Práticas lectivas dos professores de matemática do 3º ciclo no Distrito de Beja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferro, Nuno Fernando Montes Palma
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11886
Resumo: A Matemática promove no indivíduo a capacidade de pensar, de resolver problemas e tomar decisões. A forma como o indivíduo aprende Matemática está intimamente ligada às práticas lectivas que lhe são proporcionadas. Este estudo caracteriza as práticas lectivas dos professores do 3º ciclo do Distrito de Beja e visa conhecer a posição dos professores relativamente aos objectivos de aprendizagem que mais valorizam, aos materiais, tarefas e experiências de aprendizagem que disponibilizam aos seus alunos, ao conhecimento que deles possuem, à comunicação que com eles estabelecem e aos instrumentos de avaliação que utilizam para os avaliar. A metodologia utilizada teve por base um questionário a que responderam 60 professores de Matemática que leccionaram o 3º ciclo no ano lectivo de 2009/2010. Os professores envolvidos valorizaram objectivos que desenvolvem capacidades relacionadas com o poder da Matemática. Os exercícios de aplicação, são as tarefas preferidas pelos professores. O manual adoptado e a resolução de problemas são o material e a experiência de aprendizagem mais utilizados na sala de aula, apesar de o computador ser o material usado por mais professores. Os participantes caracterizaram as suas turmas como heterogéneas e os seus alunos como sendo uma mistura com vários tipos de capacidades. Estão satisfeitos com a comunicação que se estabelece na sala de aula e elegem o teste escrito como o principal instrumento de avaliação; ### ABSTRACT: Mathematics fosters in the individual the ability to think, to solve problems and to take decisions. The method the individual uses to learn Mathematics is closely connected to the teaching practices which he is provided with. This study characterizes the teaching practices of the teachers of the 3rd cycle in the district of Beja and aims at getting to know the teachers’ position concerning the learning targets they most praise, the materials, the tasks and learning experiences they provide their pupils with, the knowledge they have from them, the communication they establish with them and the evaluation instruments at their reach. The methodology used was based upon a quiz answered by 60 teachers of mathematics who taught the 3rd cycle during the school year 2009/ 2011 .The teachers in question focused on targets which develop skills related to the power of Mathematics. Exercise practice is the teachers’ favourite task. The handbook approved and the solution of problems are the material and the learning experience mostly used in the classroom although the computer is the most used tool by most teachers. The participants characterize their classes as heterogeneous and their pupils as a mixture of several types of skills. They are pleased with the communication established in the classroom and they select the written test as the main evaluation instrument.
id RCAP_3f54c663af4acce84565149054c9f4dc
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11886
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas lectivas dos professores de matemática do 3º ciclo no Distrito de BejaEnsino de matemáticaPrática lectiva de professoresCurrículoDesenvolvimento curricularMathematics teachingClassroom practices of mathematics teachersCurriculumCurriculum developmentA Matemática promove no indivíduo a capacidade de pensar, de resolver problemas e tomar decisões. A forma como o indivíduo aprende Matemática está intimamente ligada às práticas lectivas que lhe são proporcionadas. Este estudo caracteriza as práticas lectivas dos professores do 3º ciclo do Distrito de Beja e visa conhecer a posição dos professores relativamente aos objectivos de aprendizagem que mais valorizam, aos materiais, tarefas e experiências de aprendizagem que disponibilizam aos seus alunos, ao conhecimento que deles possuem, à comunicação que com eles estabelecem e aos instrumentos de avaliação que utilizam para os avaliar. A metodologia utilizada teve por base um questionário a que responderam 60 professores de Matemática que leccionaram o 3º ciclo no ano lectivo de 2009/2010. Os professores envolvidos valorizaram objectivos que desenvolvem capacidades relacionadas com o poder da Matemática. Os exercícios de aplicação, são as tarefas preferidas pelos professores. O manual adoptado e a resolução de problemas são o material e a experiência de aprendizagem mais utilizados na sala de aula, apesar de o computador ser o material usado por mais professores. Os participantes caracterizaram as suas turmas como heterogéneas e os seus alunos como sendo uma mistura com vários tipos de capacidades. Estão satisfeitos com a comunicação que se estabelece na sala de aula e elegem o teste escrito como o principal instrumento de avaliação; ### ABSTRACT: Mathematics fosters in the individual the ability to think, to solve problems and to take decisions. The method the individual uses to learn Mathematics is closely connected to the teaching practices which he is provided with. This study characterizes the teaching practices of the teachers of the 3rd cycle in the district of Beja and aims at getting to know the teachers’ position concerning the learning targets they most praise, the materials, the tasks and learning experiences they provide their pupils with, the knowledge they have from them, the communication they establish with them and the evaluation instruments at their reach. The methodology used was based upon a quiz answered by 60 teachers of mathematics who taught the 3rd cycle during the school year 2009/ 2011 .The teachers in question focused on targets which develop skills related to the power of Mathematics. Exercise practice is the teachers’ favourite task. The handbook approved and the solution of problems are the material and the learning experience mostly used in the classroom although the computer is the most used tool by most teachers. The participants characterize their classes as heterogeneous and their pupils as a mixture of several types of skills. They are pleased with the communication established in the classroom and they select the written test as the main evaluation instrument.Universidade de Évora2014-11-26T17:12:35Z2014-11-262012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11886http://hdl.handle.net/10174/11886porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Ferro, Nuno Fernando Montes Palmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:34.976160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas lectivas dos professores de matemática do 3º ciclo no Distrito de Beja
title Práticas lectivas dos professores de matemática do 3º ciclo no Distrito de Beja
spellingShingle Práticas lectivas dos professores de matemática do 3º ciclo no Distrito de Beja
Ferro, Nuno Fernando Montes Palma
Ensino de matemática
Prática lectiva de professores
Currículo
Desenvolvimento curricular
Mathematics teaching
Classroom practices of mathematics teachers
Curriculum
Curriculum development
title_short Práticas lectivas dos professores de matemática do 3º ciclo no Distrito de Beja
title_full Práticas lectivas dos professores de matemática do 3º ciclo no Distrito de Beja
title_fullStr Práticas lectivas dos professores de matemática do 3º ciclo no Distrito de Beja
title_full_unstemmed Práticas lectivas dos professores de matemática do 3º ciclo no Distrito de Beja
title_sort Práticas lectivas dos professores de matemática do 3º ciclo no Distrito de Beja
author Ferro, Nuno Fernando Montes Palma
author_facet Ferro, Nuno Fernando Montes Palma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferro, Nuno Fernando Montes Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Prática lectiva de professores
Currículo
Desenvolvimento curricular
Mathematics teaching
Classroom practices of mathematics teachers
Curriculum
Curriculum development
topic Ensino de matemática
Prática lectiva de professores
Currículo
Desenvolvimento curricular
Mathematics teaching
Classroom practices of mathematics teachers
Curriculum
Curriculum development
description A Matemática promove no indivíduo a capacidade de pensar, de resolver problemas e tomar decisões. A forma como o indivíduo aprende Matemática está intimamente ligada às práticas lectivas que lhe são proporcionadas. Este estudo caracteriza as práticas lectivas dos professores do 3º ciclo do Distrito de Beja e visa conhecer a posição dos professores relativamente aos objectivos de aprendizagem que mais valorizam, aos materiais, tarefas e experiências de aprendizagem que disponibilizam aos seus alunos, ao conhecimento que deles possuem, à comunicação que com eles estabelecem e aos instrumentos de avaliação que utilizam para os avaliar. A metodologia utilizada teve por base um questionário a que responderam 60 professores de Matemática que leccionaram o 3º ciclo no ano lectivo de 2009/2010. Os professores envolvidos valorizaram objectivos que desenvolvem capacidades relacionadas com o poder da Matemática. Os exercícios de aplicação, são as tarefas preferidas pelos professores. O manual adoptado e a resolução de problemas são o material e a experiência de aprendizagem mais utilizados na sala de aula, apesar de o computador ser o material usado por mais professores. Os participantes caracterizaram as suas turmas como heterogéneas e os seus alunos como sendo uma mistura com vários tipos de capacidades. Estão satisfeitos com a comunicação que se estabelece na sala de aula e elegem o teste escrito como o principal instrumento de avaliação; ### ABSTRACT: Mathematics fosters in the individual the ability to think, to solve problems and to take decisions. The method the individual uses to learn Mathematics is closely connected to the teaching practices which he is provided with. This study characterizes the teaching practices of the teachers of the 3rd cycle in the district of Beja and aims at getting to know the teachers’ position concerning the learning targets they most praise, the materials, the tasks and learning experiences they provide their pupils with, the knowledge they have from them, the communication they establish with them and the evaluation instruments at their reach. The methodology used was based upon a quiz answered by 60 teachers of mathematics who taught the 3rd cycle during the school year 2009/ 2011 .The teachers in question focused on targets which develop skills related to the power of Mathematics. Exercise practice is the teachers’ favourite task. The handbook approved and the solution of problems are the material and the learning experience mostly used in the classroom although the computer is the most used tool by most teachers. The participants characterize their classes as heterogeneous and their pupils as a mixture of several types of skills. They are pleased with the communication established in the classroom and they select the written test as the main evaluation instrument.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-11-26T17:12:35Z
2014-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11886
http://hdl.handle.net/10174/11886
url http://hdl.handle.net/10174/11886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540806348800