O efeito da arte e do desporto na dinâmica afetiva e comportamental de crianças e jovens com medida de acolhimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ros, Simone Chaves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12968
Resumo: No âmbito da promoção de competências pessoais, relacionais e sociais, a Casa de Acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Unidades Residenciais, Primeiro Passo e Lar dos Rapazes encontram-se a desenvolver o projeto D’AR-TE, que contempla a promoção bissemanal do desporto e das artes. Esta investigação tem como objetivo analisar o efeito da participação no projeto na dinâmica fisiológica, afetiva e comportamental de crianças e jovens em perigo com medida de acolhimento residencial participantes nas oficinas do projeto. A investigação foi desenvolvida a partir do contacto direto com 16 rapazes, com idades compreendidas entre os 6 e os 20 anos, dividida em encontros grupais e individuais. Foram aplicadas, no início e 7 meses depois, a Escala de Comportamentos Assertivos para crianças (CABS), o Questionário de Agressividade (AQ), as Escalas de Medida de Perceção do Suporte Social dos Amigos (PSS-Am) e da Família (PSS-Fam), a Escala de Autoconceito de Piers- Harris (PHCSCS-2) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (RSES). Foi também implementado, no primeiro e no sétimo mês do D’AR-TE, uma Grelha de Observação de Comportamentos Agressivos (GOCA), com o objetivo de registar os comportamentos dos indivíduos ao longo da intervenção. Os resultados evidenciaram alterações estatisticamente significativas na diminuição de comportamentos agressivos e no aumento da autoestima, após a participação nas oficinas de Artes e Desporto do projeto D’AR-TE. Em relação à perceção de assertividade e de agressividade, ao autoconceito, à perceção de suporte social dos pares e familiares e aos níveis de cortisol, apesar de na maior parte das dimensões avaliadas os resultados serem positivos, não se revelaram ainda melhorias estatisticamente significativas. Conclui-se que os sete meses de participação no D’AR-TE já revelou efeitos positivos, potenciando a autoestima e a diminuição de comportamentos agressivos das crianças e jovens. Palavras-chave: D’AR-TE; Arte; Desporto; Autoconceito; Autoestima; Perceção Social; Violência; Cortisol; Crianças e Jovens; Acolhimento Residencial.
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spelling O efeito da arte e do desporto na dinâmica afetiva e comportamental de crianças e jovens com medida de acolhimentoMESTRADO EM RISCOS E VIOLÊNCIA(S) NAS SOCIEDADES ATUAIS: ANÁLISE E INTERVENÇÃO SOCIALSERVIÇO SOCIALARTEDESPORTOAUTOESTIMAPERCEÇÃO SOCIALVIOLÊNCIAHIDROCORTISONAJOVENSACOLHIMENTO INSTITUCIONALCRIANÇASSOCIAL WORKARTSPORTSELF-ESTEEMSOCIAL PERCEPTIONVIOLENCEHYDROCORTISONEYOUNG PEOPLEINSTITUTIONAL CARECHILDRENNo âmbito da promoção de competências pessoais, relacionais e sociais, a Casa de Acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Unidades Residenciais, Primeiro Passo e Lar dos Rapazes encontram-se a desenvolver o projeto D’AR-TE, que contempla a promoção bissemanal do desporto e das artes. Esta investigação tem como objetivo analisar o efeito da participação no projeto na dinâmica fisiológica, afetiva e comportamental de crianças e jovens em perigo com medida de acolhimento residencial participantes nas oficinas do projeto. A investigação foi desenvolvida a partir do contacto direto com 16 rapazes, com idades compreendidas entre os 6 e os 20 anos, dividida em encontros grupais e individuais. Foram aplicadas, no início e 7 meses depois, a Escala de Comportamentos Assertivos para crianças (CABS), o Questionário de Agressividade (AQ), as Escalas de Medida de Perceção do Suporte Social dos Amigos (PSS-Am) e da Família (PSS-Fam), a Escala de Autoconceito de Piers- Harris (PHCSCS-2) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (RSES). Foi também implementado, no primeiro e no sétimo mês do D’AR-TE, uma Grelha de Observação de Comportamentos Agressivos (GOCA), com o objetivo de registar os comportamentos dos indivíduos ao longo da intervenção. Os resultados evidenciaram alterações estatisticamente significativas na diminuição de comportamentos agressivos e no aumento da autoestima, após a participação nas oficinas de Artes e Desporto do projeto D’AR-TE. Em relação à perceção de assertividade e de agressividade, ao autoconceito, à perceção de suporte social dos pares e familiares e aos níveis de cortisol, apesar de na maior parte das dimensões avaliadas os resultados serem positivos, não se revelaram ainda melhorias estatisticamente significativas. Conclui-se que os sete meses de participação no D’AR-TE já revelou efeitos positivos, potenciando a autoestima e a diminuição de comportamentos agressivos das crianças e jovens. Palavras-chave: D’AR-TE; Arte; Desporto; Autoconceito; Autoestima; Perceção Social; Violência; Cortisol; Crianças e Jovens; Acolhimento Residencial.As part of the promotion of personal, relational and social skills, the Residential Care of the Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Residential Units,’Primeiro Passo’ and ‘Lar dos Rapazes’ are developing the D'AR-TE project, which includes the biweekly promotion of sport and arts. This investigation aims to analyze the effect of participation in the project on the physiological, affective and behavioral dynamics of children and young people at risk with a residential care measure participating in the project workshops. The investigation was developed from direct contact with 16 boys, aged between 6 and 20 years, divided into group and individual meetings. At baseline and 7 months later, it were applied the Assertive Behavior Scale for Children (CABS), the Aggressiveness Questionnaire (AQ), the Scales of Perceived Social Support of Friends (PSS-Am) and Family (PSS-Fam), the Piers-Harris Self-Concept Scale (PHCSCS-2) and the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES). In the first and seventh months of D’AR-TE, an Observation Grid for Aggressive Behaviors (GOCA) was also implemented, with the aim of recording the behaviors of individuals throughout the intervention. The results after participating in the Arts and Sports workshops of the D'AR-TE project showed statistically significant changes in the reduction of aggressive behavior and the increase in self-esteem. Despite the positive results in most of the dimensions evaluated and regarding the perception of assertiveness and aggressiveness, the self-concept, the perception of social support from peers and family members and cortisol levels, no statistically significant improvements have yet been revealed. It is concluded that the seven months of participation in D'AR-TE has already shown positive effects, boosting self-esteem and reducing aggressive behavior in children and young people. Keywords: Project D’AR-TE; Art; Sport; Self-concept; Self-esteem; Social Perception; Violence; Cortisol; Children and Youth; Residential Care.2022-07-11T12:34:39Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12968TID:203032381porRos, Simone Chavesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:23.480787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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