Derivadas e suas aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Maria Júlia Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83118
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_40288464e39c8b7f26910fe22bf4b317
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83118
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Derivadas e suas aplicaçõesFlowed and their applicationsDerived from a functionOtimization problemsdifficultiesDerivada de uma funçãoproblemas de otimizaçãodificuldadesDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaResumoEsta dissertação tem como objectivo central dar um contributo no processo ensino-aprendizagem da Matemática no âmbito do Ensino Secundário, no domínio particular das funções e suas derivadas. Na minha prática de docente, constatei que os alunos realizam, com certo êxito, manipulações algébricas em atividades envolvendo derivadas de funções, sem precisar de atribuir muitos significados conceituais. Pude constatar que os alunos apresentam dificuldades na compreensão desses conceitos. Assim, com o intuito de que, o ensino das derivadas não recaia no cálculo mecânico e excessivo de operações e técnicas algébricas, em detrimento da compreensão, propus-me pesquisar sobre o conceito de funções e suas derivadas, que é parte do conteúdo programático de Cálculo Diferencial.Da pesquisa supracitada resultou o presente trabalho, que se encontra dividido em duas partes distintas. Uma primeira parte que consta de um levantamento bibliográfico sobre o tema e uma segunda que consta que consta de um trabalho de natureza experimental e investigativa tendo como suporte as produções realizadas pelos alunos em contexto de sala de aula. A observação direta do trabalho e participação dos alunos foi também um instrumento de recolha de dados, bem como as entrevistas e alguns registos fotográficos.Entre os principais resultados, destaca-se um avanço na compreensão conceitual de derivada, e sua aplicação na resolução de problemas. Os principais constrangimentos que surgiram nesta forma de abordagem pedagógica foi a gestão do tempo, a extensão do programa e os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos.AbstractThis dissertation aims to contribute to the teaching-learning process of Mathematics in High School, in the particular domain of functions and their derivatives. In my teaching practice, I have found that students perform, with some success, algebraic manipulations in activities involving derivative functions, without having to attribute many conceptual meanings. I could see that the students present difficulties in understanding these concepts. Thus, in order to teach the derivatives not to rely on the mechanical and excessive calculation of operations and algebraic techniques, to the detriment of understanding, I proposed to research on the concept of functions and their derivatives, which is part of the programmatic content of Differential calculation.The present study resulted in the present work, which is divided into two distinct parts. The first one consists of a bibliographical survey on the subject and the second, a work of experimental and investigative nature, supported by the productions carried out by the students in the context of the Direct observation of student work and participation was also a tool for collecting data, as well as interviews and some photographic records. Among the main results, there is a breakthrough in the conceptual understanding of derivatives and their application in problem solving. The main constraints that emerged in this form of pedagogical approach were time management, the extension of the program and the different rhythms of student learning.2017-07-319999-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83118http://hdl.handle.net/10316/83118TID:202124495porFaria, Maria Júlia Alvesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:49:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:55.769349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Derivadas e suas aplicações
Flowed and their applications
title Derivadas e suas aplicações
spellingShingle Derivadas e suas aplicações
Faria, Maria Júlia Alves
Derived from a function
Otimization problems
difficulties
Derivada de uma função
problemas de otimização
dificuldades
title_short Derivadas e suas aplicações
title_full Derivadas e suas aplicações
title_fullStr Derivadas e suas aplicações
title_full_unstemmed Derivadas e suas aplicações
title_sort Derivadas e suas aplicações
author Faria, Maria Júlia Alves
author_facet Faria, Maria Júlia Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Maria Júlia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Derived from a function
Otimization problems
difficulties
Derivada de uma função
problemas de otimização
dificuldades
topic Derived from a function
Otimization problems
difficulties
Derivada de uma função
problemas de otimização
dificuldades
description Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31
9999-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83118
http://hdl.handle.net/10316/83118
TID:202124495
url http://hdl.handle.net/10316/83118
identifier_str_mv TID:202124495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133940716404736