Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: Um estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarez, Maria-João
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira, Michael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/11039
Resumo: Pretendeu-se aumentar as competências comportamentais e a adopção de comportamentos preventivos face ao HIV/SIDA que não apenas o uso consistente do preservativo, nomeadamente a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA por ambos os parceiros. Tratou-se de um estudo quasi-experimental (N = 7, estudantes universitárias)com 6 sessões semanais de 3 horas cada, envolvendo um grupo controlo sujeito a outras intervenções e uma avaliação pré e pós-teste, com um follow-up a 6 meses. A intervenção baseou-se no modelo IMB e usou como medida o Questionário sobre Relacionamentos e Saúde. Não se encontraram diferenças entre os grupos (excepto para a informação)e no follow-up do grupo experimental ocorreram mudanças nas competências comportamentais, informação e comportamentos preventivos. Apesar do uso do preservativo ser elevado, todas as participantes realizaram um teste de despistagem do HIV. As conclusões reflectem sobre a rápida adesão a outros comportamentos preventivos para além do preservativo e salientam a importância de se explorarem comportamentos preventivos alternativos devido ao abandono habitual desta protecção, nas relações mais longas, sem a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA.
id RCAP_4006c27a387ab2c11ed39bb002755470
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/11039
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: Um estudo pilotoPrevenção do HIV/SIDAModelo IMBEstudantes universitáriosPretendeu-se aumentar as competências comportamentais e a adopção de comportamentos preventivos face ao HIV/SIDA que não apenas o uso consistente do preservativo, nomeadamente a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA por ambos os parceiros. Tratou-se de um estudo quasi-experimental (N = 7, estudantes universitárias)com 6 sessões semanais de 3 horas cada, envolvendo um grupo controlo sujeito a outras intervenções e uma avaliação pré e pós-teste, com um follow-up a 6 meses. A intervenção baseou-se no modelo IMB e usou como medida o Questionário sobre Relacionamentos e Saúde. Não se encontraram diferenças entre os grupos (excepto para a informação)e no follow-up do grupo experimental ocorreram mudanças nas competências comportamentais, informação e comportamentos preventivos. Apesar do uso do preservativo ser elevado, todas as participantes realizaram um teste de despistagem do HIV. As conclusões reflectem sobre a rápida adesão a outros comportamentos preventivos para além do preservativo e salientam a importância de se explorarem comportamentos preventivos alternativos devido ao abandono habitual desta protecção, nas relações mais longas, sem a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA.Repositório da Universidade de LisboaAlvarez, Maria-JoãoOliveira, Michael2014-05-22T10:42:25Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/11039porAlvarez, M.J., & Oliveira, M. (2007). Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: Um estudo piloto. Revista Portuguesa de Educação, 20 (2), 183-211.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/11039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:50.654789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: Um estudo piloto
title Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: Um estudo piloto
spellingShingle Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: Um estudo piloto
Alvarez, Maria-João
Prevenção do HIV/SIDA
Modelo IMB
Estudantes universitários
title_short Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: Um estudo piloto
title_full Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: Um estudo piloto
title_fullStr Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: Um estudo piloto
title_full_unstemmed Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: Um estudo piloto
title_sort Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: Um estudo piloto
author Alvarez, Maria-João
author_facet Alvarez, Maria-João
Oliveira, Michael
author_role author
author2 Oliveira, Michael
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarez, Maria-João
Oliveira, Michael
dc.subject.por.fl_str_mv Prevenção do HIV/SIDA
Modelo IMB
Estudantes universitários
topic Prevenção do HIV/SIDA
Modelo IMB
Estudantes universitários
description Pretendeu-se aumentar as competências comportamentais e a adopção de comportamentos preventivos face ao HIV/SIDA que não apenas o uso consistente do preservativo, nomeadamente a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA por ambos os parceiros. Tratou-se de um estudo quasi-experimental (N = 7, estudantes universitárias)com 6 sessões semanais de 3 horas cada, envolvendo um grupo controlo sujeito a outras intervenções e uma avaliação pré e pós-teste, com um follow-up a 6 meses. A intervenção baseou-se no modelo IMB e usou como medida o Questionário sobre Relacionamentos e Saúde. Não se encontraram diferenças entre os grupos (excepto para a informação)e no follow-up do grupo experimental ocorreram mudanças nas competências comportamentais, informação e comportamentos preventivos. Apesar do uso do preservativo ser elevado, todas as participantes realizaram um teste de despistagem do HIV. As conclusões reflectem sobre a rápida adesão a outros comportamentos preventivos para além do preservativo e salientam a importância de se explorarem comportamentos preventivos alternativos devido ao abandono habitual desta protecção, nas relações mais longas, sem a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2014-05-22T10:42:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/11039
url http://hdl.handle.net/10451/11039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alvarez, M.J., & Oliveira, M. (2007). Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: Um estudo piloto. Revista Portuguesa de Educação, 20 (2), 183-211.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134244493066240