"Algumas modinhas de bom gosto, e duetos italianos para meninas" : a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cymbron, Luísa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1233
Resumo: Em Portugal é raro terem-se conservado, até aos nossos dias, acervos relacionados com a prática musical doméstica, como aquele que serve de base ao presente artigo, acumulado por uma família micaelense, entre as décadas de 1810 e 1850. Da sua análise e da leitura dos volumes do copiador de correspondência de António José de Vasconcelos, verifica-se que a educação das filhas deste grande comerciante açoriano, formado no espírito pombalino, se distancia do modelo do Antigo Regime e inclui a música como uma componente essencial da educação feminina, ligada à esfera do entretenimento. Todavia, por necessidades familiares, a filha primogénita, Maria Luísa, é sujeita a uma educação que inclui também aspectos de História e formação moral, mais próxima da masculina. Os testemunhos recolhidos e a análise do espólio mostram-nos que, em S. Miguel, os repertórios e as práticas ligadas à vida musical doméstica estão muito próximos dos lisboetas. As ligações culturais com o reino sobrepunham-se às com outros países, com os quais a ilha tinha relações comerciais intensas, como é o caso da Grã Bretanha. Verifica-se também que todo o espólio é construído com base no piano, como instrumento solista, de acompanhamento, ou ainda como suporte do repertório de dança, mas a influência determinante é a do teatro de ópera. E esta subalternidade da música instrumental face ao mundo lírico é precisamente uma das características mais marcantes da cultura musical sul europeia. Algumas das espécies estudadas neste artigo permitem-nos reconstituir aspectos da cadeia de transmissão e mesmo parte da sonoridade da época. Elas mostram-nos as diferentes formas de utilização de um espólio como este, onde, na mesma espécie, coexistem géneros diversos, de compositores que não pertencem à mesma geração, utilizados em momentos e com funcionalidades diferentes por, pelo menos, duas gerações da mesma família.
id RCAP_404ad3a87d9f3646c09da69c2aeb9d9d
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1233
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Algumas modinhas de bom gosto, e duetos italianos para meninas" : a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX“Algumas modinhas de bom gosto, e duetos Italianos para Meninas”: the music and the education of a S. Miguel family at the beginning of the nineteenth centuryEducação FemininaPrática Musical DomésticaAçoresFeminine EducationHome Music MakingAzoresEm Portugal é raro terem-se conservado, até aos nossos dias, acervos relacionados com a prática musical doméstica, como aquele que serve de base ao presente artigo, acumulado por uma família micaelense, entre as décadas de 1810 e 1850. Da sua análise e da leitura dos volumes do copiador de correspondência de António José de Vasconcelos, verifica-se que a educação das filhas deste grande comerciante açoriano, formado no espírito pombalino, se distancia do modelo do Antigo Regime e inclui a música como uma componente essencial da educação feminina, ligada à esfera do entretenimento. Todavia, por necessidades familiares, a filha primogénita, Maria Luísa, é sujeita a uma educação que inclui também aspectos de História e formação moral, mais próxima da masculina. Os testemunhos recolhidos e a análise do espólio mostram-nos que, em S. Miguel, os repertórios e as práticas ligadas à vida musical doméstica estão muito próximos dos lisboetas. As ligações culturais com o reino sobrepunham-se às com outros países, com os quais a ilha tinha relações comerciais intensas, como é o caso da Grã Bretanha. Verifica-se também que todo o espólio é construído com base no piano, como instrumento solista, de acompanhamento, ou ainda como suporte do repertório de dança, mas a influência determinante é a do teatro de ópera. E esta subalternidade da música instrumental face ao mundo lírico é precisamente uma das características mais marcantes da cultura musical sul europeia. Algumas das espécies estudadas neste artigo permitem-nos reconstituir aspectos da cadeia de transmissão e mesmo parte da sonoridade da época. Elas mostram-nos as diferentes formas de utilização de um espólio como este, onde, na mesma espécie, coexistem géneros diversos, de compositores que não pertencem à mesma geração, utilizados em momentos e com funcionalidades diferentes por, pelo menos, duas gerações da mesma família.ABSTRACT: In Portugal only seldom have holdings related with the domestic musical practice been preserved, such as the one which is the basis for the present article, and which was accumulated by a family of the S. Miguel island in the Azores, between the decades of 1810 and 1850. Its analysis, combined with that of the volumes of the correspondence of António José de Vasconcelos, allows us to see how the education of the daughters of this wealthy Azorean merchant, formed in the spirit of the Enlightenment, distances itself from the model of the Ancien Regime, while including music as an essential element of feminine education connected in particular with the sphere of entertainment. Nevertheless, for family reasons, the eldest daughter’s education also includes history and morals, which were nearer to the masculin model. The information gathered and the analysis of the music collection show that in S. Miguel the repertoires and domestic musical practices were very similar to those in Lisbon. Cultural connections with the mainland were closer than with other countries, such as England, with which the island had intense commercial relations. We can also see that the whole holdings are built round the pianoforte, both as a solo or as an accompanying instrument, or as the support for a dance repertoire, though the determining influence is that of the opera. The second place that instrumental music takes to the opera repertoire is in fact one of the most marked characteristics of the music culture of Southern Europe. Some of the sources studied in this article allow us to reconstruct certain aspects of the chain of transmission and even part of the sonority of the period. They show the different ways in which a collection such as this might have been used, one where in the same source different genres, belonging to composers from different generations, have been brought together, having been used in different moments and with different functions by at least two generations of the same family.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresCymbron, Luísa2011-10-14T10:13:13Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1233por"ARQUIPÉLAGO. História". ISSN 0871-7664. 2ª série, vol. 13 (2009): 87-1180871-7664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:28:53Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:06.707716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Algumas modinhas de bom gosto, e duetos italianos para meninas" : a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX
“Algumas modinhas de bom gosto, e duetos Italianos para Meninas”: the music and the education of a S. Miguel family at the beginning of the nineteenth century
title "Algumas modinhas de bom gosto, e duetos italianos para meninas" : a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX
spellingShingle "Algumas modinhas de bom gosto, e duetos italianos para meninas" : a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX
Cymbron, Luísa
Educação Feminina
Prática Musical Doméstica
Açores
Feminine Education
Home Music Making
Azores
title_short "Algumas modinhas de bom gosto, e duetos italianos para meninas" : a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX
title_full "Algumas modinhas de bom gosto, e duetos italianos para meninas" : a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX
title_fullStr "Algumas modinhas de bom gosto, e duetos italianos para meninas" : a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX
title_full_unstemmed "Algumas modinhas de bom gosto, e duetos italianos para meninas" : a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX
title_sort "Algumas modinhas de bom gosto, e duetos italianos para meninas" : a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX
author Cymbron, Luísa
author_facet Cymbron, Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Cymbron, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Feminina
Prática Musical Doméstica
Açores
Feminine Education
Home Music Making
Azores
topic Educação Feminina
Prática Musical Doméstica
Açores
Feminine Education
Home Music Making
Azores
description Em Portugal é raro terem-se conservado, até aos nossos dias, acervos relacionados com a prática musical doméstica, como aquele que serve de base ao presente artigo, acumulado por uma família micaelense, entre as décadas de 1810 e 1850. Da sua análise e da leitura dos volumes do copiador de correspondência de António José de Vasconcelos, verifica-se que a educação das filhas deste grande comerciante açoriano, formado no espírito pombalino, se distancia do modelo do Antigo Regime e inclui a música como uma componente essencial da educação feminina, ligada à esfera do entretenimento. Todavia, por necessidades familiares, a filha primogénita, Maria Luísa, é sujeita a uma educação que inclui também aspectos de História e formação moral, mais próxima da masculina. Os testemunhos recolhidos e a análise do espólio mostram-nos que, em S. Miguel, os repertórios e as práticas ligadas à vida musical doméstica estão muito próximos dos lisboetas. As ligações culturais com o reino sobrepunham-se às com outros países, com os quais a ilha tinha relações comerciais intensas, como é o caso da Grã Bretanha. Verifica-se também que todo o espólio é construído com base no piano, como instrumento solista, de acompanhamento, ou ainda como suporte do repertório de dança, mas a influência determinante é a do teatro de ópera. E esta subalternidade da música instrumental face ao mundo lírico é precisamente uma das características mais marcantes da cultura musical sul europeia. Algumas das espécies estudadas neste artigo permitem-nos reconstituir aspectos da cadeia de transmissão e mesmo parte da sonoridade da época. Elas mostram-nos as diferentes formas de utilização de um espólio como este, onde, na mesma espécie, coexistem géneros diversos, de compositores que não pertencem à mesma geração, utilizados em momentos e com funcionalidades diferentes por, pelo menos, duas gerações da mesma família.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2011-10-14T10:13:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1233
url http://hdl.handle.net/10400.3/1233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "ARQUIPÉLAGO. História". ISSN 0871-7664. 2ª série, vol. 13 (2009): 87-118
0871-7664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130686902239232