Proposta de implementação da função de auditoria interna no agrupamento de escolas José Saraiva: instrumento de apoio à gestão estratégica, patrimonial, administrativa e financeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13358 |
Resumo: | Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Contabilidade e Gestão Pública do ISCAC – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, tendo como título “Proposta de implementação da função de auditoria interna no Agrupamento de Escolas José Saraiva - instrumento de apoio na gestão estratégica, patrimonial, administrativa e financeira”. Elaborar um Manual de Controlo Interno e apresentar uma proposta de implementação da função de auditoria interna no Agrupamento de Escolas José Saraiva, são os principais objetivos a alcançar no desenvolvimento deste projeto, visando assim proporcionar ao Agrupamento um melhor aproveitamento em termos de gestão e administração, colmatando as lacunas verificadas ao nível do controlo interno. Este projeto visa também consciencializar o Agrupamento da importância da auditoria e dos procedimentos de controlo interno e ainda apresentar algumas ferramentas essenciais à manutenção e atualização desses controlos. Assim, sempre que se justificar a atualização dos controlos previstos no Manual de Controlo Interno e/ou o desenvolvimento de novos controlos, o Agrupamento encontrará no Caso de Estudo deste projeto ferramentas úteis para o desenvolvimento dessa tarefa. A principal motivação para a escolha deste tema surgiu da constatação das dificuldades sentidas pelas Escolas, em geral, no desenvolvimento e aplicação de mecanismos de controlo interno. A adoção de mecanismos de controlo que permitam identificar e gerir os riscos, de forma pró-ativa, constitui hoje em dia uma necessidade permanente em qualquer organização. Mudanças no ambiente operacional, a entrada de novos recursos humanos e a introdução de novos normativos legais, são exemplos de circunstâncias que constituem fatores de intensificação potencial dos riscos, que se torna necessário controlar. Nas entidades públicas, particularmente nas Escolas não superiores e nos Agrupamentos de Escolas, ainda há um longo caminho a percorrer no que concerne ao controlo interno. Este projeto pretende assim contribuir para o desenvolvimento de boas-práticas no âmbito do controlo interno, nas Escolas não superiores e Agrupamentos de Escolas, através da mitigação dos riscos e suportando a tomada de decisões de gestão mais eficientes e eficazes. |
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Proposta de implementação da função de auditoria interna no agrupamento de escolas José Saraiva: instrumento de apoio à gestão estratégica, patrimonial, administrativa e financeiraAuditoria internaControlo internoSistema de controlo internoGestão públicaEste projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Contabilidade e Gestão Pública do ISCAC – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, tendo como título “Proposta de implementação da função de auditoria interna no Agrupamento de Escolas José Saraiva - instrumento de apoio na gestão estratégica, patrimonial, administrativa e financeira”. Elaborar um Manual de Controlo Interno e apresentar uma proposta de implementação da função de auditoria interna no Agrupamento de Escolas José Saraiva, são os principais objetivos a alcançar no desenvolvimento deste projeto, visando assim proporcionar ao Agrupamento um melhor aproveitamento em termos de gestão e administração, colmatando as lacunas verificadas ao nível do controlo interno. Este projeto visa também consciencializar o Agrupamento da importância da auditoria e dos procedimentos de controlo interno e ainda apresentar algumas ferramentas essenciais à manutenção e atualização desses controlos. Assim, sempre que se justificar a atualização dos controlos previstos no Manual de Controlo Interno e/ou o desenvolvimento de novos controlos, o Agrupamento encontrará no Caso de Estudo deste projeto ferramentas úteis para o desenvolvimento dessa tarefa. A principal motivação para a escolha deste tema surgiu da constatação das dificuldades sentidas pelas Escolas, em geral, no desenvolvimento e aplicação de mecanismos de controlo interno. A adoção de mecanismos de controlo que permitam identificar e gerir os riscos, de forma pró-ativa, constitui hoje em dia uma necessidade permanente em qualquer organização. Mudanças no ambiente operacional, a entrada de novos recursos humanos e a introdução de novos normativos legais, são exemplos de circunstâncias que constituem fatores de intensificação potencial dos riscos, que se torna necessário controlar. Nas entidades públicas, particularmente nas Escolas não superiores e nos Agrupamentos de Escolas, ainda há um longo caminho a percorrer no que concerne ao controlo interno. Este projeto pretende assim contribuir para o desenvolvimento de boas-práticas no âmbito do controlo interno, nas Escolas não superiores e Agrupamentos de Escolas, através da mitigação dos riscos e suportando a tomada de decisões de gestão mais eficientes e eficazes.Morais, Maria Georgina da Costa TamborinoRepositório ComumReinoite, Ana Rita Diniz2016-04-28T14:18:56Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13358201135108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:04.864373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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