Violência na escola: uma questão sociológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/348 |
Resumo: | O objectivo deste artigo é examinar do ponto de vista sociológico a forma como se tem desenvolvido o fenómeno social designado por violência na escola. Procurarse- á analisar criticamente algumas das principais evidências e estereótipos sociais sobre os fenómenos de violência, realçando a diversidade de situações, actores e contextos em que estes sucedem, de forma a inventariar elementos capazes de contribuir para o desenvolvimento de conceitos e modelos teóricos que permitam ultrapassar alguma da redundância em que a pesquisa actual parece cair. - The purpose of this text is to examine, from a sociological point of view, the development of the social phenomena usually called violence in school. We will develop a critical analysis regarding some of the social evidence and stereotypes about violent situations, underlining the diversity of situations, actors and places of event, trying to identify new elements which can contribute to the advance of concepts and theoretical models, giving this way a contribution to surpass some of redundancy where the research seems to have fallen. |
id |
RCAP_3ffb4dc798c5ce2c01a2d478cc94fba1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/348 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Violência na escola: uma questão sociológicaViolência escolarSociologiaO objectivo deste artigo é examinar do ponto de vista sociológico a forma como se tem desenvolvido o fenómeno social designado por violência na escola. Procurarse- á analisar criticamente algumas das principais evidências e estereótipos sociais sobre os fenómenos de violência, realçando a diversidade de situações, actores e contextos em que estes sucedem, de forma a inventariar elementos capazes de contribuir para o desenvolvimento de conceitos e modelos teóricos que permitam ultrapassar alguma da redundância em que a pesquisa actual parece cair. - The purpose of this text is to examine, from a sociological point of view, the development of the social phenomena usually called violence in school. We will develop a critical analysis regarding some of the social evidence and stereotypes about violent situations, underlining the diversity of situations, actors and places of event, trying to identify new elements which can contribute to the advance of concepts and theoretical models, giving this way a contribution to surpass some of redundancy where the research seems to have fallen.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSebastião, João2010-12-15T23:36:28Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/348porSEBASTIÃO, João - Violência na escola: uma questão sociológica. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.35-621646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:57.975204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência na escola: uma questão sociológica |
title |
Violência na escola: uma questão sociológica |
spellingShingle |
Violência na escola: uma questão sociológica Sebastião, João Violência escolar Sociologia |
title_short |
Violência na escola: uma questão sociológica |
title_full |
Violência na escola: uma questão sociológica |
title_fullStr |
Violência na escola: uma questão sociológica |
title_full_unstemmed |
Violência na escola: uma questão sociológica |
title_sort |
Violência na escola: uma questão sociológica |
author |
Sebastião, João |
author_facet |
Sebastião, João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sebastião, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência escolar Sociologia |
topic |
Violência escolar Sociologia |
description |
O objectivo deste artigo é examinar do ponto de vista sociológico a forma como se tem desenvolvido o fenómeno social designado por violência na escola. Procurarse- á analisar criticamente algumas das principais evidências e estereótipos sociais sobre os fenómenos de violência, realçando a diversidade de situações, actores e contextos em que estes sucedem, de forma a inventariar elementos capazes de contribuir para o desenvolvimento de conceitos e modelos teóricos que permitam ultrapassar alguma da redundância em que a pesquisa actual parece cair. - The purpose of this text is to examine, from a sociological point of view, the development of the social phenomena usually called violence in school. We will develop a critical analysis regarding some of the social evidence and stereotypes about violent situations, underlining the diversity of situations, actors and places of event, trying to identify new elements which can contribute to the advance of concepts and theoretical models, giving this way a contribution to surpass some of redundancy where the research seems to have fallen. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2010-12-15T23:36:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/348 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SEBASTIÃO, João - Violência na escola: uma questão sociológica. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.35-62 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137020956639232 |