Hidrogénio automóvel e sustentabilidade: perspetivas de consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ricardo Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77247
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_3ff917b745989925404dfcc5187337fc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77247
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hidrogénio automóvel e sustentabilidade: perspetivas de consumidoresHidrogénioSustentabilidadeConsumidorPerspetivasHábitosHydrogenSustainabilityConsumerPerspectivesHabitsCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaA presente dissertação de mestrado tem como objetivo primordial a exploração da perceção de consumidores acerca da viabilidade do hidrogénio como combustível. A sustentabilidade é igualmente um tema cada vez mais emergente na sociedade, e a nível mundial. Para tal, irão ser pesquisadas as perspetivas dos consumidores em relação à opção da célula de combustível, enquadradas em questões relacionadas com a sustentabilidade. De forma a procurar compreender as perspetivas dos consumidores em relação a estes dois temas, irão ser investigados fatores internos e externos que possam influenciar os consumidores nas suas perspetivas e tomadas de decisão aquando a compra de um automóvel novo. Neste contexto, reflete-se igualmente acerca do gap entre atitudes dos consumidores relativas à sustentabilidade e os comportamentos menos sustentáveis que estes possam ter. Há ainda limitados estudos que verifiquem as questões relativas à utilização do hidrogénio como combustível predominante no planeta. A presente investigação acrescenta conhecimento em relação a esta opção, enquanto ilumina o gap entre atitudes e comportamentos dos consumidores neste contexto. Após análise cuidada e reflexiva da literatura atualmente disponível, parta-se para a investigação dos pontos acima referidos. De forma a realizar esta investigação, proceder-se-á à idealização e posterior realização de pesquisa do foro qualitativo. A pesquisa passa pela realização de vinte e três entrevistas semiestruturadas a consumidores de variadas idades, áreas de residência e setores profissionais, para que se possa obter diversidade de opiniões. Como principais conclusões obtidas na investigação, destacam-se a realidade do hidrogénio ainda não estar no seu máximo nível de desenvolvimento e níveis elevados de utilização, ambos a nível mundial. Esta realidade dever-se-á potencialmente a falta de promoção em canais de marketing e por falta de desenvolvimento relativo à confirmação das potencialidades que esta opção permite. Por fim, o gap entre atitudes e comportamento demonstrou ser um sério obstáculo à evolução para a sustentabilidade, uma vez que os consumidores provaram por vezes, através das entrevistas, colocar em causa a preocupação sustentável se esta tiver de colocar a comodidade dos participantes em segundo plano.The main purpose of this master's dissertation is to explore consumers' perception of the viability of hydrogen as a fuel. Sustainability is also an increasingly emerging issue in society, and worldwide. To this end, consumers' perspectives of the fuel cell option and issues related to sustainability will be researched. As such, this dissertation investigates the internal and external factors that may influence consumers in their perspectives and decision-making when purchasing a new car. Another point of analysis is the reflection on the gap between consumer attitudes regarding sustainability and the unsustainable behaviour that they may adopt. There are still limited studies that verify the issues related to the use of hydrogen as a predominant fuel on the planet. The present investigation adds knowledges to the field, whilst illuminating the attitude-behaviour gap regarding sustainability After a careful and reflective analysis of the currently available literature, it proceeds to investigate the points mentioned above. In order to carry out this investigation, a qualitative study was undertaken. It employs semi-structured interviews with twenty-three consumers of various, areas of residence and professional sectors, so as to achieve some diversity. As main conclusions obtained in the investigation, the reality of hydrogen is not yet at its maximum potential, potentially due to the lack of promotion in marketing channels and the lack of development regarding the confirmation of the potential that this option allows. Finally, the gap between attitudes and behavior has proved to be a serious obstacle to evolving to sustainability, as consumers have sometimes proved, through interviews, to call into question sustainable concern if it has to put the convenience of participants in the background.Heath, Maria Teresa Soares PereiraUniversidade do MinhoGomes, Ricardo Silva20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77247por202729192info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:14.872169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hidrogénio automóvel e sustentabilidade: perspetivas de consumidores
title Hidrogénio automóvel e sustentabilidade: perspetivas de consumidores
spellingShingle Hidrogénio automóvel e sustentabilidade: perspetivas de consumidores
Gomes, Ricardo Silva
Hidrogénio
Sustentabilidade
Consumidor
Perspetivas
Hábitos
Hydrogen
Sustainability
Consumer
Perspectives
Habits
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Hidrogénio automóvel e sustentabilidade: perspetivas de consumidores
title_full Hidrogénio automóvel e sustentabilidade: perspetivas de consumidores
title_fullStr Hidrogénio automóvel e sustentabilidade: perspetivas de consumidores
title_full_unstemmed Hidrogénio automóvel e sustentabilidade: perspetivas de consumidores
title_sort Hidrogénio automóvel e sustentabilidade: perspetivas de consumidores
author Gomes, Ricardo Silva
author_facet Gomes, Ricardo Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Heath, Maria Teresa Soares Pereira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ricardo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Hidrogénio
Sustentabilidade
Consumidor
Perspetivas
Hábitos
Hydrogen
Sustainability
Consumer
Perspectives
Habits
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Hidrogénio
Sustentabilidade
Consumidor
Perspetivas
Hábitos
Hydrogen
Sustainability
Consumer
Perspectives
Habits
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77247
url https://hdl.handle.net/1822/77247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202729192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132947461177344