Uma análise ao incumprimento dos prazos de pagamento: O Impacto na economia Portuguesa de um Estado “mau pagador”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Sérgio Dias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1111
Resumo: Neste trabalho, testamos a ligação entre a frágil situação de liquidez das empresas portuguesas e de outras empresas europeias, com a prática de elevados prazos médios de pagamento por parte das autoridades públicas. Providenciamos a evidência empírica desta relação usando dados sobre os prazos médios de pagamento das entidades oficiais e as prestadoras de informação financeira dos vários países europeus, no período 2004-2010. Com este trabalho pretendemos demonstrar que estas práticas de elevados prazos médios de pagamentos das entidades públicas provocam graves disfunções financeiras no resto da economia. Tal pode ser observado analisando o número de incobráveis e insolvências e/ou inquéritos relativos às expectativas dos agentes económicos realizados durante o período em análise.
id RCAP_3fbedd17a40cab333b6873dfc3ab96ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1111
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma análise ao incumprimento dos prazos de pagamento: O Impacto na economia Portuguesa de um Estado “mau pagador”Prazos de pagamentoIncumprimentoEstado PortuguêsNeste trabalho, testamos a ligação entre a frágil situação de liquidez das empresas portuguesas e de outras empresas europeias, com a prática de elevados prazos médios de pagamento por parte das autoridades públicas. Providenciamos a evidência empírica desta relação usando dados sobre os prazos médios de pagamento das entidades oficiais e as prestadoras de informação financeira dos vários países europeus, no período 2004-2010. Com este trabalho pretendemos demonstrar que estas práticas de elevados prazos médios de pagamentos das entidades públicas provocam graves disfunções financeiras no resto da economia. Tal pode ser observado analisando o número de incobráveis e insolvências e/ou inquéritos relativos às expectativas dos agentes económicos realizados durante o período em análise.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de ViseuRodrigues, Luís FernandesNunes, João AndradeRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, Sérgio Dias2012-06-13T10:32:52Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:38Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:40:29.145695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise ao incumprimento dos prazos de pagamento: O Impacto na economia Portuguesa de um Estado “mau pagador”
title Uma análise ao incumprimento dos prazos de pagamento: O Impacto na economia Portuguesa de um Estado “mau pagador”
spellingShingle Uma análise ao incumprimento dos prazos de pagamento: O Impacto na economia Portuguesa de um Estado “mau pagador”
Pinto, Sérgio Dias
Prazos de pagamento
Incumprimento
Estado Português
title_short Uma análise ao incumprimento dos prazos de pagamento: O Impacto na economia Portuguesa de um Estado “mau pagador”
title_full Uma análise ao incumprimento dos prazos de pagamento: O Impacto na economia Portuguesa de um Estado “mau pagador”
title_fullStr Uma análise ao incumprimento dos prazos de pagamento: O Impacto na economia Portuguesa de um Estado “mau pagador”
title_full_unstemmed Uma análise ao incumprimento dos prazos de pagamento: O Impacto na economia Portuguesa de um Estado “mau pagador”
title_sort Uma análise ao incumprimento dos prazos de pagamento: O Impacto na economia Portuguesa de um Estado “mau pagador”
author Pinto, Sérgio Dias
author_facet Pinto, Sérgio Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Luís Fernandes
Nunes, João Andrade
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Sérgio Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Prazos de pagamento
Incumprimento
Estado Português
topic Prazos de pagamento
Incumprimento
Estado Português
description Neste trabalho, testamos a ligação entre a frágil situação de liquidez das empresas portuguesas e de outras empresas europeias, com a prática de elevados prazos médios de pagamento por parte das autoridades públicas. Providenciamos a evidência empírica desta relação usando dados sobre os prazos médios de pagamento das entidades oficiais e as prestadoras de informação financeira dos vários países europeus, no período 2004-2010. Com este trabalho pretendemos demonstrar que estas práticas de elevados prazos médios de pagamentos das entidades públicas provocam graves disfunções financeiras no resto da economia. Tal pode ser observado analisando o número de incobráveis e insolvências e/ou inquéritos relativos às expectativas dos agentes económicos realizados durante o período em análise.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2011-06-01T00:00:00Z
2012-06-13T10:32:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1111
url http://hdl.handle.net/10400.19/1111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130867841368064