Qualidade de vida e sobrevivência económica da família camponesa minhota: o papel das herdeiras (sécs. XVIII-XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durães, Margarida
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/3220
Resumo: Este estudo centrado numa amostra de escrituras testamentárias, permitiu a análise e compreensão do papel desempenhado pela mulher no seio da família e economia da casa camponesa Minhota. Mão-de-obra fundamental em todas as tarefas da casa camponesa, as mulheres eram o sustentáculo da qualidade de vida bem estar e sobrevivência económica das suas famílias acabando por assumir um lugar destacado nas práticas hereditárias que lhes permitiu o acesso à propriedade dos princípais meios de produção da economia agrícola.
id RCAP_3f5d2d9077fe24ebcbfb3df1d900436a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade de vida e sobrevivência económica da família camponesa minhota: o papel das herdeiras (sécs. XVIII-XIX)HistóriaSociedadeMinhoEste estudo centrado numa amostra de escrituras testamentárias, permitiu a análise e compreensão do papel desempenhado pela mulher no seio da família e economia da casa camponesa Minhota. Mão-de-obra fundamental em todas as tarefas da casa camponesa, as mulheres eram o sustentáculo da qualidade de vida bem estar e sobrevivência económica das suas famílias acabando por assumir um lugar destacado nas práticas hereditárias que lhes permitiu o acesso à propriedade dos princípais meios de produção da economia agrícola.Universidade do MinhoDurães, Margarida20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/3220por"Cadernos do Noroeste". ISSN 0870-9874. 7:1-2 (2000) 125-144.0870-9874info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:12.888349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida e sobrevivência económica da família camponesa minhota: o papel das herdeiras (sécs. XVIII-XIX)
title Qualidade de vida e sobrevivência económica da família camponesa minhota: o papel das herdeiras (sécs. XVIII-XIX)
spellingShingle Qualidade de vida e sobrevivência económica da família camponesa minhota: o papel das herdeiras (sécs. XVIII-XIX)
Durães, Margarida
História
Sociedade
Minho
title_short Qualidade de vida e sobrevivência económica da família camponesa minhota: o papel das herdeiras (sécs. XVIII-XIX)
title_full Qualidade de vida e sobrevivência económica da família camponesa minhota: o papel das herdeiras (sécs. XVIII-XIX)
title_fullStr Qualidade de vida e sobrevivência económica da família camponesa minhota: o papel das herdeiras (sécs. XVIII-XIX)
title_full_unstemmed Qualidade de vida e sobrevivência económica da família camponesa minhota: o papel das herdeiras (sécs. XVIII-XIX)
title_sort Qualidade de vida e sobrevivência económica da família camponesa minhota: o papel das herdeiras (sécs. XVIII-XIX)
author Durães, Margarida
author_facet Durães, Margarida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Durães, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv História
Sociedade
Minho
topic História
Sociedade
Minho
description Este estudo centrado numa amostra de escrituras testamentárias, permitiu a análise e compreensão do papel desempenhado pela mulher no seio da família e economia da casa camponesa Minhota. Mão-de-obra fundamental em todas as tarefas da casa camponesa, as mulheres eram o sustentáculo da qualidade de vida bem estar e sobrevivência económica das suas famílias acabando por assumir um lugar destacado nas práticas hereditárias que lhes permitiu o acesso à propriedade dos princípais meios de produção da economia agrícola.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/3220
url http://hdl.handle.net/1822/3220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Cadernos do Noroeste". ISSN 0870-9874. 7:1-2 (2000) 125-144.
0870-9874
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132819297927168