipo de aplicações a suspender a descrença durante a sua experiência no mundo virtual. Palavras – Chave: Suspensão da descrença - Narrativas - Ficção - Tecnologias - Teorias da conspiraçãoTechnology has assumed a crucial role that increases every day, both at work and in our social lives. The evolution of technology and the way it has "invaded" our lives may have many disadvantages, but in the academic and the scientific research world, especially in the field of life sciences, digital platforms, new technological devices, as well as the greater accessibility of software and the increasing power of the hardware available, led to a massive evolution not only in terms of scientific research but also in therapeutic intervention. The possibility to simulate real scenarios using digital platforms has been increasingly prevalent in recent years, not only through immersive technologies (Virtual Reality) but also in non-immersive ones, where real scenarios can easily be simulated in a virtual world. However, a virtual world is not a real world, where we experience completely different stimuli, regardless the policy is still to simulate real world situations in a virtual world and then interpret those results as if it were a reflection of reality. This dissertation aims to explore the possibility of introducing in this type of applications what is already being used in works of fiction, such as movies, theater, literature and video games, which is the suspension of disbelief. This concept was introduced by Samuel Taylor Coleridge in 1817, evolving since then to its current most common definition as: the temporary and voluntary suspension of critical thinking and logical reasoning for entertainment purposes to enjoy a work of fiction. (Oxford English Dictionary) Those moments lead us to believe in com lete im ossible situations and to live these experiences, being immersed in fictional worlds; having the possibility of integrating in the academic world this kind of applications, where we can creste new worlds and experiences that can lead the participants to suspend disbelief, what impact could that have on scientif research? It is this relationship between the virtual and the real that we intend to explore in this dissertation, in a first phase trying to understand ourselves and to frame the role of technology both in our evolution and in our days. And in a second phase, with the structural deconstruction of conspiracy theories and disinformation, how these structures also apply to works of fiction and, in this way, understand and identify the essential narrative elements for the construction of a story that can lead a participant in this type of applications to suspend disbelief during his experience in the virtual world. Keywords: Suspension of disbelief - Narratives - Fiction - Technology - Conspiracy theories2023-04-03T09:52:54Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13773TID:203263499porPinto, Carlos Filipe Abrantes Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-07T01:31:08Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:58.933469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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