A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º ceb

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Mónica
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Linhares, Elisabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4785
Resumo: O ensino dos Primeiros Socorros constitui-se uma área prioritária em muitos países da Europa fazendo parte integrante do currículo. Contudo, a abordagem deste tema, em Portugal, é bastante limitada remetendo para a necessidade de uma formação de professores e alunos desde os primeiros níveis de ensino de forma a capacitar as nossas crianças a intervir e salvar pessoas. Para além de se saber o que fazer, importa, também, ter uma atitude de prevenção para minimizar as situações em que é necessário intervir em situações de emergência. O presente estudo de caso centrou-se assim na promoção de competências de atuação em Primeiros Socorros numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do ensino Básico. O seu principal objetivo foi o de verificar o impacte da exploração didática deste tema nos alunos participantes do estudo. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário aos alunos antes e depois da abordagem realizada em sala de aula, um questionário destinado a uma corporação de bombeiros da região onde decorreu o estudo, de entrevistas, à observação participante e análise documental. Verificou-se que as atividades de Primeiros Socorros que foram concebidas, implementadas e avaliadas capacitaram os alunos a realizarem procedimentos de Primeiros Socorros.
id RCAP_3f7f621c70279dbefcd0722930af4974
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º cebeducação para a saúdeprimeiros socorroscompetênciasalunos1.º Ciclo do Ensino Básicohealth educationfirst aidskillsstudentsfirst primary schoolO ensino dos Primeiros Socorros constitui-se uma área prioritária em muitos países da Europa fazendo parte integrante do currículo. Contudo, a abordagem deste tema, em Portugal, é bastante limitada remetendo para a necessidade de uma formação de professores e alunos desde os primeiros níveis de ensino de forma a capacitar as nossas crianças a intervir e salvar pessoas. Para além de se saber o que fazer, importa, também, ter uma atitude de prevenção para minimizar as situações em que é necessário intervir em situações de emergência. O presente estudo de caso centrou-se assim na promoção de competências de atuação em Primeiros Socorros numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do ensino Básico. O seu principal objetivo foi o de verificar o impacte da exploração didática deste tema nos alunos participantes do estudo. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário aos alunos antes e depois da abordagem realizada em sala de aula, um questionário destinado a uma corporação de bombeiros da região onde decorreu o estudo, de entrevistas, à observação participante e análise documental. Verificou-se que as atividades de Primeiros Socorros que foram concebidas, implementadas e avaliadas capacitaram os alunos a realizarem procedimentos de Primeiros Socorros.Teaching First Aid constitutes a priority area in many European countries as an integral part of the curriculum. However, the approach this issue in Portugal is very limited there is a need training teachers and students from the earliest levels of education in order to empower our children to step in and save people. Beyond to knowing what to do, it is also important to have an attitude of prevention to minimize situations where it is necessary to act in emergency situations. This case study focused on promoting skills like acting in a First Aid with a class of 3th grade of 1st Basic Teaching Cycle. Its main objective was to verify the impact of didactic exploration of this theme in the students participating in the study. The data were collected using a questionnaire to students before and after the approach taken in the classroom, a questionnaire for a fire department in the region where the study took place, interviews, participant observation and document analysis. The results showed that strategies implemented in the classroom enabled students to perform First Aid procedures.Instituto Politécnico de Santarém /ESERepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRosário, MónicaLinhares, Elisabete2024-02-21T17:56:21Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4785porRosário,M. & Linhares, E. (2014). A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º ceb. Revista UIPS, 2(6), 213-226.2182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T11:04:42Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:34.933644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º ceb
title A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º ceb
spellingShingle A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º ceb
Rosário, Mónica
educação para a saúde
primeiros socorros
competências
alunos
1.º Ciclo do Ensino Básico
health education
first aid
skills
students
first primary school
title_short A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º ceb
title_full A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º ceb
title_fullStr A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º ceb
title_full_unstemmed A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º ceb
title_sort A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º ceb
author Rosário, Mónica
author_facet Rosário, Mónica
Linhares, Elisabete
author_role author
author2 Linhares, Elisabete
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Mónica
Linhares, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv educação para a saúde
primeiros socorros
competências
alunos
1.º Ciclo do Ensino Básico
health education
first aid
skills
students
first primary school
topic educação para a saúde
primeiros socorros
competências
alunos
1.º Ciclo do Ensino Básico
health education
first aid
skills
students
first primary school
description O ensino dos Primeiros Socorros constitui-se uma área prioritária em muitos países da Europa fazendo parte integrante do currículo. Contudo, a abordagem deste tema, em Portugal, é bastante limitada remetendo para a necessidade de uma formação de professores e alunos desde os primeiros níveis de ensino de forma a capacitar as nossas crianças a intervir e salvar pessoas. Para além de se saber o que fazer, importa, também, ter uma atitude de prevenção para minimizar as situações em que é necessário intervir em situações de emergência. O presente estudo de caso centrou-se assim na promoção de competências de atuação em Primeiros Socorros numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do ensino Básico. O seu principal objetivo foi o de verificar o impacte da exploração didática deste tema nos alunos participantes do estudo. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário aos alunos antes e depois da abordagem realizada em sala de aula, um questionário destinado a uma corporação de bombeiros da região onde decorreu o estudo, de entrevistas, à observação participante e análise documental. Verificou-se que as atividades de Primeiros Socorros que foram concebidas, implementadas e avaliadas capacitaram os alunos a realizarem procedimentos de Primeiros Socorros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2024-02-21T17:56:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4785
url http://hdl.handle.net/10400.15/4785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rosário,M. & Linhares, E. (2014). A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º ceb. Revista UIPS, 2(6), 213-226.
2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém /ESE
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém /ESE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137765780094976