Validação preliminar de face da escala pictórica da competência aquática percebida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Liliane S.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Jidovtseff, Boris, Sääkslahti, Arja, Howells, Kristy, Barnett, Lisa, de Martelaer, Kristine, D'Hondt, Eva, Costa, Aldo M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.23716
Resumo: Apenas uma investigação se interessou pelo desenvolvimento de uma escala pictórica que avalia a competência aquática percebida em crianças (1). Esta ferramenta possui um número limitado de skills aquáticos (i.e. 6 skills) e visa apenas crianças entre os 4 e os 5 anos. Portanto, o desenvolvimento de uma ferramenta mais completa e apropriada para crianças dos 4 aos 8 anos revela ser pertinente. Assim, um grupo de investigadores decidiu desenvolver essa nova ferramenta intitulada Escala Pictórica da Competência Aquática Percebida (EPCAP) (2). Foi objetivo deste estudo realizar a validação preliminar de face da EPCAP em crianças com idades entre os 4 e os 8 anos. 50 crianças Belgas (meninas n=25) dos 4 aos 8 anos de idade (6.1±1.4 anos) participaram no estudo. As crianças foram entrevistadas individualmente para avaliar a compreensão de 17 situações aquáticas que compõem o instrumento desenvolvido (2). A entrevista incluiu 4 questões de compreensão global sobre cada situação aquática composta respectivamente por uma sequência de progressão com 3 imagens. A maioria das crianças identificou corretamente as situações (82%) e conseguiu sequenciar as 3 imagens correspondentes (91%). Os resultados mostraram um aumento da compreensão em função da idade (4 anos, 50%; 5 anos, 73%; 6 anos, 83%; 7 anos, 89%; e 8 anos, 96%). A descrição das imagens por parte  das crianças permitiu evidenciar os elementos que conduziam à incompreensão da situação ou à dificuldade na sua sequência - situações 5 e 6 (flutuar); situação 12 (mergulho de cabeça); a situação 16 (saída da água) e as situações 15, 16 e 17 (mudanças de direção). Os resultados sugerem que a compreensão da atual versão da EPCAP é satisfatória a partir dos 5 anos. As imagens das situações aquáticas que geraram incompreensão e/ou dificuldade na sequência de progressão foram propostas para revisão em conformidade, sendo recomendado proceder à validação de face da futura versão da EPCAP.
id RCAP_4045ccf3a9d0d39ff91e2ccc0e84e7aa
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23716
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validação preliminar de face da escala pictórica da competência aquática percebidaAbstractsApenas uma investigação se interessou pelo desenvolvimento de uma escala pictórica que avalia a competência aquática percebida em crianças (1). Esta ferramenta possui um número limitado de skills aquáticos (i.e. 6 skills) e visa apenas crianças entre os 4 e os 5 anos. Portanto, o desenvolvimento de uma ferramenta mais completa e apropriada para crianças dos 4 aos 8 anos revela ser pertinente. Assim, um grupo de investigadores decidiu desenvolver essa nova ferramenta intitulada Escala Pictórica da Competência Aquática Percebida (EPCAP) (2). Foi objetivo deste estudo realizar a validação preliminar de face da EPCAP em crianças com idades entre os 4 e os 8 anos. 50 crianças Belgas (meninas n=25) dos 4 aos 8 anos de idade (6.1±1.4 anos) participaram no estudo. As crianças foram entrevistadas individualmente para avaliar a compreensão de 17 situações aquáticas que compõem o instrumento desenvolvido (2). A entrevista incluiu 4 questões de compreensão global sobre cada situação aquática composta respectivamente por uma sequência de progressão com 3 imagens. A maioria das crianças identificou corretamente as situações (82%) e conseguiu sequenciar as 3 imagens correspondentes (91%). Os resultados mostraram um aumento da compreensão em função da idade (4 anos, 50%; 5 anos, 73%; 6 anos, 83%; 7 anos, 89%; e 8 anos, 96%). A descrição das imagens por parte  das crianças permitiu evidenciar os elementos que conduziam à incompreensão da situação ou à dificuldade na sua sequência - situações 5 e 6 (flutuar); situação 12 (mergulho de cabeça); a situação 16 (saída da água) e as situações 15, 16 e 17 (mudanças de direção). Os resultados sugerem que a compreensão da atual versão da EPCAP é satisfatória a partir dos 5 anos. As imagens das situações aquáticas que geraram incompreensão e/ou dificuldade na sequência de progressão foram propostas para revisão em conformidade, sendo recomendado proceder à validação de face da futura versão da EPCAP.Edições Sílabas Didáticas2021-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.23716por2182-29721646-107XMorgado, Liliane S.Jidovtseff, BorisSääkslahti, ArjaHowells, KristyBarnett, Lisade Martelaer, KristineD'Hondt, EvaCosta, Aldo M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:15.168441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validação preliminar de face da escala pictórica da competência aquática percebida
title Validação preliminar de face da escala pictórica da competência aquática percebida
spellingShingle Validação preliminar de face da escala pictórica da competência aquática percebida
Morgado, Liliane S.
Abstracts
title_short Validação preliminar de face da escala pictórica da competência aquática percebida
title_full Validação preliminar de face da escala pictórica da competência aquática percebida
title_fullStr Validação preliminar de face da escala pictórica da competência aquática percebida
title_full_unstemmed Validação preliminar de face da escala pictórica da competência aquática percebida
title_sort Validação preliminar de face da escala pictórica da competência aquática percebida
author Morgado, Liliane S.
author_facet Morgado, Liliane S.
Jidovtseff, Boris
Sääkslahti, Arja
Howells, Kristy
Barnett, Lisa
de Martelaer, Kristine
D'Hondt, Eva
Costa, Aldo M.
author_role author
author2 Jidovtseff, Boris
Sääkslahti, Arja
Howells, Kristy
Barnett, Lisa
de Martelaer, Kristine
D'Hondt, Eva
Costa, Aldo M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Liliane S.
Jidovtseff, Boris
Sääkslahti, Arja
Howells, Kristy
Barnett, Lisa
de Martelaer, Kristine
D'Hondt, Eva
Costa, Aldo M.
dc.subject.por.fl_str_mv Abstracts
topic Abstracts
description Apenas uma investigação se interessou pelo desenvolvimento de uma escala pictórica que avalia a competência aquática percebida em crianças (1). Esta ferramenta possui um número limitado de skills aquáticos (i.e. 6 skills) e visa apenas crianças entre os 4 e os 5 anos. Portanto, o desenvolvimento de uma ferramenta mais completa e apropriada para crianças dos 4 aos 8 anos revela ser pertinente. Assim, um grupo de investigadores decidiu desenvolver essa nova ferramenta intitulada Escala Pictórica da Competência Aquática Percebida (EPCAP) (2). Foi objetivo deste estudo realizar a validação preliminar de face da EPCAP em crianças com idades entre os 4 e os 8 anos. 50 crianças Belgas (meninas n=25) dos 4 aos 8 anos de idade (6.1±1.4 anos) participaram no estudo. As crianças foram entrevistadas individualmente para avaliar a compreensão de 17 situações aquáticas que compõem o instrumento desenvolvido (2). A entrevista incluiu 4 questões de compreensão global sobre cada situação aquática composta respectivamente por uma sequência de progressão com 3 imagens. A maioria das crianças identificou corretamente as situações (82%) e conseguiu sequenciar as 3 imagens correspondentes (91%). Os resultados mostraram um aumento da compreensão em função da idade (4 anos, 50%; 5 anos, 73%; 6 anos, 83%; 7 anos, 89%; e 8 anos, 96%). A descrição das imagens por parte  das crianças permitiu evidenciar os elementos que conduziam à incompreensão da situação ou à dificuldade na sua sequência - situações 5 e 6 (flutuar); situação 12 (mergulho de cabeça); a situação 16 (saída da água) e as situações 15, 16 e 17 (mudanças de direção). Os resultados sugerem que a compreensão da atual versão da EPCAP é satisfatória a partir dos 5 anos. As imagens das situações aquáticas que geraram incompreensão e/ou dificuldade na sequência de progressão foram propostas para revisão em conformidade, sendo recomendado proceder à validação de face da futura versão da EPCAP.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.23716
url https://doi.org/10.6063/motricidade.23716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130170003554304