When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ricardo Daniel Pacheco de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20895
Resumo: Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
id RCAP_3fb024c4328d69ceea614f885f9795dc
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platformsPlataformas digitaisEmpresas plataformaInternacionalização de empresas plataformaEcossistemas de plataformaParcerias de plataformaDigital platformsPlatform companiesplatform company internationalizationPlatform ecosystemsPlatform partnershipsMestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e InovaçãoO fenómeno das plataformas é central para o paradigma socioeconómico atual. Em poucas décadas, o modelo de negócio das plataformas conseguiu alterar fundamentalmente múltiplas indústrias. É um tópico que, embora extensivamente estudado pelos investigadores, ainda produz descobertas. O presente estudo pretende contribuir para esse esforço, explorando o papel das parcerias na internacionalização das plataformas digitais, dos pontos de vista da Gestão Estratégica e de Gestão de Negócios Internacionais. A questão de investigação sobrejacente a este estudo é formulada com base numa revisão de literatura sobre o modelo de negócio das empresas plataforma e o seu processo de internacionalização: Como é que os ecossistemas de plataforma locais são desenvolvidos e estabelecidos? Para responder a esta questão, é desenvolvido um caso de estudo explanatório com base em dois casos altamente contrastantes: a Microsoft Portugal e a Too Good To Go Portugal. Este trabalho descobre que as parcerias podem desenvolver ecossistemas de plataforma e criar oportunidades de negócio em mercados estrangeiros. As plataformas capacitam os seus parceiros com ferramentas e conhecimento por forma a desenvolver e enriquecer ecossistemas. O termo parceiro inclui múltiplas empresas a desempenhar diversos papéis, organizadas de forma hierárquica. As plataformas alavancam parcerias locais e, por vezes, internacionais, aumentando a competitividade local. Ainda assim, parcerias internacionais podem não se traduzir diretamente em parcerias locais. Finalmente, fatores como a credibilidade da empresa plataforma no mercado e o seu alinhamento estratégico com o contexto ético, social e ambiental, podem ter uma influência positiva na sua difusão em mercados e ecossistemas no estrangeiro.The platform phenomena is central to the contemporary socio-economic paradigm. In a few decades, the platform business model has managed to disrupt and fundamentally change multiple industries. Although this topic is being thoroughly studied by contemporary academia, it still yields discoveries. This research aims to contribute to that effort by exploring the role of partnerships in the internationalization of digital platforms, from the points of view of Strategic Management and International Business. It draws from a literature review on the platform business model and the internationalization process of platform firms to formulate an overarching research question: How are local platform ecosystems established and developed? To answer this question an explanatory case-study based on two highly contrasting cases: Microsoft Portugal and Too Good To Go Portugal is developed. This work finds that partnerships can develop platform ecosystems and create business opportunities in foreign markets. Platform firms invest and empower partners with tools and knowledge. Partner is a catch-all term that includes multiple firms playing diverse roles, organized in hierarchical fashion. Platforms can leverage on local and, sometimes, international partnerships to boost local competitiveness. Yet, international partnerships may not translate directly into local partnerships. Finally, factors such as the market credibility of the platform firm and its strategic attunement to the social, environmental, and ethical context may have a positive influence on platform diffusion in foreign user networks and ecosystems.Instituto Superior de Economia e GestãoSimões, Vítor CoradoRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Ricardo Daniel Pacheco de2021-01-26T12:16:36Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20895engAlmeida, Ricardo Daniel Pacheco de (2020). "When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:34.548016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms
title When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms
spellingShingle When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms
Almeida, Ricardo Daniel Pacheco de
Plataformas digitais
Empresas plataforma
Internacionalização de empresas plataforma
Ecossistemas de plataforma
Parcerias de plataforma
Digital platforms
Platform companies
platform company internationalization
Platform ecosystems
Platform partnerships
title_short When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms
title_full When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms
title_fullStr When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms
title_full_unstemmed When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms
title_sort When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms
author Almeida, Ricardo Daniel Pacheco de
author_facet Almeida, Ricardo Daniel Pacheco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Vítor Corado
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ricardo Daniel Pacheco de
dc.subject.por.fl_str_mv Plataformas digitais
Empresas plataforma
Internacionalização de empresas plataforma
Ecossistemas de plataforma
Parcerias de plataforma
Digital platforms
Platform companies
platform company internationalization
Platform ecosystems
Platform partnerships
topic Plataformas digitais
Empresas plataforma
Internacionalização de empresas plataforma
Ecossistemas de plataforma
Parcerias de plataforma
Digital platforms
Platform companies
platform company internationalization
Platform ecosystems
Platform partnerships
description Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2020-11-01T00:00:00Z
2021-01-26T12:16:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20895
url http://hdl.handle.net/10400.5/20895
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, Ricardo Daniel Pacheco de (2020). "When platforms team up : the role of strategic partnerships in the internationalization of digital platforms". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131147573133312