Avaliação da função visual em crianças no ACeS Dão Lafões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Sara Raquel Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/31122
Resumo: RESUMO - As alterações da função visual têm um impacto significativo na qualidade de vida, com repercussões socioeconómicas importantes. Situações que comprometam o normal desenvolvimento do sistema visual, que ocorre nos primeiros anos de vida, podem condicionar perda de visão irreversível. Assim, o diagnóstico precoce de patologias oftalmológicas é decisivo. O Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil contempla as orientações relativas à avaliação da visão nas consultas de vigilância de saúde infantil e juvenil nos Cuidados de Saúde Primários. O principal objetivo deste trabalho foi conhecer os procedimentos relacionados com a saúde da visão das crianças no Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões. Foi desenvolvido um estudo observacional, transversal, descritivo, com componente analítica, utilizando registos de acuidade visual e de referenciação para a oftalmologia do SClínico entre 2007 e 2015 em crianças até aos 10 anos de idade, no ACeS Dão Lafões, bem como entrevistas a três médicos e três enfermeiros das unidades de saúde do concelho de Viseu. Foram incluídas 34.695 crianças. A proporção de crianças com registos de acuidade visual, bem como a proporção de crianças em que esta era anormal, aumentou ao longo do período em estudo. Em 2015, 30,4% das crianças tinham registo de acuidade visual, das quais 6,9% tinham diminuição da mesma. A maior proporção de registos ocorreu aos 5 anos (60,1%) e a diminuição da acuidade visual foi mais frequente no grupo etário dos 8-10 anos (10,3%, p<0,01). As referenciações ocorreram na maioria em crianças dos 5 aos 10 anos e os principais motivos identificados foram a diminuição da acuidade visual, estrabismo e erros refrativos. A avaliação da acuidade visual aos 5 anos foi o procedimento mais destacado pelos profissionais entrevistados, havendo referência à falta de materiais e condições para uma avaliação mais precisa como o principal obstáculo. Existem muitos aspetos a serem melhorados nos procedimentos para avaliação da função visual, sobretudo em idade pré-escolar, que podem ser colmatados com a atualização e divulgação de orientações técnicas, a sistematização dos critérios de referenciação, a formação dos profissionais e a implementação de rastreios de base populacional em idades-chave.
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O principal objetivo deste trabalho foi conhecer os procedimentos relacionados com a saúde da visão das crianças no Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões. Foi desenvolvido um estudo observacional, transversal, descritivo, com componente analítica, utilizando registos de acuidade visual e de referenciação para a oftalmologia do SClínico entre 2007 e 2015 em crianças até aos 10 anos de idade, no ACeS Dão Lafões, bem como entrevistas a três médicos e três enfermeiros das unidades de saúde do concelho de Viseu. Foram incluídas 34.695 crianças. A proporção de crianças com registos de acuidade visual, bem como a proporção de crianças em que esta era anormal, aumentou ao longo do período em estudo. Em 2015, 30,4% das crianças tinham registo de acuidade visual, das quais 6,9% tinham diminuição da mesma. A maior proporção de registos ocorreu aos 5 anos (60,1%) e a diminuição da acuidade visual foi mais frequente no grupo etário dos 8-10 anos (10,3%, p<0,01). As referenciações ocorreram na maioria em crianças dos 5 aos 10 anos e os principais motivos identificados foram a diminuição da acuidade visual, estrabismo e erros refrativos. A avaliação da acuidade visual aos 5 anos foi o procedimento mais destacado pelos profissionais entrevistados, havendo referência à falta de materiais e condições para uma avaliação mais precisa como o principal obstáculo. Existem muitos aspetos a serem melhorados nos procedimentos para avaliação da função visual, sobretudo em idade pré-escolar, que podem ser colmatados com a atualização e divulgação de orientações técnicas, a sistematização dos critérios de referenciação, a formação dos profissionais e a implementação de rastreios de base populacional em idades-chave.ABSTRACT - Visual function abnormalities affect quality of life, with significant socio-economic impact. Conditions that compromise normal visual function development, which occurs early in life, can cause irreversible vision loss. Therefore, early diagnosis of eye diseases in childhood plays a key role. The National Child and Youth Health Program includes key recommendations for visual function assessment, as part of children’s health surveillance during medical appointments in Primary Health Care. The aim of this study was to indentify visual function assessment procedures in childhood, in the Health Centers Group Dão Lafões. An observational, cross-sectional, descriptive study was developed, using visual acuity and ophthalmology referrals records in SClínico, between 2007 and 2015 in children under 10 years, and interviews with three doctors and three nurses from Viseu municipality. 34,695 children were included. The proportion of records and decreased visual acuity increased over the study period In 2015, 30.4% children had visual acuity records, of which 6.9% had decreased visual acuity. The highest proportion of records occurred at 5 years-old children (60.1%); decreased visual acuity was more frequent in 8-10 years age group (10.3%, p <0.01). Referrals occurred mostly in children from 5 to 10 years and the main reasons were decreased visual acuity, strabismus and refractive errors. Visual acuity assessment at 5 years was the most reported procedure by healthcare professionals; the lack of materials and conditions for accurate assessment was the main obstacle identified. There are many aspects to be improved in visual function assessment, especially in pre-school aged children, through technical guidelines update and dissemination, systematization of the referral criteria, healthcare professionals training and population based screening in key ages.Loureiro, Maria Isabel GuedesRUNDias, Sara Raquel Pereira2018-12-12T01:30:32Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/31122TID:201878860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:17:12Zoai:run.unl.pt:10362/31122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:35.961320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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