Bach-Busoni - Chaconne: a arte da transcrição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cebola, António Pedro de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11589
Resumo: Este trabalho de projecto analisa a arte da transcrição para piano de peças musicais originalmente escritas para outros intrumentos, utilizando como exemplo a Chaconne em Ré menor para violino de Johann Sebastian Bach – originalmente escrita para violino, e transposta para piano por Ferruccio Busoni. A origem e os principais responsáveis pela arte da transcrição para piano – dando particular atenção a Franz Liszt, não só pelas suas inúmeras transcrições, mas também pela influência directa que teve em Ferruccio Busoni – também serão aqui referidos. Este trabalho aborda várias técnicas que Ferruccio Busoni utiliza para dramatizar e enfatizar algumas passagens da obra, tais como aspectos melódicos, de textura, harmónicos e formais, e identifica e mostra os elementos que contribuem para que a obra de Ferruccio Busoni fascine e “transporte” o ouvinte à época do barroco. Para concluir, aborda a problemática associada à interpretação de uma obra transcrita; ### Abstract: Bach-Busoni Chaconne: The art of transcription This project work addresses the origin – and principal agents – of the the art of piano transcription. We proceed to analyze the transcription for piano made by Ferruccio Busoni of one of the best known of Bach´s works, the Chaconne in D minor for violin. In this chapter, the various techniques that Busoni used to dramatize and underline various aspects – melodic, harmonic and structural – of this piece will be adressed. This analysis identify the idiossincracies of Ferruccio Busoni’s work that makes it both fascinating and appealing to the audients by replicating the zeitgeist of the Baroque era. We will conclude by addressing the general problems and challenges that a pianist faces when performing pieces that weren’t originally written for the piano.
id RCAP_3fe6d09eb44da4a91e81832abd67f4e5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bach-Busoni - Chaconne: a arte da transcriçãoEste trabalho de projecto analisa a arte da transcrição para piano de peças musicais originalmente escritas para outros intrumentos, utilizando como exemplo a Chaconne em Ré menor para violino de Johann Sebastian Bach – originalmente escrita para violino, e transposta para piano por Ferruccio Busoni. A origem e os principais responsáveis pela arte da transcrição para piano – dando particular atenção a Franz Liszt, não só pelas suas inúmeras transcrições, mas também pela influência directa que teve em Ferruccio Busoni – também serão aqui referidos. Este trabalho aborda várias técnicas que Ferruccio Busoni utiliza para dramatizar e enfatizar algumas passagens da obra, tais como aspectos melódicos, de textura, harmónicos e formais, e identifica e mostra os elementos que contribuem para que a obra de Ferruccio Busoni fascine e “transporte” o ouvinte à época do barroco. Para concluir, aborda a problemática associada à interpretação de uma obra transcrita; ### Abstract: Bach-Busoni Chaconne: The art of transcription This project work addresses the origin – and principal agents – of the the art of piano transcription. We proceed to analyze the transcription for piano made by Ferruccio Busoni of one of the best known of Bach´s works, the Chaconne in D minor for violin. In this chapter, the various techniques that Busoni used to dramatize and underline various aspects – melodic, harmonic and structural – of this piece will be adressed. This analysis identify the idiossincracies of Ferruccio Busoni’s work that makes it both fascinating and appealing to the audients by replicating the zeitgeist of the Baroque era. We will conclude by addressing the general problems and challenges that a pianist faces when performing pieces that weren’t originally written for the piano.Universidade de Évora2014-10-16T16:10:14Z2014-10-162011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11589http://hdl.handle.net/10174/11589porDepartamento de Músicateses@bib.uevora.pt203Cebola, António Pedro de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:15Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:14.198769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bach-Busoni - Chaconne: a arte da transcrição
title Bach-Busoni - Chaconne: a arte da transcrição
spellingShingle Bach-Busoni - Chaconne: a arte da transcrição
Cebola, António Pedro de Oliveira
title_short Bach-Busoni - Chaconne: a arte da transcrição
title_full Bach-Busoni - Chaconne: a arte da transcrição
title_fullStr Bach-Busoni - Chaconne: a arte da transcrição
title_full_unstemmed Bach-Busoni - Chaconne: a arte da transcrição
title_sort Bach-Busoni - Chaconne: a arte da transcrição
author Cebola, António Pedro de Oliveira
author_facet Cebola, António Pedro de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cebola, António Pedro de Oliveira
description Este trabalho de projecto analisa a arte da transcrição para piano de peças musicais originalmente escritas para outros intrumentos, utilizando como exemplo a Chaconne em Ré menor para violino de Johann Sebastian Bach – originalmente escrita para violino, e transposta para piano por Ferruccio Busoni. A origem e os principais responsáveis pela arte da transcrição para piano – dando particular atenção a Franz Liszt, não só pelas suas inúmeras transcrições, mas também pela influência directa que teve em Ferruccio Busoni – também serão aqui referidos. Este trabalho aborda várias técnicas que Ferruccio Busoni utiliza para dramatizar e enfatizar algumas passagens da obra, tais como aspectos melódicos, de textura, harmónicos e formais, e identifica e mostra os elementos que contribuem para que a obra de Ferruccio Busoni fascine e “transporte” o ouvinte à época do barroco. Para concluir, aborda a problemática associada à interpretação de uma obra transcrita; ### Abstract: Bach-Busoni Chaconne: The art of transcription This project work addresses the origin – and principal agents – of the the art of piano transcription. We proceed to analyze the transcription for piano made by Ferruccio Busoni of one of the best known of Bach´s works, the Chaconne in D minor for violin. In this chapter, the various techniques that Busoni used to dramatize and underline various aspects – melodic, harmonic and structural – of this piece will be adressed. This analysis identify the idiossincracies of Ferruccio Busoni’s work that makes it both fascinating and appealing to the audients by replicating the zeitgeist of the Baroque era. We will conclude by addressing the general problems and challenges that a pianist faces when performing pieces that weren’t originally written for the piano.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-10-16T16:10:14Z
2014-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11589
http://hdl.handle.net/10174/11589
url http://hdl.handle.net/10174/11589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
teses@bib.uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136537780158464