Uma abordagem filosófica e histórica da arte cognitiva e informacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/18338 |
Resumo: | Neste estudo, Uma abordagem filosófica e histórica da arte cognitiva e informacional, abordase a arte feita na intersecção entre a ciência e a tecnologia, habitualmente designada new media art (arte dos novos meios técnicos), e propõe-se a designação de arte cognitiva e informacional. Esta proposta é feita concomitantemente com a análise do projecto definicional para a arte computacional e para a arte digital de Dominic McIver Lopes, presente em A Philosophy of Computer Art, e recorre também a conceitos presentes na teoria ontológica da arte de David Davies, Art as Performance, e no ensaio de Sherri Irvin, The Artist's Sanction in Contemporary Art. Constrói-se de seguida uma narrativa histórica para a arte biológica, com base numa proposta filosófica de Noël Carroll, esperando contribuir-se, através deste sub-género, para que o grande género da arte cognitiva e informacional seja plenamente integrado nas histórias canónicas das artes visuais dos séculos XX e XXI. |
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Uma abordagem filosófica e histórica da arte cognitiva e informacionalArte - FilosofiaArte computacional - FilosofiaNeste estudo, Uma abordagem filosófica e histórica da arte cognitiva e informacional, abordase a arte feita na intersecção entre a ciência e a tecnologia, habitualmente designada new media art (arte dos novos meios técnicos), e propõe-se a designação de arte cognitiva e informacional. Esta proposta é feita concomitantemente com a análise do projecto definicional para a arte computacional e para a arte digital de Dominic McIver Lopes, presente em A Philosophy of Computer Art, e recorre também a conceitos presentes na teoria ontológica da arte de David Davies, Art as Performance, e no ensaio de Sherri Irvin, The Artist's Sanction in Contemporary Art. Constrói-se de seguida uma narrativa histórica para a arte biológica, com base numa proposta filosófica de Noël Carroll, esperando contribuir-se, através deste sub-género, para que o grande género da arte cognitiva e informacional seja plenamente integrado nas histórias canónicas das artes visuais dos séculos XX e XXI.Abstract: A philosophical and historical approach to cognitive and informational art is a study about the art made in the intersection between science and technology, usually designated new media art. We propose a new designation, cognitive and informational art, during the discussion of the definitions of computer art and digital art, present in Dominic McIver Lopes' A Philosophy of Computer Art; and also by using concepts developed by David Davies in Art as Performance, and in Sherri Irvin's essay The Artist's Sanction in Contemporary Art. We proceed by developing a historical narrative specifically to bioart, hoping that, through this sub-genre, the main genre (cognitive and informational art) can become a part of the canonical historiography on the visual arts of the 20th and 21th centuries.Branquinho, JoãoLopes, António Manuel Correia de Jesus,Repositório da Universidade de LisboaGomes, Pedro Miguel Farinha2017-11-06T01:30:19Z2014-11-052014-01-022014-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18338TID:201897458porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:55.942963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste estudo, Uma abordagem filosófica e histórica da arte cognitiva e informacional, abordase a arte feita na intersecção entre a ciência e a tecnologia, habitualmente designada new media art (arte dos novos meios técnicos), e propõe-se a designação de arte cognitiva e informacional. Esta proposta é feita concomitantemente com a análise do projecto definicional para a arte computacional e para a arte digital de Dominic McIver Lopes, presente em A Philosophy of Computer Art, e recorre também a conceitos presentes na teoria ontológica da arte de David Davies, Art as Performance, e no ensaio de Sherri Irvin, The Artist's Sanction in Contemporary Art. Constrói-se de seguida uma narrativa histórica para a arte biológica, com base numa proposta filosófica de Noël Carroll, esperando contribuir-se, através deste sub-género, para que o grande género da arte cognitiva e informacional seja plenamente integrado nas histórias canónicas das artes visuais dos séculos XX e XXI. |
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