Concepções e práticas de avaliação no ensino superior : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clérigo, Anália Maria de Matos, 1962-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/805
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização em Pedagogia do Ensino Superior), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
id RCAP_408814a77a5875646c0b4f4bae42cb25
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/805
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções e práticas de avaliação no ensino superior : um estudo de casoPedagogia do ensino superiorAvaliação das aprendizagensTecnologias da saúdeTeses de mestradoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização em Pedagogia do Ensino Superior), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008O presente estudo tem como tematica a avaliacao das aprendizagens e como objecto de estudo as concepcoes e praticas de avaliacao dos professores do Curso Superior de Cardiopneumologia. Respondendo ao desejo de contribuirmos para o diagnostico das concepcoes mais prevalecentes nos professores deste curso sobre avaliacao das aprendizagens e tendo o estudo como finalidade ultima a busca de um novo saber e fazer docente, antecipando inovacoes nas praticas avaliativas dos professores no ensino das tecnologias da saude, esta investigacao tem como objectivo procurar compreender, através das concepcoes destes professores, como sao avaliadas as aprendizagens dos seus alunos. Assim enunciam-se para este estudo as seguintes questoes de investigacao: 1) Que concepcoes sobre avaliacao das aprendizagens revelam professores e alunos do Curso de Cardiopneumologia? 2) Como avaliam os professores do Curso de Cardiopneumologia as aprendizagens dos seus alunos? 3) Que opiniao tem os alunos sobre as praticas de avaliacao usadas pelos seus professores? 4) Qual o papel que professores e alunos atribuem aos normativos institucionalizados? 5) Que mudancas sao sugeridas por professores e alunos para melhorar as praticas de avaliacao das aprendizagens? A metodologia seguida para encontrar as respostas as questoes formuladas e de natureza qualitativa, seguindo a estrategia de estudo de caso, centrado em seis professores e sete alunos do Curso Superior de Cardiopneumologia da Escola Superior de Tecnologia da Saude de Lisboa. Para a recolha de dados usamos a entrevista semi-directiva, a professores e alunos e a analise dos instrumentos de avaliacao utilizados. Dos dados obtidos resultam algumas evidencias, das quais destacamos como mais significativas as seguintes: os professores e os alunos participantes tem uma concepcao de avaliacao das aprendizagens coerente com o referente normativo que as enquadra a que, no entanto, os professores aderem negativamente, contrariamente aos alunos; esta concepcao de avaliacao esta fortemente associada a nota, a classificacao final, a comparacao de alunos; a maioria dos professores pratica uma avaliacao tradicional, basicamente utilizando testes escritos; os professores pretendem com a avaliacao, prioritariamente, verificar que conhecimentos foram adquiridos pelos alunos, discriminar os diferentes graus de consecucao, por parte dos alunos, dos objectivos que foram estabelecidos como sendo os que e necessario atingir e, hierarquizar, seleccionar e certificar. E, por fim, que os principais responsaveis por esta avaliacao sao os professores. Quanto as mudancas sugeridas por professores e alunos, para a melhoria das praticas de avaliacao, estas situam-se maioritariamente ao nivel da regulamentacao da avaliacao. Os professores sugerem ainda para a melhoria das suas praticas um investimento maior da instituicao na formacao inicial e continua dos seus profissionais.The theme of this paper is the evaluation of learning and it has the concepts and practices of the teachers at the Higher Education Cardio-pneumology Course as the main object of study. We hope to contribute to the diagnosis of the most predominating concepts about the evaluation of learning of those teachers. The final purpose of this paper is the quest of new practices and knowledge of the teachers, anticipating innovation in their practices of evaluation in the teaching of health technologies. Trying to understand, through the concepts of those teachers, how their students' learning is evaluated is the objective of this research. In this study, the following research questions were stated: 1) What concepts of the evaluation of learning do teachers and students of this course reveal? 2) How do the teachers of this course evaluate their students' learning? 3) What is the opinion of the students about the evaluation practised by their teachers? 4) What is the role that teachers and students attribute to the official regulation? 5) What are the changes suggested by teachers and students in order to improve the practices of the evaluation of learning? The developed methodology to find answers to those questions was the methodology of qualitative nature, following the strategy of the case study, based on six teachers and seven students of the Higher Education Cardio pneumology Course, at the Health Technology College in Lisbon. We used the semi-directive interview, to teachers and students, and the analysis of the applied evaluation instruments in order to collect data. After collecting data, some evidence was the result, being the following the most meaningful for us: the participating teachers and students have a concept of the evaluation of learning consistent with the normative reference which frames it, however, the referred teachers adhere to it negatively, in opposition to the students; this concept of evaluation is strongly associated with the mark, with the final classification and with the comparison of students; most teachers evaluate students in the traditional way, basically by applying written tests; through evaluation, teachers want mainly to check their students' knowledge, to discriminate the different levels of their accomplishment of the established objectives, as they are the goal to achieve and to hierarchize , to select and to certify. Finally, teachers want to be the main responsible people for this evaluation. Regarding the suggested changes made by the teachers and the students in order to improve the practices of evaluation, most of those changes are at the level of the regulation of evaluation. Teachers also suggested that there should be a greater investment of the institution in initial and continuous formation of their professionals, as another way of improving their practices.Peralta, Maria Helena, 1947-Repositório da Universidade de LisboaClérigo, Anália Maria de Matos, 1962-2010-07-21T10:52:21Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/805porhttp://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000540478info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:33.195368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas de avaliação no ensino superior : um estudo de caso
title Concepções e práticas de avaliação no ensino superior : um estudo de caso
spellingShingle Concepções e práticas de avaliação no ensino superior : um estudo de caso
Clérigo, Anália Maria de Matos, 1962-
Pedagogia do ensino superior
Avaliação das aprendizagens
Tecnologias da saúde
Teses de mestrado
title_short Concepções e práticas de avaliação no ensino superior : um estudo de caso
title_full Concepções e práticas de avaliação no ensino superior : um estudo de caso
title_fullStr Concepções e práticas de avaliação no ensino superior : um estudo de caso
title_full_unstemmed Concepções e práticas de avaliação no ensino superior : um estudo de caso
title_sort Concepções e práticas de avaliação no ensino superior : um estudo de caso
author Clérigo, Anália Maria de Matos, 1962-
author_facet Clérigo, Anália Maria de Matos, 1962-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peralta, Maria Helena, 1947-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Clérigo, Anália Maria de Matos, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do ensino superior
Avaliação das aprendizagens
Tecnologias da saúde
Teses de mestrado
topic Pedagogia do ensino superior
Avaliação das aprendizagens
Tecnologias da saúde
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização em Pedagogia do Ensino Superior), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:52:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/805
url http://hdl.handle.net/10451/805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000540478
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134157374226432