Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da investigação em relatórios finais entre 2012 e 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Santos Rodrigues da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1818
Resumo: Relatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_3fcdfad0da7c72533f9985e7993e4c9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da investigação em relatórios finais entre 2012 e 2015PLNMensino do português para estrangeirosalunosdiversidade linguística e culturalestratégiasteaching portuguese for foreignersstudentslinguistic and cultural diversitystrategiesRelatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório reflete as etapas do nosso caminho percorrido ao longo das práticas pedagógicas que se inseriram no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no qual descreve as aprendizagens adquiridas nos diversos contextos, centrando-se num estudo desenvolvido com questões que surgiram a partir dos mesmos. Este relatório visa explorar algumas estratégias didáticas que procuram promover a integração de alunos de Português Língua Não Materna, assim como compreender de que modo a interação professor-aluno e aluno-aluno promove esta integração. Trata-se de um trabalho de revisão sistemática no qual se pretende analisar e integrar os resultados de oito relatórios de mestrado realizados entre os anos de 2012 e 2015, sobre a mesma questão de pesquisa - Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1.º Ciclo do Ensino Básico -, combinando em medida de resumo, os resultados dos mesmos estudos. Os resultados obtidos apontam para uma coletânea de estratégias e instrumentos que visam promover a integração dos alunos de PLNM, bem como o desenvolvimento das competências linguísticas destes alunos face à língua portuguesa.This report reflects the stages of our journey along our teaching practice that have been inserted in the ambit of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and it describes the learning acquired in the different contexts, focusing on a study developed with questions that arose from them. This study aims to explore some didactic strategies that seek to promote the integration of Portuguese Non-Mother language students, as well as to understand how the teacher-student and student-student interaction promotes this integration. It is a systematic review work in which it is intended to analyze and integrate the results of eight master's reports between the years 2012 and 2015, on the same research question - Strategies for the integration of students of Portuguese Non-Mother Language In the 1st Cycle of Basic Education -, combining in summary measure, the results of the same studies. The results obtained point to a collection of strategies and instruments that aim to promote the integration of PLNM students, as well as the development of the language skills of these students in relation to the Portuguese language.Teixeira, MadalenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Vanessa Santos Rodrigues da2017-08-10T15:53:08Z2017-05-302017-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1818TID:201724782porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:03Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:01.011540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da investigação em relatórios finais entre 2012 e 2015
title Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da investigação em relatórios finais entre 2012 e 2015
spellingShingle Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da investigação em relatórios finais entre 2012 e 2015
Silva, Vanessa Santos Rodrigues da
PLNM
ensino do português para estrangeiros
alunos
diversidade linguística e cultural
estratégias
teaching portuguese for foreigners
students
linguistic and cultural diversity
strategies
title_short Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da investigação em relatórios finais entre 2012 e 2015
title_full Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da investigação em relatórios finais entre 2012 e 2015
title_fullStr Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da investigação em relatórios finais entre 2012 e 2015
title_full_unstemmed Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da investigação em relatórios finais entre 2012 e 2015
title_sort Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da investigação em relatórios finais entre 2012 e 2015
author Silva, Vanessa Santos Rodrigues da
author_facet Silva, Vanessa Santos Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Santos Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv PLNM
ensino do português para estrangeiros
alunos
diversidade linguística e cultural
estratégias
teaching portuguese for foreigners
students
linguistic and cultural diversity
strategies
topic PLNM
ensino do português para estrangeiros
alunos
diversidade linguística e cultural
estratégias
teaching portuguese for foreigners
students
linguistic and cultural diversity
strategies
description Relatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-10T15:53:08Z
2017-05-30
2017-05-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1818
TID:201724782
url http://hdl.handle.net/10400.15/1818
identifier_str_mv TID:201724782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030324617216