Proposta de implementação da metodologia TPM e cálculo do OEE na empresa CaetanoBus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Paulo Alberto Cardoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15654
Resumo: A dissertação apresentada tem como objetivo principal o estudo e implementação da metodologia TPM na empresa CaetanoBus S.A., nomeadamente no ramo da indústria automóvel. São explorados ao longo do trabalho três indicadores de performance: MTBF, MTTR e OEE, com o objetivo de obter um maior controlo de dados sobre os equipamentos e uma análise dos equipamentos mais críticos dentro da empresa. Numa última fase, foi também analisada a eficiência energética de uma cabina de pintura. Atualmente a manutenção assume um papel essencial dentro de uma organização. Para uma empresa ser competitiva, sem baixar a qualidade dos seus produtos, deve eliminar todos os desperdícios que têm origem nas suas máquinas e equipamentos. O papel fundamental da manutenção é reduzir ao máximo o tempo de inoperacionalidade dos equipamentos, de preferência reduzi-lo a zero, no entanto, assumindo que os equipamentos têm peças de desgaste tal valor não é conseguido. Cabe então à manutenção de cada empresa reduzir ou eliminar todos os tempos de paragens ligados a avarias e intervenções de manutenção. Na presente dissertação, foram efetuadas análises para diminuição dos tempos supramencionados, através de intervenções preventivas. Foram também desenvolvidas estratégias no sentido de atingir a manutenção autónoma, em que cada operador cuida da sua máquina, fomentando no operador um maior sentido de responsabilidade pelos seus equipamentos e padronização das suas tarefas. Para a implementação dos indicadores de eficiência, foi necessário recorrer a dados históricos de avarias, com vista a identificar o tipo de avarias e o respetivo número de ocorrências. Para tal foi utilizada a ferramenta Microsoft Excel, Diagramas de Pareto e Diagramas de Ishikawa. Durante a implementação do projeto, não foi possível executar uma análise estatística com vista à verificação de resultados matematicamente visíveis, no entanto, verificou-se uma maior organização nos postos de trabalho da secção onde foi implementada a metodologia TPM. Quanto à análise da eficiência energética, foi possível verificar-se uma redução de aproximadamente 7,00 € por mês imediatamente antes da implementação das mudanças para o mês imediatamente depois das mudanças.
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O papel fundamental da manutenção é reduzir ao máximo o tempo de inoperacionalidade dos equipamentos, de preferência reduzi-lo a zero, no entanto, assumindo que os equipamentos têm peças de desgaste tal valor não é conseguido. Cabe então à manutenção de cada empresa reduzir ou eliminar todos os tempos de paragens ligados a avarias e intervenções de manutenção. Na presente dissertação, foram efetuadas análises para diminuição dos tempos supramencionados, através de intervenções preventivas. Foram também desenvolvidas estratégias no sentido de atingir a manutenção autónoma, em que cada operador cuida da sua máquina, fomentando no operador um maior sentido de responsabilidade pelos seus equipamentos e padronização das suas tarefas. Para a implementação dos indicadores de eficiência, foi necessário recorrer a dados históricos de avarias, com vista a identificar o tipo de avarias e o respetivo número de ocorrências. Para tal foi utilizada a ferramenta Microsoft Excel, Diagramas de Pareto e Diagramas de Ishikawa. Durante a implementação do projeto, não foi possível executar uma análise estatística com vista à verificação de resultados matematicamente visíveis, no entanto, verificou-se uma maior organização nos postos de trabalho da secção onde foi implementada a metodologia TPM. Quanto à análise da eficiência energética, foi possível verificar-se uma redução de aproximadamente 7,00 € por mês imediatamente antes da implementação das mudanças para o mês imediatamente depois das mudanças.The thesis presented has as main goal the study and implementation of the TPM methodology at CaetanoBus S.A., in the automotive industry. In addition, three performance indicators are explored throughout the work: MTBF, MTTR and OEE, in order to gain greater control of equipment data and to analyze the most critical equipment within the company. Nowadays maintenance takes on as an essential role within an organization. For a company to be competitive without lowering the quality of its products, it must eliminate all waste. These wastes start on the company machines and equipment. The key role of maintenance is to minimize equipment downtime, preferably reduce it to zero, but as all equipment has wear parts, such value is not achieved. It is up to the company to reduce, or eliminate, all downtime linked to malfunctions and maintenance. In this essay, there were analyzes to reduce these times, through preventive maintenance. Futhermore, there was also work developed to achieve autonomous maintenance, each operator takes care of his machine, thus creating in the operator a greater sense of responsibility for their equipment. and standardization of their tasks. For the implementation of the performance indicators, it was necessary to get access to historical fault data, in order to identify the type of faults, the number of occurrences of each type of fault. It was used the Microsoft Excel tool, Pareto Diagrams and Ishikawa Diagrams. The implementation did not achieve mathematically visible results, however, there was a greater organization in the jobs of the section where the TPM methodology was implemented. As for the energy efficiency analysis, it was possible to see a reduction of approximately € 7.00 from the month immediately prior to the implementation of the changes to the month immediately after the changes.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Paulo Alberto Cardoso2020-03-26T15:37:43Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15654TID:202343472porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:22.037550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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