A distorção ideológica na democracia e no cristianismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/philosophyandsocialvalues.2020.9994 |
Resumo: | Em diálogo com Jacques Maritain, para quem o fim da política não é a conquista e a conservação do poder, mas sim o bem comum conforme a dignidade essencial da natureza humana criada à imagem e semelhança de Deus, procuramos identificar neste estudo as razões principais que conduziram à acusação da religião como uma ideologia alienadora da consciência humana. Em que termos se desenvolvem as distorções ideológicas na política e na religião? Estabeleceremos a distinção entre a libertação proposta pela religião e pela prática democrática, fundadas, respectivamente, na noção trans-histórica da transcendência de Deus e na noção de bem comum, e a libertação proposta pela ideologia política, assente na noção imanente de ordem justa e na noção de bem do Estado. Nesta proposta democrática da tradição cristã, é possível estabelecer uma relação intrínseca entre o bem comum político e o fim último e espiritual dos membros da sociedade, cabendo à comunidade política proporcionar a cada pes‑ soa a possibilidade de atingir a sua liberdade definitiva e derradeira, que não se restringe ao determinado temporalmente pelos homens. |
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A distorção ideológica na democracia e no cristianismoEm diálogo com Jacques Maritain, para quem o fim da política não é a conquista e a conservação do poder, mas sim o bem comum conforme a dignidade essencial da natureza humana criada à imagem e semelhança de Deus, procuramos identificar neste estudo as razões principais que conduziram à acusação da religião como uma ideologia alienadora da consciência humana. Em que termos se desenvolvem as distorções ideológicas na política e na religião? Estabeleceremos a distinção entre a libertação proposta pela religião e pela prática democrática, fundadas, respectivamente, na noção trans-histórica da transcendência de Deus e na noção de bem comum, e a libertação proposta pela ideologia política, assente na noção imanente de ordem justa e na noção de bem do Estado. Nesta proposta democrática da tradição cristã, é possível estabelecer uma relação intrínseca entre o bem comum político e o fim último e espiritual dos membros da sociedade, cabendo à comunidade política proporcionar a cada pes‑ soa a possibilidade de atingir a sua liberdade definitiva e derradeira, que não se restringe ao determinado temporalmente pelos homens.Universidade Católica Portuguesa2020-06-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/philosophyandsocialvalues.2020.9994oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/9994International Journal of Philosophy and Social Values; Vol 3 No 1 (2020): Globalização e cosmopolitismo; 125-144International Journal of Philosophy and Social Values; v. 3 n. 1 (2020): Globalização e cosmopolitismo; 125-1442184-278710.34632/philosophyandsocialvalues.2020.3.1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/philosophyandsocialvalues/article/view/9994https://doi.org/10.34632/philosophyandsocialvalues.2020.9994https://revistas.ucp.pt/index.php/philosophyandsocialvalues/article/view/9994/9705Direitos de Autor (c) 2020 Samuel Dimashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDimas, Samuel2022-09-20T15:26:36Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/9994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:51:09.635961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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