Crescer com arte: da importância das expressões musical e drmática no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24048 |
Resumo: | A presença das práticas artísticas, nomeadamente das expressões musical e dramática, no plano curricular, torna-se cada vez mais importante, pela sua contribuição para o desenvolvimento integral do indivíduo. O presente trabalho coloca em destaque o papel das artes no percurso dos alunos, ambicionando uma escola com maior incidência na prática artística durante toda a escolaridade, que promova o ensino artístico com o mesmo empenho que as restantes áreas disciplinares, onde os estudantes possam sonhar e crescer na Arte. De natureza metodológica qualitativa e descritiva, assenta num paradigma de investigação-ação, em que o agente educativo é simultaneamente observador e indutor de mudança. Esta dissertação insere-se nas unidades curriculares Prática Pedagógica I, II e III, no âmbito das quais foram realizados estágios nos três ciclos do Ensino Básico, em três instituições da Região Autónoma da Madeira, objetivando a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. O trabalho está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta-se um enquadramento teórico, em que se realçam, entre outros aspetos: a estreita e inata relação do Homem com a música e com o teatro; a potenciação mútua destas duas modalidades artísticas e o respetivo poder educativo; a integração da educação musical e dramática nos normativos legais e currículos escolares. A parte II detalha todo o processo da Prática do Ensino Supervisionada, que se concretizou no ano letivo de 2015/2016, mediante a criação e implementação do projeto músico-teatral Crescer com Arte, nos três ciclos do ensino básico, em três Escolas da Região Autónoma da Madeira. |
id |
RCAP_408bb5237b68464c64d2175b6498cb47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24048 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crescer com arte: da importância das expressões musical e drmática no ensino básicoArteComunicaçãoExpressãoMúsicaTeatroPrática ArtísticaA presença das práticas artísticas, nomeadamente das expressões musical e dramática, no plano curricular, torna-se cada vez mais importante, pela sua contribuição para o desenvolvimento integral do indivíduo. O presente trabalho coloca em destaque o papel das artes no percurso dos alunos, ambicionando uma escola com maior incidência na prática artística durante toda a escolaridade, que promova o ensino artístico com o mesmo empenho que as restantes áreas disciplinares, onde os estudantes possam sonhar e crescer na Arte. De natureza metodológica qualitativa e descritiva, assenta num paradigma de investigação-ação, em que o agente educativo é simultaneamente observador e indutor de mudança. Esta dissertação insere-se nas unidades curriculares Prática Pedagógica I, II e III, no âmbito das quais foram realizados estágios nos três ciclos do Ensino Básico, em três instituições da Região Autónoma da Madeira, objetivando a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. O trabalho está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta-se um enquadramento teórico, em que se realçam, entre outros aspetos: a estreita e inata relação do Homem com a música e com o teatro; a potenciação mútua destas duas modalidades artísticas e o respetivo poder educativo; a integração da educação musical e dramática nos normativos legais e currículos escolares. A parte II detalha todo o processo da Prática do Ensino Supervisionada, que se concretizou no ano letivo de 2015/2016, mediante a criação e implementação do projeto músico-teatral Crescer com Arte, nos três ciclos do ensino básico, em três Escolas da Região Autónoma da Madeira.Monteiro, Maria do Amparo CarvasRepositório ComumPita, Diana Sofia Costa2018-09-04T10:26:19Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24048201948060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:13.930455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crescer com arte: da importância das expressões musical e drmática no ensino básico |
title |
Crescer com arte: da importância das expressões musical e drmática no ensino básico |
spellingShingle |
Crescer com arte: da importância das expressões musical e drmática no ensino básico Pita, Diana Sofia Costa Arte Comunicação Expressão Música Teatro Prática Artística |
title_short |
Crescer com arte: da importância das expressões musical e drmática no ensino básico |
title_full |
Crescer com arte: da importância das expressões musical e drmática no ensino básico |
title_fullStr |
Crescer com arte: da importância das expressões musical e drmática no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Crescer com arte: da importância das expressões musical e drmática no ensino básico |
title_sort |
Crescer com arte: da importância das expressões musical e drmática no ensino básico |
author |
Pita, Diana Sofia Costa |
author_facet |
Pita, Diana Sofia Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Maria do Amparo Carvas Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pita, Diana Sofia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Comunicação Expressão Música Teatro Prática Artística |
topic |
Arte Comunicação Expressão Música Teatro Prática Artística |
description |
A presença das práticas artísticas, nomeadamente das expressões musical e dramática, no plano curricular, torna-se cada vez mais importante, pela sua contribuição para o desenvolvimento integral do indivíduo. O presente trabalho coloca em destaque o papel das artes no percurso dos alunos, ambicionando uma escola com maior incidência na prática artística durante toda a escolaridade, que promova o ensino artístico com o mesmo empenho que as restantes áreas disciplinares, onde os estudantes possam sonhar e crescer na Arte. De natureza metodológica qualitativa e descritiva, assenta num paradigma de investigação-ação, em que o agente educativo é simultaneamente observador e indutor de mudança. Esta dissertação insere-se nas unidades curriculares Prática Pedagógica I, II e III, no âmbito das quais foram realizados estágios nos três ciclos do Ensino Básico, em três instituições da Região Autónoma da Madeira, objetivando a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. O trabalho está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta-se um enquadramento teórico, em que se realçam, entre outros aspetos: a estreita e inata relação do Homem com a música e com o teatro; a potenciação mútua destas duas modalidades artísticas e o respetivo poder educativo; a integração da educação musical e dramática nos normativos legais e currículos escolares. A parte II detalha todo o processo da Prática do Ensino Supervisionada, que se concretizou no ano letivo de 2015/2016, mediante a criação e implementação do projeto músico-teatral Crescer com Arte, nos três ciclos do ensino básico, em três Escolas da Região Autónoma da Madeira. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-04T10:26:19Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/24048 201948060 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/24048 |
identifier_str_mv |
201948060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130026088595456 |