Lean no sistema de gestão de conservação e manutenção de auto-estradas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Tiago Emanuel Laurentino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/11914
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau Mestre em Engenharia Civil – Perfil de Construção
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spelling Lean no sistema de gestão de conservação e manutenção de auto-estradasLean constructionConcessões rodoviáriasSistema de gestãoMapeamento de fluxo de valorManutençãoVias rodoviáriasDissertação para obtenção do Grau Mestre em Engenharia Civil – Perfil de ConstruçãoNum período no qual a indústria da construção tem sido desafiada com a pressão de custos altos, com falta de obras, com a crescente polémica em Portugal sobre excesso de obras rodoviárias, a sustentabilidade e rentabilidade é neste momento a maior preocupação que afecta o sector indus-trial. Não sendo excepção à regra, o sector da construção e mais precisamente de concessões rodoviá-rias não se encontra indiferente a toda esta preocupação, procurando cada vez mais adoptar indi-cadores capazes de medir a sustentabilidade e rentabilidade operacional. Neste sentido, surgiu a Lean Construction que nos últimos anos ajudou a emergir um novo para-digma na gestão de projectos de construção, por forma a minimizar desperdícios e optimizar todo o processo de planeamento e execução de obras. Este trabalho baseia-se na recolha e análise de documentos, informação sobre o funcionamento e planeamento existente nos sistemas de gestão de conservação e manutenção das operadoras con-cessionárias de Auto-Estradas em Portugal, sendo objecto de estudo neste caso o grupo Brisa e Ascendi. Em primeiro lugar, foram identificados todos os processos e etapas inerentes ao sistema de gestão utilizados pelas operadoras em estudo com maior influência no planeamento e execução de obras de conservação e manutenção nas vias rodoviárias. Em seguida, foram elaborados os mapas de fluxo de valor para cada processo identificado, dentro de ambos os sistemas de gestão, de modo a se poder identificar e analisar que etapas dentro destes não agregam valor ao produto final. Por fim, foram elaboradas e apresentadas propostas para melhorar o fluxo de trabalho com o intuito de efectuar algumas comparações entre ambos os sistemas de gestão estudados. Através dos resultados obtidos foi possível identificar os principais problemas e desperdícios nos sistemas de gestão de conservação e manutenção em todas as fases de planeamento de execução de obras. A forma como com a aplicação de algumas das técnicas Lean Construction é possível repor valor e diminuir desperdício existente, originando numa redução de etapas em alguns pro-cessos e incremento de valor noutras. Por fim são apresentadas oportunidades de melhoria e perspectivas de futuros desenvolvimentos, por forma a uniformizar os sistemas para que as entidades reguladoras possam também de forma correcta conseguir garantir qualidade das concessões e defesa dos interesses públicos.Faculdade de Ciências e TecnologiaFlor, AntónioCachadinha, NunoRUNGonçalves, Tiago Emanuel Laurentino2014-04-11T10:10:59Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11914porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:39Zoai:run.unl.pt:10362/11914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:37.608457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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