Práticas lectivas dos professores de matemática do 3º ciclo no Distrito de Beja
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11886 |
Resumo: | A Matemática promove no indivíduo a capacidade de pensar, de resolver problemas e tomar decisões. A forma como o indivíduo aprende Matemática está intimamente ligada às práticas lectivas que lhe são proporcionadas. Este estudo caracteriza as práticas lectivas dos professores do 3º ciclo do Distrito de Beja e visa conhecer a posição dos professores relativamente aos objectivos de aprendizagem que mais valorizam, aos materiais, tarefas e experiências de aprendizagem que disponibilizam aos seus alunos, ao conhecimento que deles possuem, à comunicação que com eles estabelecem e aos instrumentos de avaliação que utilizam para os avaliar. A metodologia utilizada teve por base um questionário a que responderam 60 professores de Matemática que leccionaram o 3º ciclo no ano lectivo de 2009/2010. Os professores envolvidos valorizaram objectivos que desenvolvem capacidades relacionadas com o poder da Matemática. Os exercícios de aplicação, são as tarefas preferidas pelos professores. O manual adoptado e a resolução de problemas são o material e a experiência de aprendizagem mais utilizados na sala de aula, apesar de o computador ser o material usado por mais professores. Os participantes caracterizaram as suas turmas como heterogéneas e os seus alunos como sendo uma mistura com vários tipos de capacidades. Estão satisfeitos com a comunicação que se estabelece na sala de aula e elegem o teste escrito como o principal instrumento de avaliação; ### ABSTRACT: Mathematics fosters in the individual the ability to think, to solve problems and to take decisions. The method the individual uses to learn Mathematics is closely connected to the teaching practices which he is provided with. This study characterizes the teaching practices of the teachers of the 3rd cycle in the district of Beja and aims at getting to know the teachers’ position concerning the learning targets they most praise, the materials, the tasks and learning experiences they provide their pupils with, the knowledge they have from them, the communication they establish with them and the evaluation instruments at their reach. The methodology used was based upon a quiz answered by 60 teachers of mathematics who taught the 3rd cycle during the school year 2009/ 2011 .The teachers in question focused on targets which develop skills related to the power of Mathematics. Exercise practice is the teachers’ favourite task. The handbook approved and the solution of problems are the material and the learning experience mostly used in the classroom although the computer is the most used tool by most teachers. The participants characterize their classes as heterogeneous and their pupils as a mixture of several types of skills. They are pleased with the communication established in the classroom and they select the written test as the main evaluation instrument. |
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Práticas lectivas dos professores de matemática do 3º ciclo no Distrito de BejaEnsino de matemáticaPrática lectiva de professoresCurrículoDesenvolvimento curricularMathematics teachingClassroom practices of mathematics teachersCurriculumCurriculum developmentA Matemática promove no indivíduo a capacidade de pensar, de resolver problemas e tomar decisões. A forma como o indivíduo aprende Matemática está intimamente ligada às práticas lectivas que lhe são proporcionadas. Este estudo caracteriza as práticas lectivas dos professores do 3º ciclo do Distrito de Beja e visa conhecer a posição dos professores relativamente aos objectivos de aprendizagem que mais valorizam, aos materiais, tarefas e experiências de aprendizagem que disponibilizam aos seus alunos, ao conhecimento que deles possuem, à comunicação que com eles estabelecem e aos instrumentos de avaliação que utilizam para os avaliar. A metodologia utilizada teve por base um questionário a que responderam 60 professores de Matemática que leccionaram o 3º ciclo no ano lectivo de 2009/2010. Os professores envolvidos valorizaram objectivos que desenvolvem capacidades relacionadas com o poder da Matemática. Os exercícios de aplicação, são as tarefas preferidas pelos professores. O manual adoptado e a resolução de problemas são o material e a experiência de aprendizagem mais utilizados na sala de aula, apesar de o computador ser o material usado por mais professores. Os participantes caracterizaram as suas turmas como heterogéneas e os seus alunos como sendo uma mistura com vários tipos de capacidades. Estão satisfeitos com a comunicação que se estabelece na sala de aula e elegem o teste escrito como o principal instrumento de avaliação; ### ABSTRACT: Mathematics fosters in the individual the ability to think, to solve problems and to take decisions. The method the individual uses to learn Mathematics is closely connected to the teaching practices which he is provided with. This study characterizes the teaching practices of the teachers of the 3rd cycle in the district of Beja and aims at getting to know the teachers’ position concerning the learning targets they most praise, the materials, the tasks and learning experiences they provide their pupils with, the knowledge they have from them, the communication they establish with them and the evaluation instruments at their reach. The methodology used was based upon a quiz answered by 60 teachers of mathematics who taught the 3rd cycle during the school year 2009/ 2011 .The teachers in question focused on targets which develop skills related to the power of Mathematics. Exercise practice is the teachers’ favourite task. The handbook approved and the solution of problems are the material and the learning experience mostly used in the classroom although the computer is the most used tool by most teachers. The participants characterize their classes as heterogeneous and their pupils as a mixture of several types of skills. They are pleased with the communication established in the classroom and they select the written test as the main evaluation instrument.Universidade de Évora2014-11-26T17:12:35Z2014-11-262012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11886http://hdl.handle.net/10174/11886porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Ferro, Nuno Fernando Montes Palmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:34.976160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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