Bookstagram : uma nova forma de cativar leitores : os casos dos Estados Unidos da América e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catanho, Cláudia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44139
Resumo: O mundo em que vivemos está cada vez mais digital, o que obriga as empresas a repensar as suas táticas de marketing, e as indústrias livreiras e editoriais não são exceção. Com a ameaça do comércio digital, em concreto a Amazon, e com o surgimento dos e-books, as indústrias editorial e livreira tiveram que adaptar a forma como divulgam e vendem os livros. Estando a comunidade literária digital bookstagram – um conjunto de perfis que ativamente promovem a leitura, cativando assim novos leitores – inserida na rede social Instagram, e contando com mais de 44 milhões de publicações com esse hashtag, pode ser considerada como uma forte ferramenta de marketing, que quando reconhecida e apoiada pelas editoras e livrarias, pode auxiliar na divulgação e no consequente aumento das vendas de livros. Utilizando uma metodologia de estudo de caso descritivo, sendo esta complementada com recolha de dados secundários, observação direta e entrevistas, temos como objetivo compreender como pode uma comunidade literária digital, como o Bookstagram, influenciar o mercado editorial, utilizando as realidades americana e portuguesa como bases. Pretendese compreender como as novas tecnologias podem influenciar os comportamentos não só dos atuais leitores, como também dos futuros. Além disso, consideramos também fulcral compreender como o mercado editorial está a adaptar-se a este mundo cada vez mais digital, e de que forma usam estas plataformas sociais para o seu benefício. Esta análise de duas realidades tão distintas oferece-nos bases de comparação entre os Estados Unidos da América e Portugal, tornando assim possível contemplar o que pode ser mudado ou aperfeiçoado a nível nacional, no que diz respeito ao marketing digital e à forma como Portugal utiliza as ferramentas digitais e comunidades como o bookstagram para divulgar tanto a literatura portuguesa como a literatura como um todo. Realizada a análise, concluímos que, ao contrário dos Estados Unidos da América, Portugal ainda não tira proveito da comunidade bookstagram como meio de divulgação, resultando anualmente numa quebra do número de livros vendidos.
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Utilizando uma metodologia de estudo de caso descritivo, sendo esta complementada com recolha de dados secundários, observação direta e entrevistas, temos como objetivo compreender como pode uma comunidade literária digital, como o Bookstagram, influenciar o mercado editorial, utilizando as realidades americana e portuguesa como bases. Pretendese compreender como as novas tecnologias podem influenciar os comportamentos não só dos atuais leitores, como também dos futuros. Além disso, consideramos também fulcral compreender como o mercado editorial está a adaptar-se a este mundo cada vez mais digital, e de que forma usam estas plataformas sociais para o seu benefício. Esta análise de duas realidades tão distintas oferece-nos bases de comparação entre os Estados Unidos da América e Portugal, tornando assim possível contemplar o que pode ser mudado ou aperfeiçoado a nível nacional, no que diz respeito ao marketing digital e à forma como Portugal utiliza as ferramentas digitais e comunidades como o bookstagram para divulgar tanto a literatura portuguesa como a literatura como um todo. Realizada a análise, concluímos que, ao contrário dos Estados Unidos da América, Portugal ainda não tira proveito da comunidade bookstagram como meio de divulgação, resultando anualmente numa quebra do número de livros vendidos.We live in a world increasingly more digital, which forces companies to rethink their marketing tactics, and the publishing and bookselling industries are no exception. With the threat of digital commerce, specifically Amazon, and with the emergence of e-books, the publishing and bookselling industries had to adapt the way they advertise and sell books. Being the digital literary bookstagram community – a set of profiles that actively promotes reading, thus captivating new readers – inserted in the social network Instagram and counting with more than 44 million publications with this hashtag, it can be considered a powerful marketing tool, that when recognized and supported by publishers and bookstores, can assist in the promotion and consequently in the increase of book sales. Using a descriptive case study methodology, complemented with secondary data collection, direct observation and interviews, we aim to understand how a digital literary community, such as Bookstagram, can influence the publishing market, using the American and Portuguese realities as basis. We intend to understand how new technologies can influence the behaviors not only of current readers, but also of future ones. In addition, we also consider it crucial to understand how the publishing market is adapting to this increasingly digital world, and how it uses these social platforms to its benefit. This analysis of two such different realities, offers us basis of comparison between the United States of America and Portugal, thus making it possible to contemplate what can be changed or improved at a national level, with regards to digital marketing and the way Portugal uses tools and communities like the bookstagram, to disseminate both Portuguese literature and literature as a whole. After the analysis, we concluded that, unlike the United States of America, Portugal still does not take advantage of the bookstagram community as a means of promotion, resulting annually in a drop in the number of books sold.Silva, Carlos Guardado daRepositório da Universidade de LisboaCatanho, Cláudia2020-07-24T12:21:14Z2020-07-162020-06-102020-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44139TID:202501825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:48.795750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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