As tecnologias da informação e comunicação na produtividade do setor hoteleiro de Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200004 |
Resumo: | O objetivo global é avaliar o impacto das TIC na produtividade do setor hoteleiro em Portugal. Deste modo, pretendemos dar um contributo para a investigação do chamado paradoxo da produtividade das TIC, através do desenvolvimento de uma metodologia que procure superar algumas das deficiências metodológicas presentes nos estudos realizados até ao momento. Em termos de conclusões, com base nos fundamentos e nos resultados obtidos, pode dizer-se que as principais questões colocadas foram respondidas e os objetivos do estudo foram alcançados, Assim, os estudos que investigam o impacto das TIC na produtividade têm algumas vezes conduzido a resultados contraditórios e/ou duvidosos em relação aos benefícios das mesmas e o nosso estudo contrariou-os no sentido em que o que aumenta o valor dos serviços oferecidos pelos hotéis são, entre outros, o desenvolvimento das TIC. |
id |
RCAP_4090d73024a00adc8d1d77fee2c607a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84582015000200004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As tecnologias da informação e comunicação na produtividade do setor hoteleiro de PortugalÍndices de Produtividade de Malmquist (IPM)Análise Envoltória de Dados (AED)Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)ProdutividadeSetor HoteleiroO objetivo global é avaliar o impacto das TIC na produtividade do setor hoteleiro em Portugal. Deste modo, pretendemos dar um contributo para a investigação do chamado paradoxo da produtividade das TIC, através do desenvolvimento de uma metodologia que procure superar algumas das deficiências metodológicas presentes nos estudos realizados até ao momento. Em termos de conclusões, com base nos fundamentos e nos resultados obtidos, pode dizer-se que as principais questões colocadas foram respondidas e os objetivos do estudo foram alcançados, Assim, os estudos que investigam o impacto das TIC na produtividade têm algumas vezes conduzido a resultados contraditórios e/ou duvidosos em relação aos benefícios das mesmas e o nosso estudo contrariou-os no sentido em que o que aumenta o valor dos serviços oferecidos pelos hotéis são, entre outros, o desenvolvimento das TIC.Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve2015-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200004Tourism & Management Studies v.11 n.2 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200004Paço,Cidália Maria LealPérez,Juan Manuel Cepedainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:02Zoai:scielo:S2182-84582015000200004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:06.673400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias da informação e comunicação na produtividade do setor hoteleiro de Portugal |
title |
As tecnologias da informação e comunicação na produtividade do setor hoteleiro de Portugal |
spellingShingle |
As tecnologias da informação e comunicação na produtividade do setor hoteleiro de Portugal Paço,Cidália Maria Leal Índices de Produtividade de Malmquist (IPM) Análise Envoltória de Dados (AED) Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Produtividade Setor Hoteleiro |
title_short |
As tecnologias da informação e comunicação na produtividade do setor hoteleiro de Portugal |
title_full |
As tecnologias da informação e comunicação na produtividade do setor hoteleiro de Portugal |
title_fullStr |
As tecnologias da informação e comunicação na produtividade do setor hoteleiro de Portugal |
title_full_unstemmed |
As tecnologias da informação e comunicação na produtividade do setor hoteleiro de Portugal |
title_sort |
As tecnologias da informação e comunicação na produtividade do setor hoteleiro de Portugal |
author |
Paço,Cidália Maria Leal |
author_facet |
Paço,Cidália Maria Leal Pérez,Juan Manuel Cepeda |
author_role |
author |
author2 |
Pérez,Juan Manuel Cepeda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paço,Cidália Maria Leal Pérez,Juan Manuel Cepeda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Índices de Produtividade de Malmquist (IPM) Análise Envoltória de Dados (AED) Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Produtividade Setor Hoteleiro |
topic |
Índices de Produtividade de Malmquist (IPM) Análise Envoltória de Dados (AED) Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Produtividade Setor Hoteleiro |
description |
O objetivo global é avaliar o impacto das TIC na produtividade do setor hoteleiro em Portugal. Deste modo, pretendemos dar um contributo para a investigação do chamado paradoxo da produtividade das TIC, através do desenvolvimento de uma metodologia que procure superar algumas das deficiências metodológicas presentes nos estudos realizados até ao momento. Em termos de conclusões, com base nos fundamentos e nos resultados obtidos, pode dizer-se que as principais questões colocadas foram respondidas e os objetivos do estudo foram alcançados, Assim, os estudos que investigam o impacto das TIC na produtividade têm algumas vezes conduzido a resultados contraditórios e/ou duvidosos em relação aos benefícios das mesmas e o nosso estudo contrariou-os no sentido em que o que aumenta o valor dos serviços oferecidos pelos hotéis são, entre outros, o desenvolvimento das TIC. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200004 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tourism & Management Studies v.11 n.2 2015 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137391250767872 |