When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20895 |
Resumo: | Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação |
id |
RCAP_3fb024c4328d69ceea614f885f9795dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20895 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platformsPlataformas digitaisEmpresas plataformaInternacionalização de empresas plataformaEcossistemas de plataformaParcerias de plataformaDigital platformsPlatform companiesplatform company internationalizationPlatform ecosystemsPlatform partnershipsMestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e InovaçãoO fenómeno das plataformas é central para o paradigma socioeconómico atual. Em poucas décadas, o modelo de negócio das plataformas conseguiu alterar fundamentalmente múltiplas indústrias. É um tópico que, embora extensivamente estudado pelos investigadores, ainda produz descobertas. O presente estudo pretende contribuir para esse esforço, explorando o papel das parcerias na internacionalização das plataformas digitais, dos pontos de vista da Gestão Estratégica e de Gestão de Negócios Internacionais. A questão de investigação sobrejacente a este estudo é formulada com base numa revisão de literatura sobre o modelo de negócio das empresas plataforma e o seu processo de internacionalização: Como é que os ecossistemas de plataforma locais são desenvolvidos e estabelecidos? Para responder a esta questão, é desenvolvido um caso de estudo explanatório com base em dois casos altamente contrastantes: a Microsoft Portugal e a Too Good To Go Portugal. Este trabalho descobre que as parcerias podem desenvolver ecossistemas de plataforma e criar oportunidades de negócio em mercados estrangeiros. As plataformas capacitam os seus parceiros com ferramentas e conhecimento por forma a desenvolver e enriquecer ecossistemas. O termo parceiro inclui múltiplas empresas a desempenhar diversos papéis, organizadas de forma hierárquica. As plataformas alavancam parcerias locais e, por vezes, internacionais, aumentando a competitividade local. Ainda assim, parcerias internacionais podem não se traduzir diretamente em parcerias locais. Finalmente, fatores como a credibilidade da empresa plataforma no mercado e o seu alinhamento estratégico com o contexto ético, social e ambiental, podem ter uma influência positiva na sua difusão em mercados e ecossistemas no estrangeiro.The platform phenomena is central to the contemporary socio-economic paradigm. In a few decades, the platform business model has managed to disrupt and fundamentally change multiple industries. Although this topic is being thoroughly studied by contemporary academia, it still yields discoveries. This research aims to contribute to that effort by exploring the role of partnerships in the internationalization of digital platforms, from the points of view of Strategic Management and International Business. It draws from a literature review on the platform business model and the internationalization process of platform firms to formulate an overarching research question: How are local platform ecosystems established and developed? To answer this question an explanatory case-study based on two highly contrasting cases: Microsoft Portugal and Too Good To Go Portugal is developed. This work finds that partnerships can develop platform ecosystems and create business opportunities in foreign markets. Platform firms invest and empower partners with tools and knowledge. Partner is a catch-all term that includes multiple firms playing diverse roles, organized in hierarchical fashion. Platforms can leverage on local and, sometimes, international partnerships to boost local competitiveness. Yet, international partnerships may not translate directly into local partnerships. Finally, factors such as the market credibility of the platform firm and its strategic attunement to the social, environmental, and ethical context may have a positive influence on platform diffusion in foreign user networks and ecosystems.Instituto Superior de Economia e GestãoSimões, Vítor CoradoRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Ricardo Daniel Pacheco de2021-01-26T12:16:36Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20895engAlmeida, Ricardo Daniel Pacheco de (2020). "When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:34.548016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms |
title |
When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms |
spellingShingle |
When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms Almeida, Ricardo Daniel Pacheco de Plataformas digitais Empresas plataforma Internacionalização de empresas plataforma Ecossistemas de plataforma Parcerias de plataforma Digital platforms Platform companies platform company internationalization Platform ecosystems Platform partnerships |
title_short |
When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms |
title_full |
When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms |
title_fullStr |
When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms |
title_full_unstemmed |
When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms |
title_sort |
When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms |
author |
Almeida, Ricardo Daniel Pacheco de |
author_facet |
Almeida, Ricardo Daniel Pacheco de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Vítor Corado Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ricardo Daniel Pacheco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataformas digitais Empresas plataforma Internacionalização de empresas plataforma Ecossistemas de plataforma Parcerias de plataforma Digital platforms Platform companies platform company internationalization Platform ecosystems Platform partnerships |
topic |
Plataformas digitais Empresas plataforma Internacionalização de empresas plataforma Ecossistemas de plataforma Parcerias de plataforma Digital platforms Platform companies platform company internationalization Platform ecosystems Platform partnerships |
description |
Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11 2020-11-01T00:00:00Z 2021-01-26T12:16:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20895 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Almeida, Ricardo Daniel Pacheco de (2020). "When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131147573133312 |