Práticas de intervenção precoce na infância : Quem faz o quê, onde e como?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arroz, Ana Beatriz Nobre Madeira Moura
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4496
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_40a61844f845426aa556c4ee004b4101
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de intervenção precoce na infância : Quem faz o quê, onde e como?Intervenção precoce na infânciaAvaliaçãoQualidadePerceções das práticasIntervenção centrada na famíliaPráticas baseadas em evidênciasEarly interventionEvaluationPractice perceptionsFamily based interventionEvidence based practicesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioDiversos estudos procuram perceber o hiato entre a investigação e a prática no âmbito da Intervenção Precoce (IP), na medida em que a investigação não apenas tem assinalado uma deficiente utilização de práticas baseadas em evidências, como uma distância considerável a uma intervenção centrada na família e nas rotinas das crianças, recomendada pela literatura e disposições legais. Nesta pesquisa procurámos examinar o fenómeno em estudo – o desenvolvimento de programas de IPI orientados pelo modelo de intervenção centrado na família – conjugando a análise da articulação entre perspetivas e práticas percebidas pelo profissionais com a análise da qualidade e orientação de exemplares concretos das suas práticas. Este eixo de análise foi conjugado com um outro, relativo às representações e juizos de avaliação de um outro interveniente incontornável: as famílias. Pretendem-se identificar consonâncias e detetar focos de dissonância entre interlocutores e tipos de resposta dos diferentes serviços e contextos de intervenção que ajudem a manter atualizada uma caraterização das práticas que tem vindo a ser realizada na última década e a construir medidas de promoção da qualidade e do envolvimento das famílias na IP. Para isso realizou-se um estudo de caso instrumental, com casos múltiplos que convocou diversas técnicas de recolha e análise de dados. Os resultados continuam a revelar a existência de lacunas a nível das práticas dos profissionais no âmbito da avaliação, planificação e intervenção e pouca permeabilidade às implicações práticas do modelo de intervenção focado na família. Quanto às representações recíprocas e articulação entre profissionais e família parece atravessar-se um momento de transição, com os técnicos já a valorizarem o enfoque nas familias e rotinas, mesmo que pouco o reflitam nas práticas, e as famílias ainda centradas num modelo de especialista, relegando para um plano secundário o seu papel de interveniente crucial. São discutidas implicações dos resultados para a melhoria da formação e supervisão dos profissionais e formuladas questões que orientem futuras investigações.ABSTRACT: Several studies have tried to understand the gap between research and practices in the field of Early Intervention (EI), since research has not only pointed to an inappropriate use of practices, but also a significant lack of a family based intervention centred in the child’s daily routines, as recommended by the literature and legal provisions. In this thesis we tried to evaluate the development of EI programs with a family centered intervention model, conjugating both professionals’ practices and perspectives, through the analysis of quality and guidance of real exemplary cases. To this analysis we added the representations and the evaluation assessment of another crucial player in this milieu – the families. We aim to identify consonances and detect hubs of dissonance between the different inter players and types of answers provided from the diverse services and intervention contexts. We want on the one hand to portrait the practices that have been used in the last decade and, on the other, to design new courses of action to promote quality and family participation in EI. With that in mind, we took upon an instrumental case study, with multiple cases that required different techniques of data collection and analysis. The results show some breaches in the professionals’ practices in the areas of evaluation, planning and intervention and moreover little permeability to the practical implications of a family focused intervention model. Has to do with representations and the articulation between professionals and families, it comes into light that we are living in a transition moment. Technicians appreciate the family and child’s routines even though that is little reflected in their practices, while families are still centred on a “specialist” model, relegating their main vital role to a background one. Finally, results and their implications will be debated in order to not only increase the quality of professional’s schooling and supervision, but also open new future research questions.Pimentel, Júlia van Zeller de SerpaRepositório do ISPAArroz, Ana Beatriz Nobre Madeira Moura2016-03-30T18:18:54Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4496201044781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:14Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:21.009543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de intervenção precoce na infância : Quem faz o quê, onde e como?
title Práticas de intervenção precoce na infância : Quem faz o quê, onde e como?
spellingShingle Práticas de intervenção precoce na infância : Quem faz o quê, onde e como?
Arroz, Ana Beatriz Nobre Madeira Moura
Intervenção precoce na infância
Avaliação
Qualidade
Perceções das práticas
Intervenção centrada na família
Práticas baseadas em evidências
Early intervention
Evaluation
Practice perceptions
Family based intervention
Evidence based practices
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Práticas de intervenção precoce na infância : Quem faz o quê, onde e como?
title_full Práticas de intervenção precoce na infância : Quem faz o quê, onde e como?
title_fullStr Práticas de intervenção precoce na infância : Quem faz o quê, onde e como?
title_full_unstemmed Práticas de intervenção precoce na infância : Quem faz o quê, onde e como?
title_sort Práticas de intervenção precoce na infância : Quem faz o quê, onde e como?
author Arroz, Ana Beatriz Nobre Madeira Moura
author_facet Arroz, Ana Beatriz Nobre Madeira Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Arroz, Ana Beatriz Nobre Madeira Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção precoce na infância
Avaliação
Qualidade
Perceções das práticas
Intervenção centrada na família
Práticas baseadas em evidências
Early intervention
Evaluation
Practice perceptions
Family based intervention
Evidence based practices
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Intervenção precoce na infância
Avaliação
Qualidade
Perceções das práticas
Intervenção centrada na família
Práticas baseadas em evidências
Early intervention
Evaluation
Practice perceptions
Family based intervention
Evidence based practices
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-30T18:18:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4496
201044781
url http://hdl.handle.net/10400.12/4496
identifier_str_mv 201044781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130084211163136