Imagem, Existência e Autenticidade no Contexto dos Social Media: Uma reflexão hermenêutico-fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milhano, Ângelo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34553
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44dossier.12.p231
Resumo: Neste texto, procurar-se-á defender que os Social Media podem ser compreendidos como um conjunto de plataformas digitais potenciadoras de uma “imagem da existência” que, mais do que estar sujeita à vontade do seu utilizador, se mostra capaz de nele criar uma ideia de si, assim como do seu “mundo-em-torno”, a qual se encontra já tecnicamente circunscrita. Tomando o pensamento fenomenológico como pano de fundo, reflectir-se-á sobre a dimensão hermenêutica da criação de uma “imagem da existência” que é instaurada através dos Social Media. Procurar-se-á por essa via construir uma problematização fenomenológica do impacto que os Social Media possuem sobre a interpretação do ser humano, delimitando o modo como essas plataformas se revelam capazes de influenciar a concepção que este constrói do “mundo” e da sua própria existência, tornando-as “inautênticas”.
id RCAP_40a30785116c3bc3eb53ec7e2298ef16
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34553
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagem, Existência e Autenticidade no Contexto dos Social Media: Uma reflexão hermenêutico-fenomenológicaFilosofia da TécnicaFilosofia da TecnologiaHeideggerGe-stellSocial MediaImagem da ExistênciaNeste texto, procurar-se-á defender que os Social Media podem ser compreendidos como um conjunto de plataformas digitais potenciadoras de uma “imagem da existência” que, mais do que estar sujeita à vontade do seu utilizador, se mostra capaz de nele criar uma ideia de si, assim como do seu “mundo-em-torno”, a qual se encontra já tecnicamente circunscrita. Tomando o pensamento fenomenológico como pano de fundo, reflectir-se-á sobre a dimensão hermenêutica da criação de uma “imagem da existência” que é instaurada através dos Social Media. Procurar-se-á por essa via construir uma problematização fenomenológica do impacto que os Social Media possuem sobre a interpretação do ser humano, delimitando o modo como essas plataformas se revelam capazes de influenciar a concepção que este constrói do “mundo” e da sua própria existência, tornando-as “inautênticas”.Trans/Form/Ação - Revista de Filosofia2023-02-16T16:13:02Z2023-02-162021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/34553http://hdl.handle.net/10174/34553https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44dossier.12.p231porMilhano, Â. "Imagem, Existência e Autenticidade no Contexto dos Social Media: Uma reflexão hermenêutico-fenomenológica", In, Ângelo Milhano, Irene Borges-Duarte, Marcos Alves, Trans/Form/Ação - Revista de Filosofia, v. 44, 2021, pp. 231-250.https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/issue/view/647angelo.milhano@uevora.pt323Milhano, Ângeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:06.217475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagem, Existência e Autenticidade no Contexto dos Social Media: Uma reflexão hermenêutico-fenomenológica
title Imagem, Existência e Autenticidade no Contexto dos Social Media: Uma reflexão hermenêutico-fenomenológica
spellingShingle Imagem, Existência e Autenticidade no Contexto dos Social Media: Uma reflexão hermenêutico-fenomenológica
Milhano, Ângelo
Filosofia da Técnica
Filosofia da Tecnologia
Heidegger
Ge-stell
Social Media
Imagem da Existência
title_short Imagem, Existência e Autenticidade no Contexto dos Social Media: Uma reflexão hermenêutico-fenomenológica
title_full Imagem, Existência e Autenticidade no Contexto dos Social Media: Uma reflexão hermenêutico-fenomenológica
title_fullStr Imagem, Existência e Autenticidade no Contexto dos Social Media: Uma reflexão hermenêutico-fenomenológica
title_full_unstemmed Imagem, Existência e Autenticidade no Contexto dos Social Media: Uma reflexão hermenêutico-fenomenológica
title_sort Imagem, Existência e Autenticidade no Contexto dos Social Media: Uma reflexão hermenêutico-fenomenológica
author Milhano, Ângelo
author_facet Milhano, Ângelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milhano, Ângelo
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da Técnica
Filosofia da Tecnologia
Heidegger
Ge-stell
Social Media
Imagem da Existência
topic Filosofia da Técnica
Filosofia da Tecnologia
Heidegger
Ge-stell
Social Media
Imagem da Existência
description Neste texto, procurar-se-á defender que os Social Media podem ser compreendidos como um conjunto de plataformas digitais potenciadoras de uma “imagem da existência” que, mais do que estar sujeita à vontade do seu utilizador, se mostra capaz de nele criar uma ideia de si, assim como do seu “mundo-em-torno”, a qual se encontra já tecnicamente circunscrita. Tomando o pensamento fenomenológico como pano de fundo, reflectir-se-á sobre a dimensão hermenêutica da criação de uma “imagem da existência” que é instaurada através dos Social Media. Procurar-se-á por essa via construir uma problematização fenomenológica do impacto que os Social Media possuem sobre a interpretação do ser humano, delimitando o modo como essas plataformas se revelam capazes de influenciar a concepção que este constrói do “mundo” e da sua própria existência, tornando-as “inautênticas”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2023-02-16T16:13:02Z
2023-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34553
http://hdl.handle.net/10174/34553
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44dossier.12.p231
url http://hdl.handle.net/10174/34553
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44dossier.12.p231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Milhano, Â. "Imagem, Existência e Autenticidade no Contexto dos Social Media: Uma reflexão hermenêutico-fenomenológica", In, Ângelo Milhano, Irene Borges-Duarte, Marcos Alves, Trans/Form/Ação - Revista de Filosofia, v. 44, 2021, pp. 231-250.
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/issue/view/647
angelo.milhano@uevora.pt
323
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Trans/Form/Ação - Revista de Filosofia
publisher.none.fl_str_mv Trans/Form/Ação - Revista de Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136713133522944