Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/3461 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Design |
id |
RCAP_40b8f070bea37db46d4b9dc5aecb62ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3461 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissionalDesign da comunicaçãoBiografiaCondicionantes criativasDimensões sibólicasIdentidadeCultura MaterialCommunication designBiographyConditioning creativeSymbolic dimensionIdentityCulture materialTese de Mestrado em DesignO objectivo desta investigação é entender como a biografia de cada designer influencia a forma como ele desenha o perfil do seu público e, aquilo que ele é reflecte-se no seu trabalho. Isto é, a forma como ele entende o receptor da sua mensagem também depende do seu background, das suas experiências ao longo da vida. No design, uma actividade/prática que produz objectos (bi e tridimensionais), é importante que quem os projecta - o designer - se aproxime de quem os utiliza/consome - o público -. Para isso, escolhi uma antropóloga para orientar a investigação, no sentido de desenvolver uma abordagem que permita o entendimento dos contextos culturais e sociais através dos objectos materiais. A cultura material é um elemento fundamental para entender o quotidiano de determinada cultura. O objecto do meu trabalho é o trabalho dos 6 entrevistados, como produtores culturais. Para isso é necessário saber o contexto e a biografia nas suas dimensões “sócio-gráfica” e profissional. Na abordagem a este tema teremos que perceber as dimensões culturais do consumo, através dos conceitos de cultura material e da oposição produção/consumo e as alterações da sua relação até à modernidade, com o surgimento da globalização.The aim of this research is to understand how the biography of each designer influences the way he draw the profile of your audience and what it is reflected in his work. This is how he understands the receiver its message also depends on their background, their experiences throughout life. In design, an activity / practice that produces objects (and three-dimensional) is important that those projects - the designer - get close to those who use / consume - the public -. For this, I chose an anthropologist to guide research, to develop an approach for understanding the cultural and social contexts through material objects. Culture material is fundamental to understanding the daily life of a particular culture.The purpose of my work is the work of the 6 respondents, as cultural producers. This requires knowing context and biography in its dimensions “socio-graphic and professional. In addressing this issue we have to understand the cultural dimensions of consumption, through the concepts of culture material and opposition production / consumption and changes in its relationship to modernity, with the emergence of globalization.Faculdade de Arquitectura de LisboaRosales, Marta VilarRepositório da Universidade de LisboaSousa, Rita Alexandra Soares de Oliveira e2011-07-27T10:59:41Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3461porSOUSA, Rita Alexandra Soares de Oliveira e - Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional. Lisboa : FA, 2010. Tese de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:19.225122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional |
title |
Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional |
spellingShingle |
Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional Sousa, Rita Alexandra Soares de Oliveira e Design da comunicação Biografia Condicionantes criativas Dimensões sibólicas Identidade Cultura Material Communication design Biography Conditioning creative Symbolic dimension Identity Culture material |
title_short |
Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional |
title_full |
Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional |
title_fullStr |
Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional |
title_full_unstemmed |
Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional |
title_sort |
Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional |
author |
Sousa, Rita Alexandra Soares de Oliveira e |
author_facet |
Sousa, Rita Alexandra Soares de Oliveira e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosales, Marta Vilar Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Rita Alexandra Soares de Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design da comunicação Biografia Condicionantes criativas Dimensões sibólicas Identidade Cultura Material Communication design Biography Conditioning creative Symbolic dimension Identity Culture material |
topic |
Design da comunicação Biografia Condicionantes criativas Dimensões sibólicas Identidade Cultura Material Communication design Biography Conditioning creative Symbolic dimension Identity Culture material |
description |
Tese de Mestrado em Design |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-27T10:59:41Z 2011-09 2011-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/3461 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/3461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SOUSA, Rita Alexandra Soares de Oliveira e - Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional. Lisboa : FA, 2010. Tese de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitectura de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitectura de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130989265420288 |