Os efeitos da aplicação do marketing relacional no brand equity na indústria de serviços : o caso ZONAVERDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Rita da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19617
Resumo: Este relatório tem como objetivo refletir a experiência de um estágio curricular, cujas bases de apoio dizem respeito aos conhecimentos adquiridos durante a componente letiva do mestrado em Ciências da Comunicação, vertente Comunicação Estratégica. O documento que se segue pretende mostrar as atividades realizadas ao longo do estágio, bem como o estudo que foi feito para responder à pergunta de partida – “Qual o impacto do Marketing Relacional no brand equity da empresa ZONAVERDE?” Para esse efeito, foram elaborados dois inquéritos baseados no modelo concetual de brand equity de David Aaker, onde, numa primeira fase foram avaliadas variáveis como a consciencialização da marca, a lealdade à marca, a qualidade percebida e as associações da marca junto de clientes e ex clientes da marca. Após a introdução de práticas de marketing relacional foi enviado um segundo inquérito à mesma amostra, cujo objetivo era compreender o impacto do marketing relacional no brand equity da empresa em estudo. As conclusões permitiram-nos verificar que, de facto há uma ligeira melhoria e até respostas iguais nas duas fases de estudo. No entanto continuam a existir opiniões negativas nas várias respostas apresentadas, mesmo após a aplicação das práticas de marketing relacional.
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