A identidade do prédio na determinabilidade dos direitos reais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Virgílio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1401
Resumo: Com este trabalho procurou-se abordar a delicada tarefa da identidade do prédio, objecto dos direitos reais de propriedade. Esta tarefa é tanto mais complexa por, historicamente, serem três as instituições encarregadas da identificação do prédio, cada uma para a prossecução dos seus objectivos e finalidades, com escassa partilha ou interoperabilidade de informação: o Instituto Português de Cartografia e Cadastro, a Direcção Geral das Contribuições e impostos e as conservatórias do registo predial. Tenta-se ainda demonstrar que o que se revela fundamental é que os prédios não sejam confundíveis uns com os outros não sendo, para isso, necessário, que a sua área se encontre matemática e milimetricamente medida, como a própria lei reconhece ao prever certas margens de tolerância. Põe-se, também, em evidência que a propriedade não é uma qualidade primária dos activos, mas a expressão jurídica de um consenso economicamente importante sobre eles, sendo a lei o instrumento que define e realiza o capital.
id RCAP_404bbce932f1427a239723d700690c2a
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A identidade do prédio na determinabilidade dos direitos reais.PrédioSINERGICPlanimetríaFiscalCadastroRegistrationsNotarial actsLand registryConstitutive effectCom este trabalho procurou-se abordar a delicada tarefa da identidade do prédio, objecto dos direitos reais de propriedade. Esta tarefa é tanto mais complexa por, historicamente, serem três as instituições encarregadas da identificação do prédio, cada uma para a prossecução dos seus objectivos e finalidades, com escassa partilha ou interoperabilidade de informação: o Instituto Português de Cartografia e Cadastro, a Direcção Geral das Contribuições e impostos e as conservatórias do registo predial. Tenta-se ainda demonstrar que o que se revela fundamental é que os prédios não sejam confundíveis uns com os outros não sendo, para isso, necessário, que a sua área se encontre matemática e milimetricamente medida, como a própria lei reconhece ao prever certas margens de tolerância. Põe-se, também, em evidência que a propriedade não é uma qualidade primária dos activos, mas a expressão jurídica de um consenso economicamente importante sobre eles, sendo a lei o instrumento que define e realiza o capital.With this work we tried to tackle the delicate task on identity of the property, the real subject property rights. This task is particularly complex because, historically, are three institutions responsible for the identification of the property, each in pursuit of its aims and objectives, with little interoperability or sharing of information: the Portuguese Institute of Cartography and the Directorate General Contributions and taxes and the Land Registry. I t also tries to demonstrate that what is fundamental is that the property are not easily confused with each other, so therefore it is not necessary, that their area is found math and millimeter measure. It is also clear that the property is not a primary quality of assets, but the legal expression of a consensus on them economically important, and the law is the one that defines the instrument and makes the capital run.Universidade Portucalense, Instituto Jurídico Portucalense.2016-02-03T11:19:33Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1401por0874-2839Machado, Virgílioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:39ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A identidade do prédio na determinabilidade dos direitos reais.
title A identidade do prédio na determinabilidade dos direitos reais.
spellingShingle A identidade do prédio na determinabilidade dos direitos reais.
Machado, Virgílio
Prédio
SINERGIC
Planimetría
Fiscal
Cadastro
Registrations
Notarial acts
Land registry
Constitutive effect
title_short A identidade do prédio na determinabilidade dos direitos reais.
title_full A identidade do prédio na determinabilidade dos direitos reais.
title_fullStr A identidade do prédio na determinabilidade dos direitos reais.
title_full_unstemmed A identidade do prédio na determinabilidade dos direitos reais.
title_sort A identidade do prédio na determinabilidade dos direitos reais.
author Machado, Virgílio
author_facet Machado, Virgílio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Virgílio
dc.subject.por.fl_str_mv Prédio
SINERGIC
Planimetría
Fiscal
Cadastro
Registrations
Notarial acts
Land registry
Constitutive effect
topic Prédio
SINERGIC
Planimetría
Fiscal
Cadastro
Registrations
Notarial acts
Land registry
Constitutive effect
description Com este trabalho procurou-se abordar a delicada tarefa da identidade do prédio, objecto dos direitos reais de propriedade. Esta tarefa é tanto mais complexa por, historicamente, serem três as instituições encarregadas da identificação do prédio, cada uma para a prossecução dos seus objectivos e finalidades, com escassa partilha ou interoperabilidade de informação: o Instituto Português de Cartografia e Cadastro, a Direcção Geral das Contribuições e impostos e as conservatórias do registo predial. Tenta-se ainda demonstrar que o que se revela fundamental é que os prédios não sejam confundíveis uns com os outros não sendo, para isso, necessário, que a sua área se encontre matemática e milimetricamente medida, como a própria lei reconhece ao prever certas margens de tolerância. Põe-se, também, em evidência que a propriedade não é uma qualidade primária dos activos, mas a expressão jurídica de um consenso economicamente importante sobre eles, sendo a lei o instrumento que define e realiza o capital.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2016-02-03T11:19:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1401
url http://hdl.handle.net/11328/1401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0874-2839
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense, Instituto Jurídico Portucalense.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense, Instituto Jurídico Portucalense.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302549453340672