Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/52729 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a pesquisa-ação enquanto procedimento metodológico que valoriza a dimensão colaborativa nos processos de produção de conhecimento sobre/nas práticas pedagógicas, articulados à transformação do contexto educacional e ao desenvolvimento profissional dos professores. Para tal, discorremos sobre a pesquisa-ação no campo da pesquisa e no campo educacional, ressaltando elementos que nos ajudem a compreender o seu processo constitutivo enquanto metodologia de análise e transformação de uma dada realidade; na sequência, evidenciamos a dimensão coletiva e colaborativa, centrada no contexto educativo, como condição imprescindível para a pesquisa-ação. E, por conclusão, apresentamos considerações sobre as condições necessárias que devem existir no contexto educativo no sentido que tal metodologia seja considerada um instrumento capaz de favorecer a transformação e produção de conhecimento nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento profissional docente. |
id |
RCAP_3f52625b0863088fe62e41e36aaa0886 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52729 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacionalPesquisa-açãoInvestigação-açãoTrabalho ColetivoDesenvolvimento Profissional de ProfessoresAction researchCollective workTeacher Professional developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho tem por objetivo refletir sobre a pesquisa-ação enquanto procedimento metodológico que valoriza a dimensão colaborativa nos processos de produção de conhecimento sobre/nas práticas pedagógicas, articulados à transformação do contexto educacional e ao desenvolvimento profissional dos professores. Para tal, discorremos sobre a pesquisa-ação no campo da pesquisa e no campo educacional, ressaltando elementos que nos ajudem a compreender o seu processo constitutivo enquanto metodologia de análise e transformação de uma dada realidade; na sequência, evidenciamos a dimensão coletiva e colaborativa, centrada no contexto educativo, como condição imprescindível para a pesquisa-ação. E, por conclusão, apresentamos considerações sobre as condições necessárias que devem existir no contexto educativo no sentido que tal metodologia seja considerada um instrumento capaz de favorecer a transformação e produção de conhecimento nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento profissional docente.This paper aims to reflect on the action research as a methodological procedure that values collaborative dimension in knowledge production processes of/in pedagogical practices, linked to the transformation of the educational context and the teacher’s professional development. To do so, we carry on about the action research in the research field and educational field, emphasizing elements that help us to understand its constitutive process as a methodology of analysis and transformation of a certain reality; as a result, we noted the collective and collaborative dimension, centred in the educational context, as an indispensable condition for the action research. And, in conclusion, we present considerations on the necessary conditions that must exist in the educational context for such a methodology to be considered a tool to promote the transformation and production of knowledge in teaching practices and the teacher’s professional development.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionRede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (ESTREIADIÁLOGOS)Universidade do MinhoFelício, Helena Maria dos SantosSilva, Carlos Manuel Ribeiro da2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52729por2183-8402https://goo.gl/wbKoL4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:49.629365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional |
title |
Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional |
spellingShingle |
Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional Felício, Helena Maria dos Santos Pesquisa-ação Investigação-ação Trabalho Coletivo Desenvolvimento Profissional de Professores Action research Collective work Teacher Professional development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional |
title_full |
Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional |
title_fullStr |
Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional |
title_full_unstemmed |
Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional |
title_sort |
Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional |
author |
Felício, Helena Maria dos Santos |
author_facet |
Felício, Helena Maria dos Santos Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felício, Helena Maria dos Santos Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa-ação Investigação-ação Trabalho Coletivo Desenvolvimento Profissional de Professores Action research Collective work Teacher Professional development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Pesquisa-ação Investigação-ação Trabalho Coletivo Desenvolvimento Profissional de Professores Action research Collective work Teacher Professional development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a pesquisa-ação enquanto procedimento metodológico que valoriza a dimensão colaborativa nos processos de produção de conhecimento sobre/nas práticas pedagógicas, articulados à transformação do contexto educacional e ao desenvolvimento profissional dos professores. Para tal, discorremos sobre a pesquisa-ação no campo da pesquisa e no campo educacional, ressaltando elementos que nos ajudem a compreender o seu processo constitutivo enquanto metodologia de análise e transformação de uma dada realidade; na sequência, evidenciamos a dimensão coletiva e colaborativa, centrada no contexto educativo, como condição imprescindível para a pesquisa-ação. E, por conclusão, apresentamos considerações sobre as condições necessárias que devem existir no contexto educativo no sentido que tal metodologia seja considerada um instrumento capaz de favorecer a transformação e produção de conhecimento nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento profissional docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2016-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/52729 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/52729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-8402 https://goo.gl/wbKoL4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (ESTREIADIÁLOGOS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (ESTREIADIÁLOGOS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133024501104640 |