Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rita Alexandra Soares de Oliveira e
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3461
Resumo: Tese de Mestrado em Design
id RCAP_40b8f070bea37db46d4b9dc5aecb62ce
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissionalDesign da comunicaçãoBiografiaCondicionantes criativasDimensões sibólicasIdentidadeCultura MaterialCommunication designBiographyConditioning creativeSymbolic dimensionIdentityCulture materialTese de Mestrado em DesignO objectivo desta investigação é entender como a biografia de cada designer influencia a forma como ele desenha o perfil do seu público e, aquilo que ele é reflecte-se no seu trabalho. Isto é, a forma como ele entende o receptor da sua mensagem também depende do seu background, das suas experiências ao longo da vida. No design, uma actividade/prática que produz objectos (bi e tridimensionais), é importante que quem os projecta - o designer - se aproxime de quem os utiliza/consome - o público -. Para isso, escolhi uma antropóloga para orientar a investigação, no sentido de desenvolver uma abordagem que permita o entendimento dos contextos culturais e sociais através dos objectos materiais. A cultura material é um elemento fundamental para entender o quotidiano de determinada cultura. O objecto do meu trabalho é o trabalho dos 6 entrevistados, como produtores culturais. Para isso é necessário saber o contexto e a biografia nas suas dimensões “sócio-gráfica” e profissional. Na abordagem a este tema teremos que perceber as dimensões culturais do consumo, através dos conceitos de cultura material e da oposição produção/consumo e as alterações da sua relação até à modernidade, com o surgimento da globalização.The aim of this research is to understand how the biography of each designer influences the way he draw the profile of your audience and what it is reflected in his work. This is how he understands the receiver its message also depends on their background, their experiences throughout life. In design, an activity / practice that produces objects (and three-dimensional) is important that those projects - the designer - get close to those who use / consume - the public -. For this, I chose an anthropologist to guide research, to develop an approach for understanding the cultural and social contexts through material objects. Culture material is fundamental to understanding the daily life of a particular culture.The purpose of my work is the work of the 6 respondents, as cultural producers. This requires knowing context and biography in its dimensions “socio-graphic and professional. In addressing this issue we have to understand the cultural dimensions of consumption, through the concepts of culture material and opposition production / consumption and changes in its relationship to modernity, with the emergence of globalization.Faculdade de Arquitectura de LisboaRosales, Marta VilarRepositório da Universidade de LisboaSousa, Rita Alexandra Soares de Oliveira e2011-07-27T10:59:41Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3461porSOUSA, Rita Alexandra Soares de Oliveira e - Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional. Lisboa : FA, 2010. Tese de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:19.225122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional
title Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional
spellingShingle Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional
Sousa, Rita Alexandra Soares de Oliveira e
Design da comunicação
Biografia
Condicionantes criativas
Dimensões sibólicas
Identidade
Cultura Material
Communication design
Biography
Conditioning creative
Symbolic dimension
Identity
Culture material
title_short Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional
title_full Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional
title_fullStr Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional
title_full_unstemmed Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional
title_sort Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional
author Sousa, Rita Alexandra Soares de Oliveira e
author_facet Sousa, Rita Alexandra Soares de Oliveira e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosales, Marta Vilar
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rita Alexandra Soares de Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Design da comunicação
Biografia
Condicionantes criativas
Dimensões sibólicas
Identidade
Cultura Material
Communication design
Biography
Conditioning creative
Symbolic dimension
Identity
Culture material
topic Design da comunicação
Biografia
Condicionantes criativas
Dimensões sibólicas
Identidade
Cultura Material
Communication design
Biography
Conditioning creative
Symbolic dimension
Identity
Culture material
description Tese de Mestrado em Design
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-27T10:59:41Z
2011-09
2011-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3461
url http://hdl.handle.net/10400.5/3461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SOUSA, Rita Alexandra Soares de Oliveira e - Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional. Lisboa : FA, 2010. Tese de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Arquitectura de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Arquitectura de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130989265420288