Auxiliar de locomoção para cães com paraplegia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Hugo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22710
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o estudo os auxiliares de locomoção para animais com paraplegia, destinado essencialmente para cães com limitações dos membros posteriores. No decorrer deste projeto foram desenvolvidos em simultâneo dois temas, design de produto que consistiu na elaboração de um novo auxiliar de locomoção e, na perspetiva de empreendorismo em que foi elaborado, um plano de negócio para esse mesmo produto. Design de produto foi um tema principal que teve como propósito a criação de um novo auxiliar de locomoção, em que se criaram diversos protótipos que foram melhorados gradualmente. Para garantir a funcionalidade de cada um deles, contamos com a colaboração de um cão com problemas de locomoção, o Lucky. Desde a fase inicial do projeto para os primeiros protótipos criados, a abordagem centrou-se na funcionalidade de cada um deles, cuja estetização do produto foi desenvolvida apenas na fase final, ou seja, após definidos os principiais benefícios e funcionalidades essenciais, isto é a vertente estÉtica passou a ser desenvolvida. Contar com a colaboração de um animal nestas condições, de paraplegia, como base de estudo foi primeiramente importante porque foi possível oferecer novamente mobilidade ao animal, e segundo porque, em termos de desenvolvimento de produto, foi fundamental para analisar a sua interação e melhorá-lo sequencialmente até à finalização do protótipo. Para assegurar que o produto desenvolvido respondia às necesidades dos tutores e animais com paraplegia foi importante começar por fazer uma análise de mercado e identificação do público alvo, fatores que impulsionaram o desenvolvimento de um plano de negócios na perspetiva do empreendedorismo. Foi projetada a criação de uma empresa especializada no desenvolvimento de auxiliares de locomoção para animais, em que foi definida a ideia de negócio, analisado o público alvo, e realizada uma análise de mercado que contribuiu essencialmente para identificar outros produtos e empresas existentes no mercado e análise o seu volume de negócio. Ainda na vertente de empreendedorismo foi incluído um plano de marketing da empresa, como estratégia de divulgação da empresa/produto para lhe dar visibilidade e fazer chegar ao consumidor final.
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