Padrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de Faro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/10088 |
Resumo: | Na última década, em Portugal, no domínio da gestão da mobilidade urbana, tem vindo a ocorrer, progressivamente, uma mudança de abordagem de provisão de transporte, tradicionalmente focalizada no tráfego e transporte, para uma sustentabilidade orientada, valorizadora dos modos suaves e transportes coletivos. Paralelamente têm sucedido profundas mudanças económicas e sociais, registando-se atualmente uma situação de crise económica que tem tido grandes repercussões no poder de compra dos portugueses e no incremento das taxas de desemprego. Neste contexto, ocorre uma efetiva mudança dos padrões de mobilidade dos portugueses, expressa por uma redução da utilização do transporte individual motorizado, nomeadamente, à escala urbana. A análise é desenvolvida considerando a cidade de Faro e é suportada por inquéritos à mobilidade realizados nos anos de 2001 e 2013. |
id |
RCAP_40348081f56d2262469eeadb7d5b5c1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10088 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Padrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de FaroNa última década, em Portugal, no domínio da gestão da mobilidade urbana, tem vindo a ocorrer, progressivamente, uma mudança de abordagem de provisão de transporte, tradicionalmente focalizada no tráfego e transporte, para uma sustentabilidade orientada, valorizadora dos modos suaves e transportes coletivos. Paralelamente têm sucedido profundas mudanças económicas e sociais, registando-se atualmente uma situação de crise económica que tem tido grandes repercussões no poder de compra dos portugueses e no incremento das taxas de desemprego. Neste contexto, ocorre uma efetiva mudança dos padrões de mobilidade dos portugueses, expressa por uma redução da utilização do transporte individual motorizado, nomeadamente, à escala urbana. A análise é desenvolvida considerando a cidade de Faro e é suportada por inquéritos à mobilidade realizados nos anos de 2001 e 2013.Fundação Calouste GulbenkianSerdoura , F. M. C.Ramos, R. A. R.Rodrigues, D. S.Rodrigues da Silva, A. N.Rodrigues da Silva, A. N.SapientiaPires Rosa, ManuelaGameiro, CelesteRodrigues, J. I.Alves, R. M. A.2017-10-11T17:03:02Z2014-092014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10088porRosa, M. M. P., Gameiro, M. C. B., Rodrigues, J. I., & Alves, R. M. A. (2014). Padrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de Faro. PLURIS’14- (Re)inventar a Cidade Em Tempos de Mudança - Livro de Actas, 691–702.978-989-99150-0-8AUT: MMR00538; MGA00976; JIR00786;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:40Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:51.499831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Padrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de Faro |
title |
Padrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de Faro |
spellingShingle |
Padrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de Faro Pires Rosa, Manuela |
title_short |
Padrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de Faro |
title_full |
Padrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de Faro |
title_fullStr |
Padrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de Faro |
title_full_unstemmed |
Padrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de Faro |
title_sort |
Padrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de Faro |
author |
Pires Rosa, Manuela |
author_facet |
Pires Rosa, Manuela Gameiro, Celeste Rodrigues, J. I. Alves, R. M. A. |
author_role |
author |
author2 |
Gameiro, Celeste Rodrigues, J. I. Alves, R. M. A. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serdoura , F. M. C. Ramos, R. A. R. Rodrigues, D. S. Rodrigues da Silva, A. N. Rodrigues da Silva, A. N. Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires Rosa, Manuela Gameiro, Celeste Rodrigues, J. I. Alves, R. M. A. |
description |
Na última década, em Portugal, no domínio da gestão da mobilidade urbana, tem vindo a ocorrer, progressivamente, uma mudança de abordagem de provisão de transporte, tradicionalmente focalizada no tráfego e transporte, para uma sustentabilidade orientada, valorizadora dos modos suaves e transportes coletivos. Paralelamente têm sucedido profundas mudanças económicas e sociais, registando-se atualmente uma situação de crise económica que tem tido grandes repercussões no poder de compra dos portugueses e no incremento das taxas de desemprego. Neste contexto, ocorre uma efetiva mudança dos padrões de mobilidade dos portugueses, expressa por uma redução da utilização do transporte individual motorizado, nomeadamente, à escala urbana. A análise é desenvolvida considerando a cidade de Faro e é suportada por inquéritos à mobilidade realizados nos anos de 2001 e 2013. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09 2014-09-01T00:00:00Z 2017-10-11T17:03:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/10088 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/10088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rosa, M. M. P., Gameiro, M. C. B., Rodrigues, J. I., & Alves, R. M. A. (2014). Padrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de Faro. PLURIS’14- (Re)inventar a Cidade Em Tempos de Mudança - Livro de Actas, 691–702. 978-989-99150-0-8 AUT: MMR00538; MGA00976; JIR00786; |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Calouste Gulbenkian |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Calouste Gulbenkian |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133249045266432 |