Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felício, Helena Maria dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52729
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a pesquisa-ação enquanto procedimento metodológico que valoriza a dimensão colaborativa nos processos de produção de conhecimento sobre/nas práticas pedagógicas, articulados à transformação do contexto educacional e ao desenvolvimento profissional dos professores. Para tal, discorremos sobre a pesquisa-ação no campo da pesquisa e no campo educacional, ressaltando elementos que nos ajudem a compreender o seu processo constitutivo enquanto metodologia de análise e transformação de uma dada realidade; na sequência, evidenciamos a dimensão coletiva e colaborativa, centrada no contexto educativo, como condição imprescindível para a pesquisa-ação. E, por conclusão, apresentamos considerações sobre as condições necessárias que devem existir no contexto educativo no sentido que tal metodologia seja considerada um instrumento capaz de favorecer a transformação e produção de conhecimento nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento profissional docente.
id RCAP_3f52625b0863088fe62e41e36aaa0886
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52729
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacionalPesquisa-açãoInvestigação-açãoTrabalho ColetivoDesenvolvimento Profissional de ProfessoresAction researchCollective workTeacher Professional developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho tem por objetivo refletir sobre a pesquisa-ação enquanto procedimento metodológico que valoriza a dimensão colaborativa nos processos de produção de conhecimento sobre/nas práticas pedagógicas, articulados à transformação do contexto educacional e ao desenvolvimento profissional dos professores. Para tal, discorremos sobre a pesquisa-ação no campo da pesquisa e no campo educacional, ressaltando elementos que nos ajudem a compreender o seu processo constitutivo enquanto metodologia de análise e transformação de uma dada realidade; na sequência, evidenciamos a dimensão coletiva e colaborativa, centrada no contexto educativo, como condição imprescindível para a pesquisa-ação. E, por conclusão, apresentamos considerações sobre as condições necessárias que devem existir no contexto educativo no sentido que tal metodologia seja considerada um instrumento capaz de favorecer a transformação e produção de conhecimento nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento profissional docente.This paper aims to reflect on the action research as a methodological procedure that values collaborative dimension in knowledge production processes of/in pedagogical practices, linked to the transformation of the educational context and the teacher’s professional development. To do so, we carry on about the action research in the research field and educational field, emphasizing elements that help us to understand its constitutive process as a methodology of analysis and transformation of a certain reality; as a result, we noted the collective and collaborative dimension, centred in the educational context, as an indispensable condition for the action research. And, in conclusion, we present considerations on the necessary conditions that must exist in the educational context for such a methodology to be considered a tool to promote the transformation and production of knowledge in teaching practices and the teacher’s professional development.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionRede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (ESTREIADIÁLOGOS)Universidade do MinhoFelício, Helena Maria dos SantosSilva, Carlos Manuel Ribeiro da2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52729por2183-8402https://goo.gl/wbKoL4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:49.629365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional
title Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional
spellingShingle Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional
Felício, Helena Maria dos Santos
Pesquisa-ação
Investigação-ação
Trabalho Coletivo
Desenvolvimento Profissional de Professores
Action research
Collective work
Teacher Professional development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional
title_full Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional
title_fullStr Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional
title_full_unstemmed Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional
title_sort Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional
author Felício, Helena Maria dos Santos
author_facet Felício, Helena Maria dos Santos
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
author_role author
author2 Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Felício, Helena Maria dos Santos
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-ação
Investigação-ação
Trabalho Coletivo
Desenvolvimento Profissional de Professores
Action research
Collective work
Teacher Professional development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pesquisa-ação
Investigação-ação
Trabalho Coletivo
Desenvolvimento Profissional de Professores
Action research
Collective work
Teacher Professional development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a pesquisa-ação enquanto procedimento metodológico que valoriza a dimensão colaborativa nos processos de produção de conhecimento sobre/nas práticas pedagógicas, articulados à transformação do contexto educacional e ao desenvolvimento profissional dos professores. Para tal, discorremos sobre a pesquisa-ação no campo da pesquisa e no campo educacional, ressaltando elementos que nos ajudem a compreender o seu processo constitutivo enquanto metodologia de análise e transformação de uma dada realidade; na sequência, evidenciamos a dimensão coletiva e colaborativa, centrada no contexto educativo, como condição imprescindível para a pesquisa-ação. E, por conclusão, apresentamos considerações sobre as condições necessárias que devem existir no contexto educativo no sentido que tal metodologia seja considerada um instrumento capaz de favorecer a transformação e produção de conhecimento nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento profissional docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52729
url http://hdl.handle.net/1822/52729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-8402
https://goo.gl/wbKoL4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (ESTREIADIÁLOGOS)
publisher.none.fl_str_mv Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (ESTREIADIÁLOGOS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133024501104640