Metodologia de cálculo para atribuição de estados de conservação e de manutenção de ancoragens nas estruturas geotécnicas rodoviárias da rede Ascendi: Caso de estudo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23620 |
Resumo: | A dissertação apresenta, em sete capítulos, a identificação das melhores práticas nacionais e internacionais no âmbito da observação, inspeção e auscultação das ancoragens, ao longo do seu ciclo de vida, em particular na fase de operação e manutenção. Este estudo pretende validar o método de cálculo do Estado de Conservação e de Manutenção na rede Ascendi, para as ancoragens. Existindo a preocupação em garantir e assegurar a integridade física das ancoragens durante a sua vida útil, aborda-se a problemática da corrosão, dos diversos tipos e classes de proteção, os mecanismos de rotura e os ensaios de carga, considerados primordiais para a caracterização mecânica das ancoragens e avaliação do comportamento da estrutura ancorada. Para além disso, é apresentado o plano de observação e monitorização das ancoragens, com indicação dos ensaios aplicáveis, níveis de alerta e de alarme e metodologias de cálculo de estados de conservação e de manutenção referenciadas na bibliografia nacional e internacional. O objetivo da instrumentação das ancoragens prende-se com o acompanhamento ao longo do tempo, da variação de carga instalada, com vista a detetar previamente qualquer comportamento que indicie a instabilidade da estrutura. É ainda realizado um enquadramento da plataforma SustIMS, que permite a gestão sustentável de infraestruturas rodoviárias na rede Ascendi. Posteriormente, é apresentada a proposta de metodologia a adotar pela empresa, que inclui a definição do cadastro das estruturas ancoradas, a elaboração de um catálogo de patologias, no que se refere às ancoragens, e as respetivas ações de conservação e de manutenção. São apresentadas as estruturas geotécnicas ancoradas alvo do estudo realizado, para as quais foi aplicada a metodologia proposta para atribuição de estados, através da campanha de inspeção visual e ensaios. Por fim, são estabelecidas as considerações finais do estudo desenvolvido, com identificação de perspetivas futuras de melhoria. |
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Metodologia de cálculo para atribuição de estados de conservação e de manutenção de ancoragens nas estruturas geotécnicas rodoviárias da rede Ascendi: Caso de estudoMethodology for assigning states of conservation and maintenance of anchorages in road geotechnical structures of the Ascendi network: Case studyAncoragemSustIMSPatologiasConservaçãoManutençãoAnchoragesPathologiesConservationMaintenanceA dissertação apresenta, em sete capítulos, a identificação das melhores práticas nacionais e internacionais no âmbito da observação, inspeção e auscultação das ancoragens, ao longo do seu ciclo de vida, em particular na fase de operação e manutenção. Este estudo pretende validar o método de cálculo do Estado de Conservação e de Manutenção na rede Ascendi, para as ancoragens. Existindo a preocupação em garantir e assegurar a integridade física das ancoragens durante a sua vida útil, aborda-se a problemática da corrosão, dos diversos tipos e classes de proteção, os mecanismos de rotura e os ensaios de carga, considerados primordiais para a caracterização mecânica das ancoragens e avaliação do comportamento da estrutura ancorada. Para além disso, é apresentado o plano de observação e monitorização das ancoragens, com indicação dos ensaios aplicáveis, níveis de alerta e de alarme e metodologias de cálculo de estados de conservação e de manutenção referenciadas na bibliografia nacional e internacional. O objetivo da instrumentação das ancoragens prende-se com o acompanhamento ao longo do tempo, da variação de carga instalada, com vista a detetar previamente qualquer comportamento que indicie a instabilidade da estrutura. É ainda realizado um enquadramento da plataforma SustIMS, que permite a gestão sustentável de infraestruturas rodoviárias na rede Ascendi. Posteriormente, é apresentada a proposta de metodologia a adotar pela empresa, que inclui a definição do cadastro das estruturas ancoradas, a elaboração de um catálogo de patologias, no que se refere às ancoragens, e as respetivas ações de conservação e de manutenção. São apresentadas as estruturas geotécnicas ancoradas alvo do estudo realizado, para as quais foi aplicada a metodologia proposta para atribuição de estados, através da campanha de inspeção visual e ensaios. Por fim, são estabelecidas as considerações finais do estudo desenvolvido, com identificação de perspetivas futuras de melhoria.In seven chapters, the dissertation presents the identification of the best national and international practices in the observation, inspection and auscultation of anchorages, during their service life, particularly in the operation and maintenance stage. This study intends to validate the method for calculating the state of conservation and maintenance in the Ascendi network for anchorages. There is a concern to guarantee and ensure the physical integrity of the anchorages during their service life. Therefore, corrosion, the various types and classes of protection, the failure mechanisms, and the load tests, which are considered essential for the mechanical characterization of the anchorages and the evaluation of the anchored structure's behaviour, are addressed. In addition, the anchorages observation and monitoring plan is presented, indicating the applicable tests, alert and alarm levels, and methodologies for states of conservation and maintenance referenced in national and international literature. The purpose of the instrumentation of the anchorages is to monitor, over time, the installed load variation to detect, in advance, any behaviour that indicates structure instability. A review of the SustIMS platform is also carried out, which ensures the sustainable management of road infrastructures in the Ascendi network. Afterwards, the methodology proposal to be adopted by the company is presented, including the definition of a register of anchored structures, elaboration of a pathology catalogue, anchorages, and the respective conservation and maintenance actions. The anchored geotechnical structures targeted by the study are presented, for which the proposed methodology for state assignment was applied through the visual inspection and test campaign. At last, the final considerations of the study are established, with the identification of future perspectives for improvement.Trigo, José Filinto CastroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Diana Santos20232026-07-24T00:00:00Z2023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23620porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-04T01:45:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:14.657484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A dissertação apresenta, em sete capítulos, a identificação das melhores práticas nacionais e internacionais no âmbito da observação, inspeção e auscultação das ancoragens, ao longo do seu ciclo de vida, em particular na fase de operação e manutenção. Este estudo pretende validar o método de cálculo do Estado de Conservação e de Manutenção na rede Ascendi, para as ancoragens. Existindo a preocupação em garantir e assegurar a integridade física das ancoragens durante a sua vida útil, aborda-se a problemática da corrosão, dos diversos tipos e classes de proteção, os mecanismos de rotura e os ensaios de carga, considerados primordiais para a caracterização mecânica das ancoragens e avaliação do comportamento da estrutura ancorada. Para além disso, é apresentado o plano de observação e monitorização das ancoragens, com indicação dos ensaios aplicáveis, níveis de alerta e de alarme e metodologias de cálculo de estados de conservação e de manutenção referenciadas na bibliografia nacional e internacional. O objetivo da instrumentação das ancoragens prende-se com o acompanhamento ao longo do tempo, da variação de carga instalada, com vista a detetar previamente qualquer comportamento que indicie a instabilidade da estrutura. É ainda realizado um enquadramento da plataforma SustIMS, que permite a gestão sustentável de infraestruturas rodoviárias na rede Ascendi. Posteriormente, é apresentada a proposta de metodologia a adotar pela empresa, que inclui a definição do cadastro das estruturas ancoradas, a elaboração de um catálogo de patologias, no que se refere às ancoragens, e as respetivas ações de conservação e de manutenção. São apresentadas as estruturas geotécnicas ancoradas alvo do estudo realizado, para as quais foi aplicada a metodologia proposta para atribuição de estados, através da campanha de inspeção visual e ensaios. Por fim, são estabelecidas as considerações finais do estudo desenvolvido, com identificação de perspetivas futuras de melhoria. |
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