Accountability na prática do assistente social na área da infância e juventude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Tatiana Vicente
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21343
Resumo: O presente trabalho de investigação centra-se nos assistentes sociais inseridos nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ’s), cujo objetivo assenta em analisar como a abordagem de accountability se manifesta na prática profissional dos assistentes sociais e simultaneamente na organização e funcionamento das instituições. No que concerne à metodologia, optou-se por um estudo de carácter exploratório, utilizando métodos qualitativos, como a entrevista exploratória, aplicada a um assistente social com papel de decisor político, a entrevista semiestruturadas, a assistentes sociais que integraram ou integram as CPCJ’s e investigadores científicos. O tratamento de dados foi feito através de análise de conteúdo categorial. Dos resultados obtidos, podemos destacar que, apesar da verificação do parco conhecimento que possa existir sobre o conceito de accountability, os assistentes sociais conseguiram identificar, inconscientemente, alguns traços característicos desta abordagem, quer ao nível da sua prática profissional, como na organização e funcionamento da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. Não obstante aos condicionantes a que o accountability pode conduzir, existe um conjunto de mecanismo que podem ser implementados para conferir práticas profissionais mais responsivas, eficazes e eficientes e, simultaneamente, contribuir para o aumento de qualidade das instituições.
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